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Publicação:
Sociodrama como instrumento de preparo de jovens para o trabalho

dc.contributor.authorSchmidt, Maria Luiza Gava [UNESP]
dc.contributor.authorLonghi, Giovanna Vitale
dc.contributor.authorFischer, Frida Marina
dc.contributor.authorLuz, Andréa Aparecida da
dc.contributor.authorPereira, Isabel Maria Teixeira Bicudo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:31Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:31Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThe inclusion of youth in the labor market is supported by Brazilian law. Although a number of publications is available, many situations experienced by youngsters at work require a thorough evaluation. It is of importance those which impact on their personal and professional lives. Objective: This research aimed to promote information and reflection on the theme of work, study and health among young students. Proceedings: The participants were enrolled in an educational preparatory program for the labor market, organized and developed by a non-governmental organization located in the outskirts of São Paulo, SP, Brazil. Data collection took place in 2010. Twenty-eight youngsters, in the age bracket of 14-18 years old, agreed to participate in this study. They answered a general sociodemographic questionnaire. Later, they participated in ten group sessions, based on sociodrama methodology. Result: It was observed by means of dramatization that the participants expressed their concerns about the increased responsibility associated with their role as workers, acknowledged the importance of work towards maturity, independence, achievement, ensuring integrity of the individual and the possibility to help household expenses. Participants also portrayed situations associated with work and study, reflected about labor rights of adolescents, as well as issues related to their health and safety at work. The sociodrama methodology proved to be an important tool to evaluate the triad work, study and health among the youngsters.en
dc.description.abstractA inserção de jovens no mercado de trabalho é respaldada pela legislação brasileira. Embora estejam disponíveis publicações a respeito, muitas situações vivenciadas pelos jovens necessitam serem mais bem avaliadas, particularmente aquelas que trazem impactos em sua vida pessoal e profissional. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo geral, promover espaços de informações e reflexão sobre a temática trabalho, estudo e saúde entre jovens estudantes de um programa de inserção para o mercado de trabalho. Procedimentos: A coleta de dados foi realizada de março a dezembro de 2010. Os jovens responderam a um questionário sociodemográfico. Participaram de dez sessões grupais embasadas na metodologia sociodramática. Vinte e oito adolescentes, entre 14 e 18 anos, participaram da pesquisa. Eram alunos de um programa de inserção de jovens (estagiários e aprendizes) para o mercado de trabalho de uma organização não governamental localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Resultados: Observou-se por meio das dramatizações que os jovens manifestaram-se sobre o aumento da responsabilidade associada ao papel de trabalhador, reconheceram a importância do trabalho para a maturidade, independência, conquistas, garantia de integridade do indivíduo e a possibilidade de auxiliar nas despesas domésticas em função do salário. Os participantes retrataram também situações associadas entre trabalhar e estudar, refletindo sobre os direitos do trabalho na adolescência, bem como, questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho. A metodologia sociodramática revelou-se importante para estudar a tríade trabalho, estudo e saúde nesta população de jovens.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Vila Tênis Clube, CEP 19806-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Vila Tênis Clube, CEP 19806-900, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 301605/2009-2
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2011/00029-3
dc.format.extent21-44
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/rlaborativa/article/view/906
dc.identifier.citationRevista Laborativa, v. 2, n. 2, p. 21-44, 2013.
dc.identifier.fileISSN2316-6746-2013-02-02-21-44.pdf
dc.identifier.issn2316-6746
dc.identifier.lattes0894690311392249
dc.identifier.lattes2100242063714231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126938
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Laborativa
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectYouth and worken
dc.subjectSociodramaen
dc.subjectHealth at worken
dc.subjectJovens Trabalhadorespt
dc.subjectJovens aprendizespt
dc.subjectAbordagem sociodramáticapt
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt
dc.subjectCurso preparação para o trabalhopt
dc.subjectTraining professional programspt
dc.titleSociodrama como instrumento de preparo de jovens para o trabalhopt
dc.title.alternativeSociodrama as a tool for training and preparing youth at worken
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0894690311392249
unesp.author.lattes2100242063714231
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Experimental e do Trabalho - FCLASpt

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