Publicação:
Ações intersetoriais de prevenção de acidentes na educação infantil: opiniões do professor e conhecimentos dos alunos

dc.contributor.authorNascimento, Edinalva Neves [UNESP]
dc.contributor.authorGimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
dc.contributor.authorSebastião, Luciana Tavares [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Natália de Paula [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:36Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:36Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntroduction: public health politics and education privilege school for disease prevention and healthpromotion activities. Objective: this paper describes inter-sector action for childhood accidentsprevention, teachers’ assessments and the knowledge of the students involved. Methods: it wasdone in a kindergarten City School in São Paulo interior. Thirty students from the Pre school secondyear, in the 5-6 age range and the teacher through a signed Consensus Term. The actions wereperformed in the classroom. Questionnaires were used with the teacher and school books with thechildren, formulated by speech and language pathology interns, who lead the actions in school.Results: the results showed an improvement in knowledge about children accident risks and formsof prevention by children and teacher. Conclusions: the educational activity was positively evaluatedfor both participant segments, being suggestive for other classes and/or schools, with health andeducation professionals’ partnership.en
dc.description.abstractAs políticas públicas de saúde e de educação privilegiam a escola para atividades de prevenção dedoenças e promoção da saúde. Objetivo: este estudo descreve uma ação intersetorial de prevençãode acidentes infantis, as opiniões do professor e conhecimentos dos alunos envolvidos. Método: foirealizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil do interior paulista. Participaram 30 alunosdo Pré II, entre cinco e seis anos, e a professora, mediante Termo de Consentimento assinado. Asações ocorreram na sala de aula. Foram utilizados questionários com a professora e materiais didáticoscom as crianças, elaborados por estagiárias de Fonoaudiologia, que também conduziram as açõesna escola. Resultados: os resultados mostraram ampliação de conhecimentos sobre riscos paraacidentes infantis e formas de prevenção pelas crianças e professora. Conclusões: a atividadeeducativa foi avaliada positivamente pelos dois segmentos de participantes, sendo sugestiva paraoutras turmas e/ou escolas, com a parceria de profissionais da saúde e da educação.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Higino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Higino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.format.extent99-106
dc.identifierhttp://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/50398
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 23, n. 1, p. 99-106, 2013.
dc.identifier.fileISSN0104-1282-2013-23-01-99-106.pdf
dc.identifier.issn0104-1282
dc.identifier.lattes7166742578587913
dc.identifier.lattes0133020243918631
dc.identifier.lattes8343944433995237
dc.identifier.orcid0000-0003-0330-132X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114932
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano
dc.relation.ispartofsjr0,229
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectprevenção de acidentespt
dc.subjectpromoção da saúdept
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectfonoaudiologiapt
dc.titleAções intersetoriais de prevenção de acidentes na educação infantil: opiniões do professor e conhecimentos dos alunospt
dc.title.alternativeInter-sector actions to prevent accidents in children education: teacher’s assessments and students’ knowledgeen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7166742578587913
unesp.author.lattes0133020243918631
unesp.author.lattes8343944433995237[2]
unesp.author.orcid0000-0003-0330-132X[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN0104-1282-2013-23-01-99-106.pdf
Tamanho:
1.99 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format