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A técnica das rotinas de pensamento aliada ao uso de dicionários na educação bilíngue português-inglês

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Orientador

Zacarias, Regiani Aparecida Santos

Coorientador

Pós-graduação

Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Embora os dicionários sejam reconhecidos como instrumentos importantes para a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento da autonomia, seu uso ainda é periférico nas práticas pedagógicas. A hipótese que orienta a investigação é a de que o conceito e a prática das Rotinas de Pensamento podem ser adaptados e aplicados ao uso pedagógico de dicionários, promovendo um letramento lexicográfico mais crítico e ativo. A fundamentação teórica apoia-se em aportes da Metalexicografia Pedagógica (Zacarias, 2011), da Linguística Aplicada (Richards; Rodgers, 2014), e do Projeto Zero, da Universidade de Harvard (Ritchhart; Church; Morrison, 2011), especialmente os conceitos de Pensamento Visível e Rotinas de Pensamento, tomados aqui como design e técnica pedagógica, respectivamente. Também se adota o conceito de pós-método (Kumaravadivelu, 2003), entendendo o Projeto Zero como uma abordagem voltada ao pensamento crítico, à metacognição e à aprendizagem ativa. Compõe-se ainda à fundamentação um panorama da Educação Bilíngue no Brasil (Megale, 2018), a fim de contextualizar a proposta nos debates atuais da área. O objetivo principal foi a criação de uma Rotina de Pensamento, no caso a Rotina de Pensamento “encontrar, entender, empregar” como estratégia para integrar o uso de dicionários a práticas reflexivas. A metodologia envolveu análise documental e levantamento empírico em uma escola bilíngue português e inglês e revelou a ausência de ações sistemáticas voltadas ao letramento lexicográfico e ao uso pedagógico de dicionários físicos ou digitais. A analogia entre as etapas do uso de dicionários (Gomes, 2011) e os passos das rotinas de pensamento, como “ver, pensar, imaginar”, aponta possibilidades para o ensino de vocabulário com base na observação, interpretação e aplicação em contexto. Os resultados reforçam a importância de práticas pedagógicas planejadas que tornem visíveis os processos mentais e incentivem o uso autônomo e estratégico dos dicionários.

Resumo (inglês)

Although dictionaries are widely recognized as important tools for vocabulary expansion and the development of learner autonomy, their use remains peripheral in pedagogical practices. The central hypothesis is that the concept and practice of Thinking Routines can be adapted and applied to the pedagogical use of dictionaries, promoting a more critical and active form of lexicographic literacy. The theoretical framework draws from Pedagogical Metalexicography (Zacarias, 2011), Applied Linguistics (Richard; Rodgers, 2014), and Harvard University’s Project Zero (Ritchhart; Church; Morrison, 2011), particularly the concepts of Visible Thinking and Thinking Routines, which are understood here as pedagogical design and technique, respectively. The study also adopts the concept of the postmethod (Kumaravadivelu, 2003), viewing Project Zero as an approach that emphasizes critical thinking, metacognition, and active learning. A panorama of Bilingual Education in Brazil (Megale, 2018) is also included as part of the theoretical foundation, to situate the proposal within current discussions in the field. The main objective is to create the Thinking Routine “find, understand, apply” as a strategy to integrate dictionary use into reflective classroom practices. The methodology includes document analysis and empirical data collection in a Portuguese–English bilingual school, revealing a lack of systematic initiatives aimed at lexicographic literacy and at the pedagogical use of print or digital dictionaries. The analogy between the stages of dictionary use (Gomes, 2011) and the steps in Thinking Routines, such as “see, think, wonder,” suggests potential for vocabulary instruction based on observation, interpretation, and contextual application. The findings highlight the importance of intentional pedagogical practices that make mental processes visible and foster learners’ autonomous and strategic use of dictionaries.

Descrição

Palavras-chave

Lexicografia pedagógica, Educação bilíngue, Rotinas de pensamento, Dicionários, English language teaching, Pedagogical lexicography, Thinking routines, Bilingual education

Idioma

Português

Citação

RIOS, Alinne da Silva. A técnica das rotinas de pensamento aliada ao uso de dicionários na educação bilíngue português-inglês. 2025. 106f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

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Faculdade de Ciências e Letras
FCLAR
Campus: Araraquara


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