Publicação: Educação (física) infantil: território de relações comunicativas
dc.contributor.author | Silva, Eliane Gomes da | |
dc.contributor.author | Kunz, Elenor | |
dc.contributor.author | Sant'Agostino, Lucia Helena Ferraz [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Instituto Superior de Educação Orígenes Lessa | |
dc.contributor.institution | UFSC Centro de Desportos | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:12:57Z | |
dc.date.available | 2014-05-20T13:12:57Z | |
dc.date.issued | 2010-12-01 | |
dc.description.abstract | Com base na Semiótica de C. S. Peirce, o objetivo deste estudo é refletir sobre as temáticas do modo específico de ser criança, das suas singularidades/alteridades e da produção de linguagem/signos como condições fundantes que configuram a prática pedagógica com crianças, compreendida como experiência vívida e relações comunicativas no fluxo das semioses. O método utilizado é o abdutivo/indutivo proposto por Peirce, pelo qual pudemos estabelecer relações específicas com a Concepção Dialógica do Movimento Humano - Se-Movimentar. | pt |
dc.description.abstract | Basándose en la Semiótica de C. S. Peirce, el objetivo de éste estudio es reflexionar sobre las temáticas de la forma específica de ser niño, de sus singularidades/ alteridades; y sobre la producción de lenguaje/signos como condiciones fundantes que configuran la práctica pedagógica con niños, comprendida como experiencia vívida y relaciones comunicativas en el flujo de las semioses. El método utilizado es el abductivo / inductivo propuesto por Peirce, por lo cual pudimos establecer relaciones específicas con la Concepción Dialógica del Movimiento Humano: Se-Movimentar. | es |
dc.description.abstract | Based on C. S. Peirce Semiotics, the goal of this study is to reflect about the specific way of being a child, of his/hers singularities/alterities; also about the production of languages/signs as fundamental conditions which configure the pedagogical practice with children as a vivid experience and communicative relations in the flow of semioses. The method is abductive/inductive, as considered by C. S. Peirce, through which we could establish some specific relations with the Dialogical Conception of Human Movement: Self-movement. | en |
dc.description.affiliation | Instituto Superior de Educação Orígenes Lessa | |
dc.description.affiliation | UFSC Centro de Desportos | |
dc.description.affiliation | UNESP Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação | |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação | |
dc.format.extent | 29-42 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892010000200003 | |
dc.identifier.citation | Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 32, n. 2-4, p. 29-42, 2010. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0101-32892010000200003 | |
dc.identifier.file | S0101-32892010000200003.pdf | |
dc.identifier.issn | 0101-3289 | |
dc.identifier.scielo | S0101-32892010000200003 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/871 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte | |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Ciências do Esporte | |
dc.relation.ispartofsjr | 0,183 | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Educação física infantil | pt |
dc.subject | movimento humano | pt |
dc.subject | semiótica | pt |
dc.subject | Educación física infantil | es |
dc.subject | movimiento humano | es |
dc.subject | semiótica | es |
dc.subject | Children physical education | en |
dc.subject | human movement | en |
dc.subject | semiotics | en |
dc.title | Educação (física) infantil: território de relações comunicativas | pt |
dc.title.alternative | Educación (física) infantil: territorio de relaciones comunicativas | es |
dc.title.alternative | Children (physical) education: space of communicative relations | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru | pt |
unesp.department | Comunicação Social - FAAC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0101-32892010000200003.pdf
- Tamanho:
- 85.28 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: