Publicação: Metáforas no ensino de matemática com tecnologias digitais
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Data
Autores
Orientador
Paulo, Rosa Monteiro 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - feg
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
In this work to conclude the undergraduate course, we aim to understand how the metaphors favored by games contribute to the constitution of algebraic thinking. For that, we resort to a qualitative approach to do the research and with a phenomenological stance. This means that the carried-out research does not separate itself from the world in which we live and from the understandings that are possible for us. In this way, the research data we conducted was produced in the development of a project linked to the Teaching Center at UNESP in Guaratinguetá. We worked with 7 th grade students from two public schools in the city playing the game, recording the dialogue between the pairs who played and capturing the screen of their tablets. We transcribed these recordings to describe the experience lived with the students and to analyze them. We followed the rigor of phenomenological research that turned us to two moments: the ideographic analysis, in which individual aspects of what is interpreted in the speech of the pairs stand out and the nomothetic analysis, moving towards a convergence of meanings. The interpretation of the lived experience allowed us to understand that games open up different possibilities for the discussion of algebraic concepts and have great potential in the teaching of mathematics.
Resumo (português)
Neste trabalho de conclusão de curso de graduação temos o objetivo de compreender de que forma as metáforas favorecidas por games contribuem para a constituição do pensamento algébrico. Para tanto, recorremos a uma abordagem qualitativa de fazer pesquisa numa postura fenomenológica. Isso significa que a investigação realizada não se separa do mundo em que vivemos e das compreensões que nos são possíveis. Desse modo, os dados da pesquisa que realizamos foram produzidos no desenvolvimento de um projeto vinculado ao Núcleo de Ensino da UNESP de Guaratinguetá. Trabalhamos com alunos dos 7º anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do município jogando um game, gravando em áudio o diálogo entre as duplas que jogavam e capturando a tela dos seus tablets. Transcrevemos essas gravações para descrever a experiência vivida com os alunos e a analisarmos. Seguimos o rigor da pesquisa fenomenológica que fez com que nos voltássemos para dois momentos: o da análise ideográfica, em que se destacam aspectos individuais do interpretado na fala das duplas e a análise nomotética, caminhando para uma convergência de sentidos e significados. A interpretação da experiência vivida nos possibilitou compreender que os games abrem possibilidades variadas para discussão de conceitos algébricos e tem grande potencialidade no ensino de matemática.
Descrição
Palavras-chave
Teaching with games, Mathematical education, Algebra teaching, Qualitative phenomenological Research, Algebraic thinking, Ensino com games, Educação matemática, Ensino de álgebra, Pesquisa qualitativa fenomenológica, Pensamento algébrico, Matemática - Estudo e ensino, Jogos em educação matemática, Inovações educacionais, Tecnologia educacional
Idioma
Português