Publicação: Relação da gestão do conhecimento com a comunicação organizacional: um estudo do compartilhamento de conhecimento em uma empresa de agronegócio
Carregando...
Data
2022-08-08
Autores
Orientador
Damian, Ieda Pelógia Martins
Coorientador
Pós-graduação
Ciência da Informação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto
Resumo
Resumo (português)
Este estudo abarca os conceitos da comunicação organizacional, gestão do
conhecimento e, mais precisamente, do compartilhamento do conhecimento em uma
empresa do setor de agronegócio. O estudo tem como objetivo analisar os principais
aspectos da comunicação relacionados à gestão do conhecimento para a promoção do
compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional. A gestão do
conhecimento é uma atividade organizacional de busca, criação e uso do conhecimento,
contudo, é preciso um processo para sua construção e disseminação e assim, incorporar
produtos e serviços, tornando-os mais competitivos. Considera-se que a gestão do
conhecimento deve ser inserida em toda a organização de forma estratégica, tornandose
fundamental um alinhamento entre a cultura organizacional, sua forma de
comunicação e a relação da integração do conhecimento entre os indivíduos no
ambiente organizacional. Desse modo, a gestão do conhecimento trata de todos os
processos que atuam para desenvolvimento, preservação, utilização e
compartilhamento do conhecimento. A comunicação é parte importante do processo de
mudança organizacional, uma vez que otimiza e cria um propósito para que o
conhecimento seja compartilhado e as tomadas de decisões sejam mais assertivas. É
certo que a comunicação exige cada vez mais atenção dos gestores em direção aos
estudos e para a realização de ações favoráveis ao cooperativismo, proporcionando um
ambiente estratégico e adequado para o compartilhamento de informações e
conhecimento. A partir desses pressupostos, estabeleceu-se a seguinte questão: Quais
são os principais aspectos da comunicação relacionados à gestão do conhecimento que
dificultam o compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional? Com isso,
o estudo tem como objetivo geral analisar os principais aspectos da comunicação
relacionados à gestão do conhecimento para a promoção do compartilhamento do
conhecimento no ambiente organizacional. Referente aos procedimentos
metodológicos, a pesquisa é qualitativa, descritiva e tem como base uma pesquisa
bibliográfica com revisão narrativa. O método de coleta de dados ocorreu por estudo de
caso em uma organização na área de agronegócio, utilizando-se da triangulação, com
entrevistas, questionários e observação e, para a análise dos dados optou-se pela
análise de conteúdo. Os resultados apontam que existem muitas barreiras para o
compartilhamento do conhecimento na organização, envolvendo canais e fluxos de
comunicação, como também a falta de espaços para a interação e possibilidades de
compartilhar conhecimento. Como contribuição, a proposição de diretrizes de gestão do
conhecimento, comunicação organizacional e compartilhamento do conhecimento é
realizada com a finalidade de impactar as pessoas no ambiente organizacional, com o
intuito de obter o benefício do compartilhamento do conhecimento e melhorar as práticas
de gestão do conhecimento. Assim, a intenção da proposta destas diretrizes é motivar
e conscientizar sobre a importância da comunicação organizacional nas atitudes de
compartilhar conhecimentos.
Resumo (inglês)
This study encompasses the concepts of organizational communication,
knowledge management and, more precisely, knowledge sharing in a company in the
agribusiness sector. The study aims to analyze the main aspects of communication
related to knowledge management to promote knowledge sharing in the organizational
environment. Knowledge management is an organizational activity of search, creation
and use of knowledge; however, it takes a process for its construction and dissemination
and thus, incorporate products and services, making them more competitive. It is
considered that knowledge management should be strategically inserted throughout the
organization, making an alignment between the organizational culture, its form of
communication and the relationship of the integration of knowledge between individuals
in the organizational environment essential. Thus, knowledge management deals with all
the processes that work for the development, preservation, use and sharing of
knowledge. Communication is an important part of the organizational change process,
as it optimizes and creates a purpose for knowledge to be shared and decision-making
to be more assertive. It is true that communication requires more and more attention from
managers towards studies and to carry out actions favorable to corporativism, providing
a strategic and adequate environment for sharing information and knowledge. Based on
these assumptions, the following question was established: What are the main aspects
of communication related to knowledge management that make it difficult to share
knowledge in the organizational environment? With this, the study has the general
objective to analyze the main aspects of communication related to knowledge
management to promote knowledge sharing in the organizational environment.
Regarding the methodological procedures, the research is qualitative, descriptive and is
based on bibliographic research with narrative review. The method of data collection
occurred through a case study in an organization in agribusiness, using triangulation,
with interviews, questionnaires, and observation and, for the analysis of data, content
analysis was chosen. The results show that there are many barriers to knowledge sharing
in the organization, involving communication channels and flows, as well as the lack of
spaces for interaction and possibilities to share knowledge. As a contribution, the
proposition of guidelines for knowledge management, organizational communication and
knowledge sharing is carried out with the purpose of impacting people in the
organizational environment, to obtain the benefit of knowledge sharing and improve
knowledge management practices. Thus, the intention of the proposal of these guidelines
is to motivate and raise awareness about the importance of organizational
communication in attitudes of sharing knowledge.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
LUCCAS, Taciana Maria Lemes de. Relação da gestão do conhecimento com a comunicação organizacional: um estudo do compartilhamento de conhecimento em uma empresa de agronegócio. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.