Logotipo do repositório
 

Publicação:
Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidades

dc.contributor.advisorRamos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]
dc.contributor.authorSemedo, Larissa Grillo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-04-23T19:18:38Z
dc.date.available2019-04-23T19:18:38Z
dc.date.issued2019-03-22
dc.description.abstractGiven the objective of investigating the identity construction for both students and teacher in a 6th grade class in Elementary School, observing the meaning given to Portuguese classes, this narrative research proposes a classwork with songs, using the Receptional Method as a theoretical support. A didactic sequence was developed to organize the classwork. Because of the recurrence of students who finish Elementary/Middle School without realizing the importance that the language has in their discourse and social practices; and also because of the wish of making the teaching practice more meaningful for both students and teacher, it was necessary to investigate the construction of identities in Portuguese classes. This research has a proposal of an anthology of songs whose topic is identity as well. These songs are suggestions that aim to contribute to other teachers’ classwork with the mother tongue in Elementary/Middle School. Even though the (re)signification of mother tongue classes have happened, it is not a fully finished process, since it depends on an individual that is constantly changing.pt
dc.description.abstractCom o objetivo de investigar a construção identitária de alunos e da professora de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, observando o sentido atribuído às aulas de Língua Portuguesa, esta pesquisa narrativa propõe um trabalho com canções, com o suporte teórico do Método Recepcional, organizado em uma sequência didática. Pela recorrência com que os alunos concluem o Ensino Fundamental II sem perceberem a importância da língua para as suas práticas discursivas e pelo desejo de fazer com que a prática docente seja mais significativa para esses alunos e para o professor, fez-se necessário investigar essa construção de identidades nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como ponto de partida um gosto em comum: música. Esta pesquisa também conta com a proposta de uma antologia de canções com o tema identidade. Essas canções são sugestões que visam contribuir para o trabalho de outros professores em sala de aula com a língua materna no Ensino Fundamental II. A (re)significação das aulas de língua materna aconteceu, mas ela não é algo pronto e acabado, pois, assim como a própria língua, depende de um sujeito que se (trans)forma constantemente.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCódigo de Financiamento 001
dc.identifier.aleph000915464
dc.identifier.capes23001011069P5
dc.identifier.lattes6226631161890483
dc.identifier.orcid0000-0002-9850-1393
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/181696
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de Língua Maternapt
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectCançõespt
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt
dc.subjectMother Tongue Teachingpt
dc.subjectIdentitypt
dc.subjectSongspt
dc.subjectElementary/Middle Schoolpt
dc.titlePortuguês?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidadespt
dc.title.alternativePortuguese?! Why, Ms. S?!: Songs in the classroom and identity constructionpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6226631161890483
unesp.author.orcid0000-0002-9850-1393
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramLetras (Mestrado Profissional) - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
semedo_lg_me_assis_int.pdf
Tamanho:
690.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: