Rio Claro - IB - Instituto de Biociências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254496
Navegar
Submissões Recentes
ItemTese de doutorado Potencialidades formativas do sarau em uma escola da rede pública estadual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Peres-Tompes, Danubia Fernanda Zevoli ; Chaluh, Laura Noemi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente estudo desenvolveu-se a partir da temática da formação humana, tendo como questão principal quais são as potencialidades formativas do sarau na escola. A perspectiva metodológica utilizada para responder a tal questão foi a pesquisa narrativa, já que, ao narrar sua experiência, a professora-pesquisadora intui que há lições a serem compreendidas. O objetivo geral da pesquisa narrativa aqui apresentada baseou-se em identificar e compreender quais as potencialidades formativas do Projeto Sarau desenvolvido numa escola pública da rede estadual de educação, localizada na cidade de Rio Claro/SP. Durante os sete anos em que o Projeto Sarau aconteceu na referida escola, a professora de língua portuguesa recebeu dos alunos cartas avaliativas ao final das atividades e as respondia por meio de uma carta coletiva para a turma. Feito o recorte dessas cartas, a professora-pesquisadora elaborou colchas de retalhos de cartas, as quais tornaram-se os dados da presente pesquisa, além das cartas-respostas enviadas aos alunos. A partir delas, do levantamento bibliográfico para reconhecer outras pesquisas que tratam da realização de saraus nas instituições de ensino e do cotejamento de textos de referencial teórico, identificou-se como potencialidades formativas do sarau na escola o trabalho com poesia e a escrita de poesias autorais, o desenvolvimento de atividades pedagógicas nos espaços fora da sala de aula, a presença de convidados da comunidade escolar, as relações de parceria entre os professores para que o Projeto Sarau acontecesse e a constituição docente da professora de língua portuguesa. Ao analisar as potencialidades acima descritas, compreendeu-se que a principal potencialidade formativa do sarau na escola é a educação humanizadora, porque o Projeto é um movimento instituinte que rompe com a educação bancária por meio dos saberes da juventude, já que os sujeitos são atores da construção e reconstrução do conhecimento. Ademais, a educação humanizadora é a principal potencialidade do Projeto Sarau que desenvolvemos porque, sendo sujeitos enquanto “estávamos sendo”, foi possível perceber o inacabamento e a responsabilidade responsiva diante do que acontecia ao longo do projeto.ItemTese de doutorado Inclusão de estudantes com trasntorno do espectro autista na educação superior: uma análise a partir da perspectiva de professores, coordenadores e estudantes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Persegueiro, Karoline Gessiane ; Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese consiste em um estudo sobre a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista na Educação Superior, a partir da perspectiva de professores, coordenadores de NAI e estudantes com TEA na graduação de duas Universidades Federais situadas no Estado de São Paulo, sendo elas: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). As questões norteadoras que orientaram esta pesquisa foram: existe a possibilidade de empregar a Educação Especial na Educação Superior? Como está acontecendo a inclusão de estudantes com TEA nas Universidades Federais? Como os estudantes com TEA se situam nessa sociedade de histórico excludente e sob perspectivas inclusivas nas legislações? Também, buscamos compreender se existem estratégias para a inclusão e permanência dos estudantes com TEA nos Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que discute os direitos dos estudantes com TEA na Educação Superior. Utilizamos a pesquisa de campo, elegemos como participantes da pesquisa estudantes de graduação com TEA, professores e coordenadores dos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades pesquisadas. Para a elaboração dos resultados, nos baseamos nas categorias de análise de conteúdo. Nossos resultados, advindos da análise das narrativas dos participantes, mostraram que, embora a inclusão dos estudantes com TEA esteja prevista pela legislação, persistem as dificuldades enfrentadas no dia a dia, as quais são citadas, de modo semelhante, nos relatos. Dentre elas, os sujeitos da pesquisa elencaram situações de dificuldades enfrentadas pelos educadores, pelos estudantes, e até pela própria equipe gestora das universidades. Fatores como a falta de preparo da universidade e dos professores, o preconceito, a falta de estrutura da instituição para receber tais estudantes. Portanto, identificamos avanços em desenvolvimento, mas, ao mesmo tempo, existem diversos obstáculos que impedem a organização e funcionamento de uma universidade acessível e inclusiva. Esperamos, a partir desta tese, ampliar as discussões e pesquisas acerca da inclusão e direitos de estudantes com TEA na Educação Superior brasileira.ItemTese de doutorado Densidade populacional e ecologia trófica de Johngarthia lagostoma (H. Milne Edwards, 1837) (Crustacea: Brachyura: Gecarcinidae), na Ilha da Trindade, Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Kriegler, Nicholas ; Pinheiro, Marcelo Antonio Amaro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os caranguejos terrestres da família Gecarcinidae estão situados entre os crustáceos braquiúros com mais alto grau de terrestrialidade, muitos dos quais habitam ilhas oceânicas, apresentando uma série de adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamentais para conquista do ambiente terrestre. Entre essas características, está a forte associação com a vegetação, que oferece abrigo das condições extenuantes da vida terrestre, além de servir como uma fonte abundante de alimento. O caranguejo Johngarthia lagostoma é o único representante dessa família que ocupa as ilhas brasileiras de Fernando de Noronha, Atol das Rocas e Trindade, além da ilha inglesa de Ascensão. No Brasil essa espécie é categorizada como “Em Perigo”, sendo considerada sob risco de extinção, segundo os critérios da IUCN. A ocupação humana causou uma grande perda de biodiversidade em ilhas oceânicas, devido a seu isolamento e equilíbrio frágil, principalmente pela expressiva supressão da vegetação nativa. Essa situação não é diferente nas ilhas brasileiras, especialmente na Ilha da Trindade, que dista 1.140 km da costa do Espírito Santo, onde se estima uma perda superior a 80% da vegetação nativa. Essa tese tem por objetivo estudar como a densidade populacional do caranguejo J. lagostoma na Ilha da Trindade e sua associação à vegetação insular. O primeiro capítulo investiga o uso de diferentes tipos de vegetação da Praia dos Andradas pelo caranguejo, sob o efeito das diferentes fases lunares, períodos do dia e parâmetros ambientais. Foi encontrada uma forte associação com áreas vegetadas de maior complexidade estrutural (superior a duas espécies vegetais), que são usadas como abrigo durante o dia, além de uma fraca correlação negativa com a distância do mar. Já durante a noite, as áreas próximas do mar mostraram maior adensamento de caranguejos, sugerindo uma locomoção em direção ao mar durante seu período de maior atividade. A vegetação da Praia dos Andradas possibilitou sombreamento adequado, se mostrando relevante à proteção de J. lagostoma durante os períodos de maior radiação solar. No segundo capítulo, foi abordada a ecologia trófica de J. lagostoma, a fim de averiguar sua preferência alimentar em diferentes locais da ilha (duas praias: Tartarugas e Andradas; e dois morros: Príncipe e Desejado) que apresentam riqueza vegetal distinta. A análise de conteúdo estomacal comprovou uma dieta onívora, porém com preponderância de plantas, sendo Cyperus appendiculatus a espécie mais consumida, além do registro de artrópodes. Adicionalmente, relatos e registros fotográficos ilustram o consumo de itens animais quando disponíveis, como carcaças de peixes e filhotes de tartarugas, principalmente nas praias, provavelmente como forma de complementar sua dieta vegetal pouco nutritiva. A análise do fator de condição em cada local mostrou uma diferença entre o bem-estar desses animais, sendo significativamente mais elevado na Praia dos Andradas do que nos demais locais, o que pode ser decorrente da ocorrência dos itens alimentares de origem animal, principalmente durante o verão. Esses resultados enfatizam a importância das áreas vegetadas na Ilha da Trindade, que apresentam efeito importante à regulação populacional de Johngarthia lagostoma, além de destacar a importância de implementação dos projetos destinados à recuperação da vegetação nativa local. Johngarthia lagostoma figura como predador de topo na Ilha de Trindade, o que revela sua importância no equilíbrio ambiental deste remoto ambiente insular.ItemTese de doutorado Fungos da Antártica como agentes de biocontrole a fitopatógenos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-30) Ferrarezi, Juliano Henrique ; Sass, Daiane Cristina ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)No Brasil, o setor agrícola é um dos principais pilares da economia. Devido a sua vasta extensão territorial e ao clima favorável, o Brasil é hoje um dos maiores produtores e exportadores mundiais de commodities agrícolas. Infelizmente, toda produção agrícola está sujeita a pragas e doenças que resultam na diminuição da produtividade e queda da rentabilidade do agronegócio. Bactérias do gênero Xanthomonas estão associadas à parte destas perdas, sendo elas potenciais causadoras de doenças em culturas de interesse comercial. A grande variedade de espécies e amplitude de hospedeiros comprova o quanto o gênero Xanthomonas ainda precisa de atenção. De forma geral, a contenção destes fitopatógenos é feita com técnicas de manejo, que incluem aplicação preventiva e periódica de agroquímicos, principalmente com cobre em sua composição. Em níveis elevados, o cobre, assim como outros metais pesados, pode contaminar solos e corpos d'água, interferindo no ecossistema local e trazendo riscos à saúde humana. Por este motivo, a busca por alternativas menos danosas de controlar doenças agrícolas é cada vez mais necessária. Assim, o presente trabalho teve como objetivo a bioprospecção de produtos naturais produzidos por fungos originados da Antártica, bem como a avaliação da atividade biológica destes extratos e compostos contra fitopatógenos do gênero Xanthomonas. No Capítulo 1 foram feitas investigações para avaliar os efeitos de alterações no processo de produção dos extratos bioativos de três fungos filamentosos. Além disso, um dos extratos foi avaliado em casa de vegetação, demonstrando redução significativa dos sintomas causados por X. citri subsp. citri (Xcc). Por fim, foi realizado o fracionamento dos três extratos bioativos e as frações foram avaliadas in vitro contra Xcc. O Capítulo 2 dá sequência ao Capítulo 1, com a identificação do composto bioativo (bisdeclorogeodina (BDG)) da fração hexanoica de Pseudogymnoascus sp. LAMAI 2784, além de explorar outros aspectos da bioatividade associada a esta fração. A fração demonstrou ser capaz de permeabilizar a membrana plasmática de Xcc, possivelmente sendo este seu principal mecanismo de ação. Além disso, não apresentou capacidade de selecionar populações resistentes. A fração foi considerada fitotóxica para sementes de alface e tomate, e não causou efeitos, positivos ou negativos, na germinação de sementes de pepino. O Capítulo 3 dá seguimento a estudos anteriores que demonstraram o potencial do ácido penicílico isolado do fungo antártico Penicillium sp. CRM 1540 em inibir o crescimento de Xcc in vitro e em planta. Assim, este caítulo teve o intuito de avaliar a inibição do crescimento bacteriano pelo ácido penicílico contra quatro diferentes espécies de Xanthomonas, causadoras de doenças de importância econômica. O composto foi capaz de causar inibição significativa no crescimento de três dos quatro fitopatógenos avaliados.ItemTese de doutorado Efeitos morfofisiológicos e bioquímicos da exposição de peixes-zebra (Danio rerio) ao surfactante aniônico dodecilbenzeno sulfonato de sódio (DSS)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-16) Santos, Eduardo Libanio Reis ; Camargo, Maria Izabel Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O Dodecilbenzeno Sulfonato de Sódio (DSS) é o principal componente dos detergentes convencionais, cuja liberação frequente e em grandes quantidades por meio de águas residuais contamina o ambiente aquático, representando potenciais riscos ecotoxicológicos. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do DSS nas brânquias, no sangue, no fígado e no rim do peixe Danio rerio. Dois bioensaios de exposição ao DSS foram realizados, sendo o primeiro com duração de 96 h e o segundo de 21 dias, sendo que os peixes foram divididos em três grupos: um Controle (0,0 mg/L) e dois Tratamentos (0,25 e 0,5 mg/L de DSS). Após o término dos bioensaios, foram realizadas análises histopatológicas, hematológicas (para a diferenciação leucocitária), histoquímicas (para a avaliação de células mucosas branquiais e conteúdo de glicogênio hepático) e bioquímicas (para determinação da atividade das enzimas de defesa antioxidante superóxido dismutase (SOD) e catalase (CAT) nos órgãos). Os resultados revelaram efeitos histopatológicos significativos, incluindo aumento nos distúrbios circulatórios e alterações progressivas e regressivas, refletidas em um índice significativo de alteração histopatológica nas brânquias, fígado e rim nos grupos Tratamento de ambos os experimentos. Alterações hematológicas também ocorreram, detectadas pelas alterações no número de leucócitos. A defesa antioxidante foi também alterada, e confirmada pelas mudanças nas atividades de SOD e CAT nas brânquias, fígado e rim dos peixes dos Tratamentos. Os resultados aqui obtidos indicaram que o surfactante DSS causa efeitos adversos e graves tanto no sangue quanto nos órgãos internos de D. rerio, aqui avaliados, comprometendo a saúde desses animais em decorrência da exposição, dados que vem a enfatizar a importância da busca de estratégias mais rigorosas de monitoramento, regulamentação e de controle para esse tipo de surfactante.ItemTese de doutorado Plasticidade do ventre muscular e junção miotendínea em modelo experimental de treinamento resistido de curto período após atrofia muscular: análises morfológicas, moleculares e funcionais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-05) Braga, Lara Caetano Rocha ; Ciena, Adriano Polican ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O tecido muscular esquelético, é o mais abundante no corpo humano, e possui a capacidade de resposta rápida e abrangente aos estímulos internos e externos do organismo. A junção miotendínea (JMT) é uma região de interface entre o músculo e o tendão, especializada na transmissão de força, possui uma ampla capacidade de adaptação a diferentes estímulos. A atrofia muscular por desuso é um efeito deletério da imobilização articular, utilizada como tratamento conservador para lesões osteomioarticulares. Embora a imobilização seja uma prática comum, leva a um declínio funcional significativo. A prática de exercícios físicos, especialmente o treinamento resistido, é uma modalidade terapêutica eficaz para combater a atrofia muscular, promovendo respostas hipertróficas. O objetivo deste estudo contemplou em investigar as adaptações das fases iniciais do treinamento resistido após a imobilização articular no ventre muscular e JMT no período de 7 e 14 dias, e células associadas a regeneração. Foram utilizados ratos Wistar machos com 60 dias divididos nos grupos: Controle (não submetido a nenhum protocolo), Imobilizado (I; submetido ao protocolo de imobilização articular por 10 dias), Treinado (T; submetidos ao protocolo de treinamento resistido de 7 e 14 dias), e Imobilizado/Treinado (IT; submetido aos protocolos de imobilização articular e treinamento resistido). Durante os períodos analisados foram obtidos dados de massa corporal, massa muscular, e dados funcionais do treinamento resistido (tempo, escalada e trabalho). As amostras do músculo gastrocnêmio foram coletadas e processadas para as análises morfológicas do ventre muscular e JMT para microscopia de luz, microscopia eletrônica de transmissão (morfometrias dos sarcômeros, projeções sarcoplasmáticas e JMT), histoquímica de ATPase miofibrilar (área de secção transversa – AST, e densidade tipo-miofibrilar), imunofluorescência (morfologia de telócitos e células satélites, e morfometria de colágeno XXII), e análise proteica de Western Blot de TGFβ e Pax7. Após obtenção dos dados funcionais observamos redução no desempenho funcional dos grupos IT comparado aos grupos T após a imobilização articular, porém com resposta de melhora na última sessão de treinamento. A imobilização apresentou declínio da massa corporal e muscular, enquanto após o treinamento observou-se uma recuperação. No ventre muscular foram observadas adaptações nos grupos T, I e IT nos núcleos celulares e tecido conjuntivo associado, bem como adaptações na AST e índice de fator de forma tipo miofibrilar dependente. A JMT apresentou adaptações morfométricas diferenciadas quanto aos sarcômeros, projeções sarcoplasmáticas e interface miotendínea, e colágeno XXII, bem como a presença de CS e telócitos na região. A expressão de TGFβ e Pax7 apresentou variação diferenciada conforme os protocolos aplicados. A imobilização articular resultou em atrofia muscular por desuso, o que levou à diminuição das projeções sarcoplasmáticas na JMT, redução do perímetro de colágeno XXII, e assim, consequente fragilidade da região. O treinamento de curto período (7 e 14 dias) demonstraram efeitos positivos na melhora funcional, recuperação parcial da massa muscular e indução de respostas hipertróficas, indicando repercussões positivas frente a recuperação estrutural da região miotendínea.ItemTese de doutorado Teorias e práticas alfabetizadoras: possibilidades e limites dessas conexões nos discursos docentes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-07) Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira ; Micotti, Maria Cecília de Oliveira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As conexões entre teorias educacionais e práticas pedagógicas no trabalho do professor alfabetizador constituem tema de grande complexidade, cujo estudo requer análises mais abrangentes, que incluam as perspectivas desses próprios agentes responsáveis por sua realização. Assim, os enfoques dados pelos professores alfabetizadores a essas conexões, ao considerar a sua própria formação docente, inicial e contínua, e sua prática nas aulas compõem o tema desta tese. Como profissionais da Educação e a partir dos resultados de nossa pesquisa de mestrado (Guilherme, 2011), é recorrente nos depararmos com o discurso de professores a dizer que “na prática a teoria é outra”, sem que as teorias sejam especificadas – a referenciada e a praticada. O tema tem sido investigado, mas dada sua relevância para a formação docente, requer mais estudos, pois ainda provoca reflexões como: o que os alfabetizadores dizem sobre os enfoques dados às conexões entre teorias acadêmico-educacionais e práticas pedagógicas? Em seus discursos, como se referem sobre os estudos teóricos e práticos advindos de seus cursos de formações inicial e contínuo para alfabetizar? Os alfabetizadores utilizam-se de teorias acadêmicas para organizar/refletir sobre o trabalho docente nos processos pedagógicos de planejamento, elaboração, organização e ações em aulas? Como descrevem suas atuações referentes às relações entre essas teorias e práticas ao ensino da leitura e da escrita? Quando os professores afirmam “teoria não tem nada a ver com prática”, em que consistem as teorias a que estão se referindo? Quando “na prática a teoria é outra”, isto é, quando não se recorre às “teorias” acadêmico-educacionais estudadas nas formações inicial e contínua, o que de fato se “apresenta” na prática pedagógica? Logo, o objetivo deste estudo constitui em descrever e interpretar os enfoques dados pelos professores alfabetizadores às conexões entre teorias educacionais e práticas pedagógicas, manifestados em seus discursos e registros, sobretudo, nas formações e no trabalho docente. A pesquisa de campo, de abordagem qualitativa descritiva compreende entrevistas semiestruturadas com 19 professores alfabetizadores, de cinco unidades educacionais da Rede Municipal de Educação de Rio Claro - SP, além de análise documental dos registros de aulas dos alfabetizadores e da escola (planos, projetos e reflexões sobre ações pedagógicas). O principal referencial teórico que apoia as discussões advém, principalmente, de conceitos sobre desenvolvimento cognitivo e epistemologia do professor com os autores Piaget (1973), Freire (1983), Ferreiro (1985), Micotti (2016), Chartier (2007), Colello (2021), Becker (2013), Dongo-Montoya (2022); formação e trabalho docente com Tardif (2014[2000]), Perrenoud (2001), Day (1999) e Sarti (2019). Com base nesse arcabouço teórico, trataram-se e analisaram-se os dados obtidos por meio da análise de conteúdo (Bardin, 1977), sobre a técnica da análise temática. As reflexões referentes ao tema colocam em pauta os cursos de formação de professores e a diligência do trabalho com a alfabetização de crianças. Assim, a análise e discussão dos resultados sobre a temática geraram subsídios para pensar acerca da alfabetização e da formação de alfabetizadores, ao qual foi possível identificar as concepções de professores sobre o tema ao manifestarem possibilidades e limites de conexões entre teorias educacionais e práticas pedagógicas. Dessa forma, à luz destas concepções docentes e do referencial teórico, conclui-se que as dicotomias entre teorias educacionais e práticas alfabetizadoras persistem, porque estas divergem-se em concepções epistemológicas e de ensino da língua e, ao partimos dos pressupostos piagetianos de que estas conexões acontecem devido as interiorizações dos objetos de conhecimento, decorrentes da intersecção entre fatores endógenos e exógenos, nesta perspectiva, seria possível identificar possibilidades e limites destas conexões nas formações e no trabalho docente alfabetizador para refletir em modos de entendê-las e fazê-las na realidade de cada cotidiano a fim de dirimir um pouco mais as dicotomias.ItemTese de doutorado Cellooligosaccharides and xylooligosaccharides production using banana and guava waste, with evaluation of the prebiotic and antioxidant effect(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-14) Forsan, Carolina Froes ; Brienzo, Michel ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Resíduos do processamento de frutas como banana e goiaba são abundantes no Brasil e podem ser utilizados para produção de celo-oligossacarídeos (COS) e xilo-oligossacarídeos (XOS). Este estudo teve como objetivo produzir COS e XOS com pseudocaule e folha de bananeira e torta de semente de goiaba e avaliar a capacidade antioxidante e prebiótica. Para a produção foram avaliados pré-tratamentos químicos com ácido sulfúrico (20% m/m), hidróxido de sódio e potássio (20% m/m), e peróxido de hidrogênio (6% m/v). Moagem em moinho de bolas e pré-tratamento biológico com endoxilanase de Aspergillus versicolor e endoglucanase (celluclast, Novonesis) também foram estudados. As soluções de COS e XOS (não filtrados e filtrados em cartucho Sep-Pak) e glicose, xilose e celobiose comerciais em concentrações entre 0.1 e 16 g.L-1 foram usadas em testes de atividade antioxidante usando o reagente 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH). Soluções de COS, XOS, xilose, glicose e celobiose nas concentrações de 10 e 20 g.L-1 e soluções de COS misturado com XOS, ambos na concentração de 20 g.L-1, em proporções variadas, foram adicionados a um meio de cultura MRS modificado, (contendo 25% de proteínas e 50% de sais minerais) e serviram como fonte de carbono para o crescimento dos probióticos Bifidobacterium breve and Lactiplantibacillus plantarum. O crescimento foi quantificado por densidade óptica (DO), absorbância de 630 nm usando o leitor de microplaca Tecan Sunrise. Os maioress resultados para conversão de glucano em COS foram obtidos utilizando pré-tratamentos alcalinos. Com pseudocaule de bananeira a maior conversão de glucano em COS foi de 53,05% com KOH e a conversão de xilana em XOS foi de 59,1%. Com folha de bananeira e torta de semente de goiaba a maior conversão de glucano em COS foi de 79,73% e 59,99%, e a conversão de xilana em XOS foi de 66,87% e 55,14%, respectivamente, com NaOH. Os pré-tratamentos alcalinos foram geralmente mais eficientes, o uso de endoxilanase antes da endoglucanase aumentou o rendimento em todos os casos e o uso de moinho de bolas só foi positivo para materiais pré-tratados com ácido sulfúrico e hidróxido de sódio. Em relação a atividade antioxidante, apenas COS e XOS não filtrados em cartucho Sep-Pak foram capazes de reduzir o radical DPPH, XOS foram mais eficazes do que COS. Essa atividade provavelmente foi relacionada a compostos solubilizados na solução, como fragmentos de lignina, extrativos e compostos fenólicos, identificados e qualificados pelo método de Folin-Ciocalteu e espectrofotometria de varredura. Nos ensaios de atividade prebiotica, L. plantarum e B. breve foram capazes de crescer em todas as fontes de carbono usadas. A DO obtida com COS e XOS (isolados ou misturados) em alguns casos foi similar ou maior do que a DO obtida com a glicose (controle), e em geral os micro-organismos foram capazes de consumi-los quase totalmente e produzir como metabólito principalmente ácido acético e ácido láctico. Como conclusão o uso da endoxilanase antes da endoglucanase, principalmente em materiais pré-tratados alcalinamente, aumenta o rendimento de COS, por deixar a celulose mais acessivel à ação da celulase, além disso, XOS, também foram produzidos. Soluções de COS e XOS não purificados mostraram atividade antioxidante, e são prebióticos promissores, sem que haja necessidade de alta pureza, o que tornaria o processo caro. A mistura de COS e XOS também apresentou efeito prebiótico, possibilitando a produção simultânea de ambos, sem necessidade de separação.ItemTese de doutorado Programas de ciclovias recreativas como tecnologias políticas de agenciamento da mobilidade ativa por bicicleta(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Troncoso, Leandro Dri Manfiolete ; Martins, Carlos José ; Jimenez Muñoz, Jorge Andrés ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese de doutorado tem por objetivo diagnosticar de que maneira quatro programas de ciclovias recreativas sul-americanos podem ser configurados como tecnologias políticas de agenciamento da mobilidade ativa por bicicleta, especificamente em duas metrópoles, Bogotá D.C., Colômbia e São Paulo, Brasil. Ciclovias recreativas consistem em eventos de abertura temporária das vias públicas aos moradores da cidade, para desfrutarem de um espaço seguro e gratuito à realização de atividades físicas, com restrição do acesso de veículos motorizados. Acontecem em um dia fixo da semana (domingos e feriados), com duração média de seis horas e nomenclatura variável ao país onde se realiza o programa. A partir das análises discursivas compostas de documentos e depoimentos de gestores do Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) de Bogotá D.C., da estratégia Vías Activas y Saludables (VAS) do Ministério do Esporte da Colômbia, da Ciclofaixa Operacional de Lazer e do Programa Ruas Abertas, ambos da cidade de São Paulo, problematiza-se em que medida estes programas constituem-se por meio de tecnologias políticas de governo das condutas da população usuária com bicicleta no espaço das vias públicas. Diante da operação planejada de um evento temporário que envolve uma gestão qualificada e inclusiva de trânsito e uma organização institucional específica, busca-se apresentar suas condições de possibilidade de incentivo massivo ao uso da bicicleta, em um ambiente social comumente hostil no compartilhamento viário.ItemTese de doutorado Xanthomonas citri subsp. citri: population genomic structure in the state of São Paulo and citrus canker biocontrol potential of novel bacteriophages(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Zamunér, Caio Felipe Cavicchia ; Ferreira, Henrique ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A citricultura é uma das atividades econômicas de maior importância no Brasil, especialmente no estado de São Paulo, responsável pelo posto da maior região exportadora de suco concentrado e maior produtor de laranja-doce no mundo. Dentre numerosas ameaças à produção agrícola, o cancro cítrico ainda possui a relevância de uma doença de grande importância que afeta a produção citrícola. A agente causal é a bactéria Gram-negativa Xanthomonas citri subsp. citri (X. citri) que provoca lesões necróticas nos tecidos vegetais jovens e acaba por trazer grandes perdas em qualidade e produtividade. Desde a introdução do cancro cítrico no Brasil em 1957, inúmeras medidas de manejo foram implementadas ao longo dos anos na tentativa de suplantar o espalhamento da doença, notadamente o uso de bactericidas a base de cobre. Passados dez anos da implementação da atual legislação para manejo do cancro, a presença de árvores sintomáticas nos pomares passou a ser permitida pela primeira vez. Nesse contexto, muito pouco se sabe sobre a diversidade genética e estrutura da população de X. citri no campo, conhecimento que pode ser útil para um melhor entendimento epidemiológico da doença e direcionar medidas para seu controle. Ainda, com o crescente interesse no uso de métodos mais sustentáveis para o manejo de doenças agrícolas e com a emergência de linhagens bacterianas resistentes, alternativas ao uso do cobre devem ser buscadas. Com isso, o presente trabalho objetivou construir uma ampla biblioteca de novas isolados bacterianos, provenientes de pomares no estado de São Paulo, bem como isolar novos bacteriófagos líticos capazes de infectar X. citri, para melhor entender a estrutura populacional presente no campo, a diversidade de bactérias/bacteriófagos e avaliar o potencial de aplicação destes vírus como biocontrole. Desse modo, a primeira seção deste documento traz uma breve revisão da literatura acerca da importância do cancro cítrico, as bases da infeção e manejo, assim como sobre o uso de bacteriófagos no contexto da agricultura. Na segunda seção do documento é apresentada construção de um banco de dados público (pubMLST) baseado nos sequenciamentos genômicos de isolados históricos de X. citri. O uso das ferramentas disponíveis a partir do banco construído pode servir como uma rápida ferramenta para avaliar aspectos epidemiológicos da doença. Na terceira seção, a diversidade genômica e estrutura populacional foi mais profundamente explorada a partir de análises com novos isolados bacterianos obtidos em São Paulo durante o período de 2018 a 2021. Finalmente, a quarta seção deste documento a diversidade de novos bacteriófagos isolados nos pomares de São Paulo foi avaliada. Além disso, os fagos foram caracterizados quanto a sua gama de hospedeiros, sobrevivência em diferentes condições e potencial uso como biocontrole do cancro cítrico em estudos de casa de vegetação.ItemTese de doutorado Ecotoxicidade de solos contaminados com os herbicidas flumioxazin e imazetapir e as consequências desta contaminação para a saúde ambiental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Gonçalves, Matheus de Moraes Cunha ; Morales, Maria Aparecida Marin ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O uso intensivo de herbicida vem aumentando a preocupação com seus riscos de contaminação ambiental. Muitos autores reportam que a utilização desses químicos causa graves danos ao solo, às águas subterrâneas e superficiais, a flora e a fauna. O aumento desses agrotóxicos no meio ambiente afeta negativamente a biota, reduzindo a taxa de sobrevivência, crescimento e de reprodução, aumentando a mortalidade e promovendo mudanças comportamentais, fisiológicas e genéticas. A soja é a leguminosa de maior cultivo no mundo, e que também tem uma grande representatividade na agricultura brasileira. Porém, um dos principais problemas da sua produção é a presença de plantas invasoras nas culturas, cujo controle é, na sua grande maioria, feito pela aplicação de herbicidas na cultura. As moléculas imazetapir e flumioxazin vêm sendo muito utilizadas como alternativa para o controle de plantas invasoras da soja. O flumioxazin é considerado um herbicida de degradação rápida, portanto não persistente em solo, enquanto que o imazetapir apresenta uma longa persistência no solo, o que pode ser um risco para organismos não-alvos, e para contaminação de águas subterrâneas e superficiais. Devido aos riscos ambientais ocasionados pelos herbicidas, esse trabalho teve como objetivo avaliar, por meio de bioensaios ecotoxicológicos, os potenciais efeitos dos herbicidas flumioxazin e imazetapir, isolados e em mistura, sobre a biota eventualmente exposta às suas ações. Para avaliar os efeitos tóxicos desses herbicidas, foram realizados ensaios de fitotoxicidade com Lactuca sativa, de citogenotoxicidade com Allium cepa e de reprodução com o microartropode Folsomia candida. Foram coletadas amostras de solos de locais com histórico de dois anos de aplicação destes herbicidas, isolados e em misturas, antes (amostragem 1) e após o terceiro ano de aplicação dos agrotóxicos (amostragem 2). Foram também avaliados solos artificialmente contaminados com diferentes concentrações (2 ml/L; 3 ml/L; 4 ml/L; 5 ml/L; 6 ml/L) de uma fomulação comercial composta da mistura destes dois herbicidas citados acima. A avaliação dos solos com histórico de contaminação mostraram que ambos os períodos de amostragem (1 e 2) resultaram em danos fitotóxicos em L. sativa, prejudicando o desenvolvimento das raízes. Também foram verificados efeitos citogenotóxicos em células meristemáticas de A. cepa. Esses testes mostraram que a mistura dos herbicidas apresenta efeito tóxico mais evidente do que os herbicidas aplicados isoladamente, além de uma possível persistência desses produtos no ambiente edáfico. A análise de diferentes concentrações da mistura dos produtos, mostrou que mesmo em baixas concentrações (menores o que a indicada para aplicação no campo, pelo fabricante) já apresentaram potencial tóxicos, tanto nos testes de fitotoxicidade com alface, como nos testes de citogenotoxicidade com cebola. Por outro lado, nenhuma das concentrações testadas afetou negativamente a reprodução do colembolos. Nossos resultados indicam que os herbicidas imazetapir e flumioxazin, isolados e em mistura, podem causar danos tóxicos a organismos não-alvo, apresentando um potencial de risco ambiental. Provavelmente, existe uma interação sinérgica entre os princípios ativos dos herbicidas produtos, visto houve um acréscimo de toxicidade quando eles foram usados em mistura.ItemTese de doutorado Avaliação da escrita no processo de alfabetização e projeto de reforço na rede municipal de Rio Claro – SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Zacharias-Carolino, Aline Gasparini ; Osti, Andréia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese tem como objetivo geral investigar as formas de avaliação da escrita adotadas por professoras alfabetizadoras, pertencentes às salas regulares e às salas de reforços, das turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Rio Claro – SP. Como objetivos específicos pretende-se: (a) identificar os parâmetros para encaminhamento dos estudantes ao projeto de reforço, devido a dificuldades frente ao processo de alfabetização, com ênfase na escrita; (b) descrever medidas educacionais, via políticas públicas em âmbito municipal, direcionadas ao atendimento a esse público específico; (c) realizar um levantamento da quantidade de escolas de E.F. existentes no município, identificando e caracterizando o número de estudantes atendidos em turmas de reforço; e (d) caracterizar as propostas didático-metodológicas utilizadas no trabalho pedagógico com os estudantes das turmas de reforço, visando auxiliar na superação das dificuldades apresentadas. Isto posto, participaram da pesquisa quinze professoras, sendo doze professoras da sala regular atuantes em turmas do 1º ao 3º ano e três professoras do projeto de reforço, uma atuante com as turmas de 2º ano, a partir da docência compartilhada e duas em turmas de 3º ano, que se caracterizavam como multisseriadas, na medida em que envolviam estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental I. Desse modo, a coleta de dados envolveu três momentos: entrevista semiestruturada e coleta de instrumentos avaliativos com professoras alfabetizadoras; levantamento e caracterização, junto a Secretaria da Educação, do número de alunos atendidos no projeto de reforço, e observação das aulas de reforço, assim como entrevista com professoras responsáveis pelas turmas e coleta de instrumentos avaliativos. Os resultados indicam que o ditado surge como principal instrumento avaliativo utilizado em turmas do 1º a 3º ano, embora receba graus de significância distintos. No contexto do projeto de reforço, tal instrumento também é mencionado, porém seu uso apresenta diversas inconsistências, indicando uma incontestável indeterminação e falta de intencionalidade quanto ao como e o que se avalia. Ademais, constatou-se uma falta de progressão entre os conteúdos avaliados nos dois âmbitos e identificou-se que pressupostos da avaliação formativa estavam presentes de forma difusa nas práticas das professoras participantes, apresentando grandes variações ou abordando elementos de forma isolada. Como consequência, o encaminhamento ao projeto de reforço demonstrou não possuir critérios claramente definidos, recebendo influência direta da concepção das professoras sobre o processo de ensino-aprendizagem e avaliação. As observações das práticas didático-pedagógicas desenvolvidas nesse contexto aludem tanto a trabalhos pautados nos métodos sintéticos, como propostas fundamentadas em abordagens construtivistas e ainda aquelas que se mostraram mistas, pois abordavam elementos ancorados em diferentes concepções, manifestando um evidente ecletismo teórico. Por fim, considera-se que o projeto de reforço pode se constituir como uma importante política educacional municipal que privilegia o respeito à diversidade e ritmos de aprendizagem, com práticas de alfabetização contextualizadas e inclusivas, desde que haja clareza quanto à sua função, aliada ao delineamento de metas e objetivos consistentes, com progressão e articulação entre o que é ensinado e o que é avaliado. Caso contrário, corre-se o risco de que esse espaço incida na reprodução das desigualdades educacionais e perpetuação de formas de exclusão intraescolar.ItemTese de doutorado Avaliação de novos sanitizantes de ação antimicrobiana(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-14) Mendes, Carolina Rosai ; Montagnolli, Renato Nallin ; Bidoia, Ederio Dino ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alimentos frescos são frequentemente vetores para surtos de doenças como intoxicação alimentar com vômitos, diarreias e desidratação. Essa categoria de alimentos não usa processamento convencional de esterilização. Portanto, a sanitização desses alimentos são constantemente uma preocupação de saúde publica. Atualmente, novas categorias de sanitizantes são aplicadas em alimentos de consumo humano, cujos compostos são moléculas alternativas ao cloro. Esses sanitizantes livre de cloro foram estabelecidos após a organização mundial da saúde (OMS) divulgar os efeitos negativos da molécula de cloro no organismo, como problemas endócrinos. As nanopartículas de óxido de zinco (NPsZnO) é um sanitizante versátil com aplicações promissoras na categoria de sanitizantes alternativos. As NPsZnO é um antimicrobiano ativo contra um amplo espectro de microrganismos patogênicos. Outra categoria é a sanitização eletrolitica, cuja produção de cloro residual depende exclusivamente do tipo de sais adicionado à solução para produção de uma água eletrolítica com atividade bactericida. Se os parâmetros do processo forem adequadamente controlados, o tratamento elimina as principais bactérias patogênicas. Compostos sanitizantes extraídos de extratos naturais são estudados em destaque para os óleos essenciais. Essa categoria, apresenta atividade bactericida, fungicida; Além de alguns óleos essenciais apresentarem ação antioxidante na superfície do alimento, sendo vantajoso para o desenvolvimento de compostos de ação antimicrobiana para uso como sanitizante. Portanto, nesse estudo foram avaliados diferentes sanitizantes alternativos com potencial antimicrobiano contra cepas patogênicas de interesse.ItemTese de doutorado Estrutura da comunidade, estoque, produção e deposição de serapilheira e macronutrientes em fragmentos remanescentes de floresta estacional semidecidual restaurados e degradados(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-11) Abe, Natália ; Rossatto, Davi Rodrigo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O desmatamento global levou à perda de mais de um terço das florestas mundiais. Esse processo também resultou na criação de fragmentos florestais menores, isolados e sujeitos a impactos de borda. Na Mata Atlântica, o desmatamento associado à agricultura, especialmente à cana-de-açúcar, causou grande fragmentação, com florestas remanescentes dominadas por pequenos fragmentos. Esses fragmentos podem ser divididos em restaurados e degradados. Os restaurados são áreas de proteção permanentes e os degradados são áreas de reserva legal, em sucessão ecológica. Essas transformações afetam a estrutura e funcionamento dessas áreas, diminuindo o recrutamento de espécies arbóreas e favorecendo a invasão por espécies exóticas e lianas. Além disso, ocorrem alterações na disponibilidade de nutrientes, como nitrogênio e fósforo. Neste estudo, comparamos padrões de riqueza de espécies arbóreas e de indivíduos juvenis, assim como o estoque e produção de serapilheira e deposição de nitrogênio (N) e fósforo (P) entre áreas degradadas e restauradas de florestas estacionais semideciduais. Encontramos maior riqueza de espécies arbóreas e de indivíduos juvenis nas áreas restauradas, assim como maior estoque e produção de serapilheira. No estoque de serapilheira não encontramos diferenças de N. Nas demais coletas, a diferença ocorreu na estação seca, com maiores picos nas áreas restauradas. Na estação chuvosa, a deposição não se diferenciou. Quanto ao P, houve diferença no estoque e produção, cujas maiores deposições ocorreram nas áreas restauradas. Essas diferenças se dão pelo histórico de uso dos diferentes fragmentos.ItemTese de doutorado Coral virtual: as atividades do canto coral no Brasil durante a pandemia da COVID-19(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Amato, Daniel Chris ; Hiraga, Cynthia Yukiko ; Fornari, José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A pandemia da COVID-19 limitou muitas atividades humanas ao ambiente virtual da Internet, com o propósito de não disseminar o vírus. Diversas atividades só foram possíveis de se manter com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Dentre estas atividades, o Coral Virtual se estabeleceu como alternativa de manutenção do Coral Presencial. Esta pesquisa ampliou o entendimento do uso das TDIC para as atividades de corais no Brasil, a partir do seguinte problema: Como se deram as atividades dos corais brasileiros durante a pandemia da COVID-19? Ela também se investigou as atividades do Canto Coral brasileiro, cujo distanciamento social foi imposto pelos governos devido à pandemia, em específico: (i) descrever o perfil dos participantes dos corais brasileiros durante a pandemia; (ii) identificar as estratégias utilizadas para a atividade do Coral Virtual durante as restrições em função desta pandemia; (iii) refletir, a partir das percepções dos participantes, sobre as estratégias adotadas para o Coral Virtual em relação ao Coral Presencial. Esta pesquisa empregou um método de pesquisa transversal online, de natureza qualitativa de levantamento (i.e., do tipo survey). Como instrumento de pesquisa, um questionário contendo 53 questões, entre múltipla escolha e de respostas abertas foi aplicado online, com 53 questões, de múltipla escolha e questões abertas, foi aplicado online. Um total de 880 participantes de todo território nacional, entre cantores e regentes, responderam ao questionário. Estatísticas descritivas foram realizadas para caracterização da amostra e para caracterizar as estratégias utilizadas para as atividades do Coral Virtual. Os dados referentes às respostas textuais dos participantes foram analisados qualitativamente pelo software Atlas.ti. Os resultados da pesquisa indicaram a participação dos corais brasileiros mediados pelas TDIC. Em particular, os resultados indicaram que o Coral Virtual mediado pelas TDIC influenciou a percepção dos participantes, promovendo um aumento em sentimentos positivos, como bem-estar individual e senso de pertencimento ao grupo. Em suma, o Coral Virtual demonstrou ser uma atividade benéfica e eficaz para atender aos requisitos musicais e emocionais tradicionalmente cumpridos pelo Coral Presencial, ao mesmo tempo em que se afirma como uma nova e distinta linguagem artística.ItemTese de doutorado Interação entre comportamento e fisiologia em morcegos frugívoros(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-10) Miguel, Pedro Henrique ; Cruz-Neto, Ariovaldo P. ; Batisteli, Augusto Florisvaldo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A perda e fragmentação de habitat, resultantes de mudanças no uso e cobertura da terra por ações humanas, estão entre as principais causas da perda de biodiversidade em todo o mundo. Os morcegos frugívoros, sendo importantes dispersores de sementes, podem ser particularmente afetados por essas mudanças ambientais, inclusive quanto a seu comportamento, fisiologia e sua relação com patógenos. A personalidade reflete a estabilidade nas respostas comportamentais individuais ao longo do tempo (ou seja, o padrão de repetibilidade), e diferentes traços de personalidade podem estar associados, formando síndromes comportamentais. No entanto, poucos estudos analisaram a existência de traços de personalidade e síndromes comportamentais em morcegos frugívoros, o impacto da perda de habitat e a infecção viral. Neste contexto, esta tese aborda três assuntos principais, estruturada em três capítulos: (1) a existência de personalidade e síndromes comportamentais em morcegos frugívoros, (2) os efeitos da perda de habitat no comportamento e fisiologia desses morcegos, e (3) a influência da degradação do habitat e do comportamento na ocorrência de vírus em morcegos. O primeiro capítulo destacou a presença de padrão de alta repetibilidade individual em comportamentos de docilidade, atividade e ousadia em Artibeus lituratus e Carollia perspicillata, mas com síndromes comportamentais diferentes para cada espécie. Em C. perspicillata, os três comportamentos estavam correlacionados, enquanto em A. lituratus, apenas docilidade e ousadia estavam correlacionadas. Esses resultados sugerem variações nas pressões seletivas específicas de cada espécie. O segundo capítulo investigou os efeitos da perda de habitat no comportamento de docilidade e na fisiologia dos morcegos, utilizando a região Cantareira-Mantiqueira como área de estudo. Os resultados mostraram que a cobertura florestal influencia significativamente os níveis de estresse fisiológico, indicados pelo proxy da análise de células brancas feitos através da razão neutrófilo/linfócito, e a condição corporal dos morcegos. Maior cobertura florestal foi associada a menores níveis de estresse fisiológico, indicados pela razão neutrófilo/linfócito. Também houve uma relação positiva entre a razão neutrófilo/linfócito e a docilidade. No entanto não houve uma relação direta significativa entre a cobertura florestal e o comportamento de docilidade. Isso sugere que a influência do ambiente sobre o comportamento pode ser mediada por efeitos fisiológicos, como o estresse. O terceiro capítulo analisou a influência da perda de habitat e da docilidade na ocorrência de vírus da família Coronaviridae em morcegos na Mata Atlântica, com amostras coletadas da saliva e de material retal para detecção viral. Foi observado que a ocorrência de vírus aumenta com a porcentagem de cobertura florestal e com a docilidade dos morcegos. Áreas com maior cobertura florestal podem suportar populações mais densas de morcegos, facilitando a transmissão viral, enquanto morcegos mais dóceis são mais propensos a infecções devido ao aumento das interações sociais. Esses achados ressaltam a importância de integrar análises comportamentais, ecológicas e imunológicas nas estratégias de conservação e monitoramento de zoonoses, contribuindo para a compreensão dos impactos das mudanças ambientais na biodiversidade e na saúde dos ecossistemas. A compreensão detalhada dos comportamentos individuais e suas correlações com o ambiente e a fisiologia é essencial para entender melhor as respostas dos morcegos às mudanças ambientais e os potenciais riscos de zoonoses.ItemTese de doutorado Mistura de agrotóxicos pode prejudicar a saúde, comportamento e reprodução de abelhas solitárias nativas?(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-19) Tadei, Rafaela ; Malaspina, Osmar ; Silva-Zacarin, Elaine Cristina Mathias da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O uso de agrotóxicos se destaca entre um dos fatores que intensificam o declínio mundial de populações de abelhas. Dentre as espécies de abelhas descritas no mundo, mais de 70% possuem hábitos solitários. Contudo, a regulamentação de agrotóxicos e maior parte dos estudos são realizados em laboratório e tem como foco a abelha social Apis mellifera. Sabendo-se que a sensibilidade e rotas de exposição aos agrotóxicos de abelhas solitárias diferem da espécie modelo A. mellifera, essas diferenças precisam ser levadas em consideração para conservação de espécies nativas. Contudo, os efeitos dos agrotóxicos em espécies solitárias brasileiras não são conhecidos pela falta de metodologias existentes para manejo das espécies e realização dos testes. Dessa forma, esse trabalho objetivou avaliar os efeitos da exposição aos agrotóxicos em uma espécie de abelha solitária neotropical, Centris analis, e na abelha solitária europeia Osmia bicornis. Para isso, foi desenvolvido um método de manutenção de adultos de C. analis em condições laboratoriais e em condições de semi-campo. Em condições laboratoriais, a caracterização da sensibilidade aos agrotóxicos de machos e fêmeas de C. analis foi realizada pela exposição oral ao inseticida de referência dimetoato. Após a padronização da metodologia, adultos de C. analis foram expostas oralmente por 48 horas ao inseticida acetamiprido (7 ng/µL) e ao fungicida azoxistrobina (10 ng/µL), isolados e combinados, para avaliação de efeitos letais e subletais por parâmetros histológicos e comportamentais. Em O. bicornis, a sensibilidade de machos e fêmeas foi comparada pela exposição oral aguda ao flupiradifurona. Em seguida, avaliou-se o efeito da combinação da exposição oral crônica ao flupiradifurona e infecção ao patógeno Vairimorpha (Nosema) ceranae em O. bicornis. Nos ensaios com C. analis observou-se que machos e fêmeas se adaptaram as metodologias laboratoriais e de semi-campo, sobrevivendo por mais de 30 dias nessas condições. A comparação da dose letal média do dimetoato obtida para C. analis com a reportada na literatura para Apis mellifera, mostrou que C. analis pode ser mais sensível à exposição aos agrotóxicos. Ademais, nos testes de exposição oral ao dimetoato e nos ensaios com acetamiprido foram observadas diferenças de sensibilidade entre machos e fêmeas, sendo que machos de C. analis foram mais sensíveis que fêmeas. Mesmo em uma concentração considerada subletal, o inseticida acetamiprido reduziu a sobrevivência, promoveu danos histológicos no intestino e corpo gorduroso e reduziu a mobilidade das abelhas. Em O. bicornis, fêmeas foram mais sensíveis ao flupiradifurona que machos. O ensaio de combinação de agrotóxico com patógenos revelou que essa combinação pode apresentar um grande risco às populações de abelhas solitárias devido ao seu efeito letal. Portanto, os experimentos em condições controladas mostraram a viabilidade do uso de C. analis em estudos ecotoxicológicos. Os resultados da exposição aos agrotóxicos evidenciaram que essas substâncias podem prejudicar a saúde, comportamento e reprodução de abelhas solitárias. Assim, futuros estudos devem ser desenvolvidos em regiões neotropicais para entender esses efeitos nas populações naturais e em combinação com outros estressores, como patógenos e mudanças climáticas.ItemTese de doutorado Educação especial no ensino superior: potencialidades e desafios na construção de uma educação inclusiva(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-17) Rosalen, Patrícia Cristina ; Azevedo, Maria Antonia Ramos de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vivemos um tempo de valorização da diversidade humana e isso requer, emergencialmente, outras formas de ensinar; inclusive de ensinar a ensinar. Apesar da consciência das dificuldades que se impõem, acreditamos que a educação inclusiva é um grande desafio possível mediante a (re)organização dos espaços, formação de pessoal e compreensão dos processos de aprendizagem na diferença, além do trabalho em parceria onde os conhecimentos são respeitados e somados para o alcance de um objetivo maior. Nossa concepção de educação inclusiva parte dos princípios que constam na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, em que educação é um dos direitos de todo homem. Com o intuito de facilitar o trabalho educativo no espaço onde a diversidade está presente defendemos as ideias de trabalho colaborativo e/ou em parceria numa proposta de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e inserção de Tecnologia Assistiva (TA) no contexto da sala de aula. A sala de aula na Universidade é uma possibilidade de enfrentarmos tantas barreiras, rotulações e tratamentos desiguais; mas, para que seja efetivamente inclusiva, a Universidade deve prever em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) formas de atuação para que os alunos público-alvo da educação especial (PAEE) tenham acesso, apoios e condições de permanência, bem como sucesso em suas trajetórias acadêmicas. Nesse sentido, a tese que se apresenta objetivou analisar a implementação da política institucional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sob os pressupostos da educação inclusiva para alunos público-alvo da educação especial (PAEE), destacando potencialidades e desafios que essa implementação permite através do olhar dos gestores, docentes que de alguma forma estiveram envolvidos com a temática da inclusão dos referidos alunos na universidade e discentes indicados pelos demais participantes. Dele – o objetivo principal – derivaram outros objetivos mais específicos, dentre os quais destacamos: refletir sobre as propostas de inclusão de alunos público-alvo da educação especial pelas Universidades indicadas através da análise do PDI, PPI e PPP; conceituar Educação Inclusiva e suas implicações no contexto universitário, bem como trabalho colaborativo e/ou em parceria (Coensino), Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e Tecnologia Assistiva. Para o alcance dos objetivos foram realizados diálogos e entrevistas semiestruturadas com 04 gestores das referidas universidades, de forma virtual, ao longo do ano de 2022 e início de 2023. Da mesma forma, foram realizados encontros virtuais com 05 docentes e 07 discentes indicados pelos gestores. Como resultado da pesquisa, podemos indicar que as Universidades se pretendem inclusivas disponibilizando vagas através de Políticas Afirmativas, bem como oferecem suporte para docentes e discentes por intermédio de seus Núcleos de Acessibilidade e Inclusão. Todavia, ainda há diversos aspectos que se constituem como desafios para garantir a permanência dos alunos PAEE com sucesso em seus percursos formativos. Apontamos, de forma audaciosa, algumas propostas para o Ensino Superior que se pretende inclusivo, a saber: manutenção das Políticas de Ações Afirmativas; Núcleo e/ou Secretaria e/ou Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão vinculados diretamente à Reitoria; Formação continuada de docentes vinculada ao Plano de Carreira; Atendimento Educacional Especializado.ItemTese de doutorado Diário de uma professora: implicações estéticas da docência na formação do leitor/autor(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-07) Lazo, Lara Jatkoske ; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trata-se esta pesquisa de reflexões e análises da estética de produções escritas em prosa e de um método literário criado em aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública de ensino fundamental I e II, tempo integral e de ambiente e propostas agropecuárias. Observar como se desenvolve o processo de leitura e escrita com foco na estética do discurso em sala de aula possibilita novas formas de abertura dos sentidos e aprendizagens, tanto para o docente como para o discente. Objetivou-se compreender a relação estética de ensino/aprendizagem de leitura e escrita e analisar, mostrar e compreender o impacto dos textos literários na metodologia de ensino, na sua influência na relação do professor com a leitura e a escrita discentes e na busca por um embrião estilístico na escrita adolescente. A metodologia utilizada é quantiqualitativa e se triparte em etapas que se misturam: a) observações do método literário utilizado nas aulas e uso do método narrativo e autobiográfico; b) procedimento de análise reflexiva na escrita da tese, a partir de uma paráfrase formal da obra literária Diário de um escritor (1873): meia carta de um sujeito (2016) de Dostoiévski, direcionada por palavras dela; c) análise de dados e análise linguística rítmica de discursos de esquizofrênicos para reflexão de elementos da linguagem; análise de conteúdo e momentos de análise do discurso de redações de 2021 e 2022; procedimento de “escansão do comprimento rítmico” de 140 redações e de oito (8) discursos de pessoas com esquizofrenia. Como resultado, a hipótese da existência de um estilo individual na escrita de cada adolescente não se corroborou, mas, sim, a de tendências rítmicas e sintáticas para alguns e para os três grupos analisados. Conclui-se que o método literário utilizado na sala de aula abriu a percepção a elementos estéticos influentes no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa e possibilitou mudanças e movimentos no método e nas propostas didáticas envolvidas com leitura e escrita, além de outras novas formas de olhar, abordar e entender a prática de leitura e o ensino/aprendizagem da escrita no Ensino Fundamental II.ItemTese de doutorado Efeitos da estocasticidade demográfica sobre a dinâmica de comunidades e metacomunidades(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Jacobi, Cristina Mariana ; Barros, Tadeu de Siqueira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Compreender os processos e mecanismos ecológicos que moldam a variação biológica em diferentes níveis, desde genes até a biosfera, é um dos maiores e mais persistentes desafios da Ecologia. Embora grande parte das pesquisas se concentre em compreender como a composição de espécies é moldada por relações determinísticas (ex. tolerância aos ambientes poluídos), também é crucial considerar o papel do acaso na dinâmica das comunidades. Nesta tese, investigo como uma faceta do acaso – a estocasticidade demográfica – influencia a variação espacial e temporal de comunidades e metacomunidades. Eu analisei extensas bases de dados sobre variáveis ambientais e abundância de peixes em riachos ao longo do tempo, utilizando duas abordagens: modelagem matemática baseada em princípios que regem a montagem de comunidades e informada por dados observados; e modelagem estatística baseada em modelos lineares generalizados e informada por modelos matemáticos. No primeiro capítulo, testei a hipótese de que a composição de espécies em comunidades formadas por populações pequenas é mais afetada pela deriva ecológica e menos influenciada pela seleção ambiental do que comunidades compostas por populações grandes. Relacionei uma medida de diversidade beta com o tamanho de 541 comunidades distribuídas entre 32 metacomunidades. Depois, eu medi a força da relação entre a composição de espécies e o ambiente dentro dessas metacomunidades. Encontrei que a composição de espécies variava mais entre as comunidades conforme reduziam em tamanho e que a relação comunidade-ambiente enfraquecia com a diminuição do tamanho. No segundo capítulo, investiguei como a estocasticidade demográfica se propaga para níveis mais altos de organização biológica no tempo. Selecionei 39 metacomunidades compostas no total por 468 comunidades, amostradas entre 1981 e 2019. Medi a variabilidade temporal da composição de espécies em escala local e regional e relacionei com o tamanho das comunidades, a extensão e o número de amostras das séries temporais, a riqueza de espécies e com a variação temporal de variáveis ambientais. O tamanho das comunidades foi o principal fator determinante da variabilidade temporal da composição de espécies em escala local, com comunidades menores exibindo maior variação ao longo do tempo. Em escala regional, não encontrei relação estatística entre a variabilidade temporal na composição de espécies e o tamanho das comunidades. Entretanto, os dados exibiram uma tendência negativa podendo indicar que uma relação poderia surgir com mais amostras. Em suma, os resultados corroboram a hipótese de que a composição de espécies em comunidades menores é mais variável no espaço e tempo e avançam em relação a estudos anteriores demonstrando que além de variar mais, a composição de espécies em comunidades menores é menos relacionada ao ambiente (mais imprevisível). Além disso, os resultados indicam que a influência da estocasticidade demográfica sobre a dinâmica temporal de comunidades e metacomunidades depende da escala, sendo mais forte na escala local. É possível inferir que o tamanho da comunidade influencia a importância dos processos de deriva e seleção e que medidas de conservação que visem o aumento do tamanho das comunidades podem evitar variações imprevisíveis na abundância das espécies e reduzir o risco de extinções locais.