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O ensino do voleibol a partir de um modelo híbrido: desenvolvimento humano, formação e intervenção pedagógica

dc.contributor.advisorImpolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
dc.contributor.authorParente, Thomás Augusto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-06-12T19:42:15Z
dc.date.issued2025-05-08
dc.description.abstractO esporte, dentre eles o voleibol, tema da presente Tese, é um fenômeno social do mundo moderno e se insere em diferentes espaços de prática que visam o desenvolvimento dos(as) praticantes, preocupação da Pedagogia do Esporte (PE), área da Ciência do Esporte, que busca compreender aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, crescem as pesquisas sobre as abordagens centradas no jogo, como o Sport Education (SE) e o Step-Game Approach (SGA), no ensino do esporte e a intenção de contemplar os referenciais da PE: tático-técnico, socioeducativo e histórico-cultural. Contudo, a formação do profissional de Educação Física (EF), de modo geral, não compreende tais elementos, por isso, entendem-se necessárias estratégias formativas complementares para cumprir com as demandas atuais relacionadas ao ensino do esporte. Dessa forma, o objetivo da presente Tese foi analisar o processo de desenvolvimento e implementação de uma proposta híbrida de ensino do voleibol, construída colaborativamente com profissionais de Educação Física, após a participação em um curso de extensão. Dois estudos compuseram esta pesquisa, sendo: a) Formação complementar para ensino do voleibol: desenvolvimento e avaliação do curso de extensão “Voleibol, ensino & Pedagogia do Esporte”; e b) pesquisa-ação e voleibol: o processo de elaboração e implementação de uma proposta de ensino da modalidade. No primeiro, consta a descrição do curso de extensão elaborado e implementado, bem como o material teórico utilizado, e as avaliações dos(as) participantes em relação a aspectos estruturais - infraestrutura, materiais, avaliações e perfil do formador associados ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante o curso, avaliados, de maneira geral, positivamente pelos(as) participantes – graduandos(as) (20) e profissionais de EF (13); e temática, que contemplou as abordagens e referenciais da PE e como os(as) profissionais concluintes (13) pensam sobre a implementação em suas práticas. O segundo estudo, com caráter de pesquisa-ação, do qual participaram três profissionais dentre os 13 que concluíram o curso, aborda um processo colaborativo de formação profissional, por meio de uma Comunidade de Aprendizagem (CA), com suporte das TIC, avaliada de forma positiva, devido a aspectos de troca de experiências e ao próprio uso das tecnologias, para a elaboração de uma proposta pedagógica híbrida de ensino do voleibol, descrita ao longo da Tese e implementada por uma profissional que participou de todo o processo, em um estudo de caso, com uma turma, voltada ao esporte participação e ao lazer, de mulheres adultas. Considera-se que o processo formativo atendeu ao que se propôs essa pesquisa, pois conseguiram transmitir conteúdos atualizados sobre a área de estudo aos participantes do curso. Nota-se que, em relação aos profissionais participantes da CA, que essa contribuiu para a elaboração de uma proposta pedagógica híbrida para ensino do voleibol (SE/SGA). Em relação a implementação, pode-se perceber a associação entre as abordagens de ensino e os referenciais da Pedagogia do Esporte nos resultados obtidos, principalmente o tático-técnico. Apesar do potencial de contemplar outros conteúdos, o socioeducativo e o histórico-cultural ficaram em segundo plano, devido a forma como foram planejados para serem contemplados ao longo da CA e da característica do contexto que foi implementado (instituição e público). Conclui-se, em relação ao processo formativo (curso e CA), que este contribuiu para uma mudança de cenário na prática pedagógica e que, sem formação, não há perspectiva de mudanças, ponto favorável ao estudo. Espera-se que o desenvolvido ao longo do processo possa ser aprimorado e refletido para outras realidades não contempladas nesta pesquisa e possa contribuir para o desenvolvimento profissional e das turmas as quais atuam com voleibol.pt
dc.description.abstractThe sport, as volleyball, this Thesis theme, is a present world social phenomenon and is a part of different practice spaces that aim practitioners’ development, a concern of Sport Pedagogy, Sports science area, which seeks to understand aspects related to teaching and learning process. Currently, there is a growing number of studies on game-centered approaches, as Sport Education (SE) and Step-Game Approach (SGA), to teaching sport and the intention to consider the methodological references of PE: tactical-technical, socio-educational and historical-cultural. However, the training of Physical Education (PE) professionals, in general, does not include such elements, which is why it is understood that complementary training strategies are needed to meet the current demands related to sport teaching. Thus, the aim of this Thesis was to analyze the process of development and the implementation of a hybrid unit for teaching volleyball, build collaboratively with physical educators, after participating in an extension course. Two studies composed this research: a) complementary training for teaching volleyball: development and evaluation of the extension course “Volleyball, teaching & Sport Pedagogy”; and b) action-research and volleyball: the process of developing and implementing a proposal for teaching the sport. The first describes the extension course designed and implemented, as well as the theoretical material used, and the participants’ evaluation regards the structural aspects – infrastructure, materials, assessments and former profile associated with the use of Information and Communication Technologies (ICT) during the course, which were generally evaluated positively by the participants – undergraduates students (20) and PE professionals (13); and thematic, which covered the approaches and references of PE and how the professionals who completed the course (13) think about implementing in their practices. The second study, an action-research, which participated three professionals among the 13 who completed the course, discusses a collaborative process of professional training, through a Learning Community (LC), with ICT support, well-evaluated, due to aspects of the exchange of experiences and the use of technology itself, for the development of a hybrid pedagogical model to teaching volleyball, described throughout the Thesis and implemented by one professional who participated in the whole process, in a case study, with a class in a participation-sport context and leisure, of adult women. It is considered that, in relation to formative aspects contemplated, they attended what was proposed in this research, managed to transmit updated content on the area of study to the extension course participants. it is notice that, to the LC participants, that this contributed to the development of a hybrid pedagogical model for teaching volleyball (SE/SGA). About implementation, the association between teaching approaches and methodological references can be seen in the results obtained, especially the technical-tactical. Despite the potential do include other content, socio-educational and historical-cultural remain in the background, due to the way they were planned to be contemplated in LC and the context characteristic that was implemented (institution and public).The conclusion is that, in relation to formative process (course and LC) contributed to a change in pedagogical practice and, without this formation, there is no perspective of change, a point that is favorable to the study. It is expected that what was developed during the process can be improved and reflected in other participants’ realities not covered in this research and could contribute to their professional development and the development of the groups in which they work with volleyball.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004137066P5
dc.identifier.citationPARENTE, T. A. O ensino do voleibol a partir de um modelo híbrido: desenvolvimento humano, formação e intervenção pedagógica. 2025. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2025.
dc.identifier.lattes6606549008993766
dc.identifier.orcid0000-0001-9755-6504
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311100
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectEsportespt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectAbordagens de ensinopt
dc.subjectPedagogia do esportept
dc.subjectSporten
dc.subjectProfessional trainingen
dc.subjectTeaching approachesen
dc.subjectSport pedagogyen
dc.titleO ensino do voleibol a partir de um modelo híbrido: desenvolvimento humano, formação e intervenção pedagógicapt
dc.title.alternativeThe teaching of volleyball from a hybrid model: human development, formation and pedagogical interventionen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication00818315-fc6a-4de3-bf4a-1cc48a13e80b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery00818315-fc6a-4de3-bf4a-1cc48a13e80b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDesenvolvimento Humano e Tecnologias - IBpt
unesp.knowledgeAreaTecnologias nas dinâmicas corporaispt
unesp.researchAreaTecnologias, corpo, cultura e educaçãopt

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