Publicação: A Micologia na formação inicial em Ciências Biológicas: uma investigação de ementas e materiais didáticos
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Data
Autores
Orientador
Weiser, Veridiana de Lara 

Coorientador
Dutra, Matheus Ganiko
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
A Micologia é negligenciada na organização curricular em Ciências Biológicas. A dependência em relação a outras áreas, como a Botânica, contribui para a baixa representatividade dos fungos na formação de biólogos e professores. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a representatividade do conteúdo relacionado à Micologia na formação inicial em Ciências Biológicas. A pesquisa consistiu na análise documental e de conteúdo de ementas de disciplinas e capítulos dos Livros Didáticos utilizados como referências bibliográficas. De forma geral, há inespecificidade e desatualização em relação à literatura científica. Conclui-se que o consenso científico recente na sistemática dos fungos dificulta a introdução de propostas taxonômicas contemporâneas, sendo necessária uma atualização dos livros e materiais indicados na bibliografia dos planos de ensino, destacando aspectos como a sistemática do grupo e o reconhecimento de termos com etimologia independente da Botânica. Para uma maior representatividade dos fungos durante a formação inicial são necessárias disciplinas específicas para o estudo desses organismos e uma maior integração com outras áreas do conhecimento, como Ecologia e Evolução.
Resumo (inglês)
Mycology is neglected in the Biological Sciences curriculum. The dependency on other areas, such as Botany, contributes to the low representation of fungi throughout the formation of biologists. The aim of this research was to investigate the representativeness of content related to Mycology in undergraduate courses in Biological Sciences. The research consisted of a documental and content analysis of the syllabuses of disciplines related to Mycology and the textbooks used as bibliographical references. In general, there is a lack of specificity and outdatedness in relation to the scientific literature. In conclusion, the recent scientific consensus on fungal systematics makes it difficult to introduce contemporary taxonomic proposals. There is a need for textbooks to be updated, highlighting aspects such as the taxonomy of the group and recognizing terms with etymologies independent of botany. For fungi to be more widely represented during initial formation, specific disciplines for the study of fungi and greater integration with other areas of knowledge such as Ecology and Evolution are also needed.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Biologia, Fungos, Capacitação Profissional, Biological Education, Fungi, Professional Training
Idioma
Português
Como citar
BARCELOS, Gabriel Prado. A micologia na formação inicial em Ciências Biológicas: uma investigação de ementas e materiais didáticos. Bauru. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.