Publicação: Imagens do Novo Mundo: Theodor de Bry no ensino de História.
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Portugal, Ana Raquel Marques da Cunha Martins 

Coorientador
Pós-graduação
História - FCHS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho se propõe a analisar a utilização das imagens de Theodor de Bry no ensino de História da América do sétimo ano do ensino fundamental. Considerando, primeiramente, a utilização de imagens como fonte histórica e sua utilização como expressão da diversidade social e da pluralidade humana. Desse modo, a popularização das imagens sobre o Novo Mundo, é relevante, tanto no século XVI, período de sua produção, como nos dias atuais, nos materiais didáticos. Atentando para essas abordagens, em diferentes períodos, o questionamento que se faz é saber como estas imagens estão sendo empregadas no estudo da História da América, levando em conta as pesquisas atuais sobre o tema, a busca por uma educação desvinculada do eixo europeu –através dos documentos oficiais da educação que regem a elaboração do material didático- e a utilização de imagens como ferramenta de ensino.
Resumo (inglês)
This work purposes is analyze the use of images of Theodor de Bry in the teaching of American History of seventh year of elementary school. Considering, first of all, the use of images as a historical source and their use as an expression of social diversity and human plurality. Thus, the popularization of New World’s images is relevant, both in the sixteenth century, the period of its production, as in the present day, in the didactic materials. Attempting at these approaches in different periods, the question is how these images are being used in the study of the History of America, taking into account the current research on the subject, the search for an education disconnected from the European axis - through of the official education documents that govern the preparation of didactic material - and the use of images as a teaching tool.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de História, Theodor de Bry, Imagens, Novo Mundo, Teaching History, Theodor de Bry, Images, New world
Idioma
Português