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Rio Claro - IB - Instituto de Biociências

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254496

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  • ItemTese de doutorado
    Programas de ciclovias recreativas como tecnologias políticas de agenciamento da mobilidade ativa por bicicleta
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Troncoso, Leandro Dri Manfiolete ; Martins, Carlos José ; Jimenez Muñoz, Jorge Andrés ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese de doutorado tem por objetivo diagnosticar de que maneira quatro programas de ciclovias recreativas sul-americanos podem ser configurados como tecnologias políticas de agenciamento da mobilidade ativa por bicicleta, especificamente em duas metrópoles, Bogotá D.C., Colômbia e São Paulo, Brasil. Ciclovias recreativas consistem em eventos de abertura temporária das vias públicas aos moradores da cidade, para desfrutarem de um espaço seguro e gratuito à realização de atividades físicas, com restrição do acesso de veículos motorizados. Acontecem em um dia fixo da semana (domingos e feriados), com duração média de seis horas e nomenclatura variável ao país onde se realiza o programa. A partir das análises discursivas compostas de documentos e depoimentos de gestores do Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) de Bogotá D.C., da estratégia Vías Activas y Saludables (VAS) do Ministério do Esporte da Colômbia, da Ciclofaixa Operacional de Lazer e do Programa Ruas Abertas, ambos da cidade de São Paulo, problematiza-se em que medida estes programas constituem-se por meio de tecnologias políticas de governo das condutas da população usuária com bicicleta no espaço das vias públicas. Diante da operação planejada de um evento temporário que envolve uma gestão qualificada e inclusiva de trânsito e uma organização institucional específica, busca-se apresentar suas condições de possibilidade de incentivo massivo ao uso da bicicleta, em um ambiente social comumente hostil no compartilhamento viário.
  • ItemTese de doutorado
    Xanthomonas citri subsp. citri: population genomic structure in the state of São Paulo and citrus canker biocontrol potential of novel bacteriophages
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Zamunér, Caio Felipe Cavicchia ; Ferreira, Henrique ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A citricultura é uma das atividades econômicas de maior importância no Brasil, especialmente no estado de São Paulo, responsável pelo posto da maior região exportadora de suco concentrado e maior produtor de laranja-doce no mundo. Dentre numerosas ameaças à produção agrícola, o cancro cítrico ainda possui a relevância de uma doença de grande importância que afeta a produção citrícola. A agente causal é a bactéria Gram-negativa Xanthomonas citri subsp. citri (X. citri) que provoca lesões necróticas nos tecidos vegetais jovens e acaba por trazer grandes perdas em qualidade e produtividade. Desde a introdução do cancro cítrico no Brasil em 1957, inúmeras medidas de manejo foram implementadas ao longo dos anos na tentativa de suplantar o espalhamento da doença, notadamente o uso de bactericidas a base de cobre. Passados dez anos da implementação da atual legislação para manejo do cancro, a presença de árvores sintomáticas nos pomares passou a ser permitida pela primeira vez. Nesse contexto, muito pouco se sabe sobre a diversidade genética e estrutura da população de X. citri no campo, conhecimento que pode ser útil para um melhor entendimento epidemiológico da doença e direcionar medidas para seu controle. Ainda, com o crescente interesse no uso de métodos mais sustentáveis para o manejo de doenças agrícolas e com a emergência de linhagens bacterianas resistentes, alternativas ao uso do cobre devem ser buscadas. Com isso, o presente trabalho objetivou construir uma ampla biblioteca de novas isolados bacterianos, provenientes de pomares no estado de São Paulo, bem como isolar novos bacteriófagos líticos capazes de infectar X. citri, para melhor entender a estrutura populacional presente no campo, a diversidade de bactérias/bacteriófagos e avaliar o potencial de aplicação destes vírus como biocontrole. Desse modo, a primeira seção deste documento traz uma breve revisão da literatura acerca da importância do cancro cítrico, as bases da infeção e manejo, assim como sobre o uso de bacteriófagos no contexto da agricultura. Na segunda seção do documento é apresentada construção de um banco de dados público (pubMLST) baseado nos sequenciamentos genômicos de isolados históricos de X. citri. O uso das ferramentas disponíveis a partir do banco construído pode servir como uma rápida ferramenta para avaliar aspectos epidemiológicos da doença. Na terceira seção, a diversidade genômica e estrutura populacional foi mais profundamente explorada a partir de análises com novos isolados bacterianos obtidos em São Paulo durante o período de 2018 a 2021. Finalmente, a quarta seção deste documento a diversidade de novos bacteriófagos isolados nos pomares de São Paulo foi avaliada. Além disso, os fagos foram caracterizados quanto a sua gama de hospedeiros, sobrevivência em diferentes condições e potencial uso como biocontrole do cancro cítrico em estudos de casa de vegetação.
  • ItemTese de doutorado
    Ecotoxicidade de solos contaminados com os herbicidas flumioxazin e imazetapir e as consequências desta contaminação para a saúde ambiental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Gonçalves, Matheus de Moraes Cunha ; Morales, Maria Aparecida Marin ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O uso intensivo de herbicida vem aumentando a preocupação com seus riscos de contaminação ambiental. Muitos autores reportam que a utilização desses químicos causa graves danos ao solo, às águas subterrâneas e superficiais, a flora e a fauna. O aumento desses agrotóxicos no meio ambiente afeta negativamente a biota, reduzindo a taxa de sobrevivência, crescimento e de reprodução, aumentando a mortalidade e promovendo mudanças comportamentais, fisiológicas e genéticas. A soja é a leguminosa de maior cultivo no mundo, e que também tem uma grande representatividade na agricultura brasileira. Porém, um dos principais problemas da sua produção é a presença de plantas invasoras nas culturas, cujo controle é, na sua grande maioria, feito pela aplicação de herbicidas na cultura. As moléculas imazetapir e flumioxazin vêm sendo muito utilizadas como alternativa para o controle de plantas invasoras da soja. O flumioxazin é considerado um herbicida de degradação rápida, portanto não persistente em solo, enquanto que o imazetapir apresenta uma longa persistência no solo, o que pode ser um risco para organismos não-alvos, e para contaminação de águas subterrâneas e superficiais. Devido aos riscos ambientais ocasionados pelos herbicidas, esse trabalho teve como objetivo avaliar, por meio de bioensaios ecotoxicológicos, os potenciais efeitos dos herbicidas flumioxazin e imazetapir, isolados e em mistura, sobre a biota eventualmente exposta às suas ações. Para avaliar os efeitos tóxicos desses herbicidas, foram realizados ensaios de fitotoxicidade com Lactuca sativa, de citogenotoxicidade com Allium cepa e de reprodução com o microartropode Folsomia candida. Foram coletadas amostras de solos de locais com histórico de dois anos de aplicação destes herbicidas, isolados e em misturas, antes (amostragem 1) e após o terceiro ano de aplicação dos agrotóxicos (amostragem 2). Foram também avaliados solos artificialmente contaminados com diferentes concentrações (2 ml/L; 3 ml/L; 4 ml/L; 5 ml/L; 6 ml/L) de uma fomulação comercial composta da mistura destes dois herbicidas citados acima. A avaliação dos solos com histórico de contaminação mostraram que ambos os períodos de amostragem (1 e 2) resultaram em danos fitotóxicos em L. sativa, prejudicando o desenvolvimento das raízes. Também foram verificados efeitos citogenotóxicos em células meristemáticas de A. cepa. Esses testes mostraram que a mistura dos herbicidas apresenta efeito tóxico mais evidente do que os herbicidas aplicados isoladamente, além de uma possível persistência desses produtos no ambiente edáfico. A análise de diferentes concentrações da mistura dos produtos, mostrou que mesmo em baixas concentrações (menores o que a indicada para aplicação no campo, pelo fabricante) já apresentaram potencial tóxicos, tanto nos testes de fitotoxicidade com alface, como nos testes de citogenotoxicidade com cebola. Por outro lado, nenhuma das concentrações testadas afetou negativamente a reprodução do colembolos. Nossos resultados indicam que os herbicidas imazetapir e flumioxazin, isolados e em mistura, podem causar danos tóxicos a organismos não-alvo, apresentando um potencial de risco ambiental. Provavelmente, existe uma interação sinérgica entre os princípios ativos dos herbicidas produtos, visto houve um acréscimo de toxicidade quando eles foram usados em mistura.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação da escrita no processo de alfabetização e projeto de reforço na rede municipal de Rio Claro – SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Zacharias-Carolino, Aline Gasparini ; Osti, Andréia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese tem como objetivo geral investigar as formas de avaliação da escrita adotadas por professoras alfabetizadoras, pertencentes às salas regulares e às salas de reforços, das turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Rio Claro – SP. Como objetivos específicos pretende-se: (a) identificar os parâmetros para encaminhamento dos estudantes ao projeto de reforço, devido a dificuldades frente ao processo de alfabetização, com ênfase na escrita; (b) descrever medidas educacionais, via políticas públicas em âmbito municipal, direcionadas ao atendimento a esse público específico; (c) realizar um levantamento da quantidade de escolas de E.F. existentes no município, identificando e caracterizando o número de estudantes atendidos em turmas de reforço; e (d) caracterizar as propostas didático-metodológicas utilizadas no trabalho pedagógico com os estudantes das turmas de reforço, visando auxiliar na superação das dificuldades apresentadas. Isto posto, participaram da pesquisa quinze professoras, sendo doze professoras da sala regular atuantes em turmas do 1º ao 3º ano e três professoras do projeto de reforço, uma atuante com as turmas de 2º ano, a partir da docência compartilhada e duas em turmas de 3º ano, que se caracterizavam como multisseriadas, na medida em que envolviam estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental I. Desse modo, a coleta de dados envolveu três momentos: entrevista semiestruturada e coleta de instrumentos avaliativos com professoras alfabetizadoras; levantamento e caracterização, junto a Secretaria da Educação, do número de alunos atendidos no projeto de reforço, e observação das aulas de reforço, assim como entrevista com professoras responsáveis pelas turmas e coleta de instrumentos avaliativos. Os resultados indicam que o ditado surge como principal instrumento avaliativo utilizado em turmas do 1º a 3º ano, embora receba graus de significância distintos. No contexto do projeto de reforço, tal instrumento também é mencionado, porém seu uso apresenta diversas inconsistências, indicando uma incontestável indeterminação e falta de intencionalidade quanto ao como e o que se avalia. Ademais, constatou-se uma falta de progressão entre os conteúdos avaliados nos dois âmbitos e identificou-se que pressupostos da avaliação formativa estavam presentes de forma difusa nas práticas das professoras participantes, apresentando grandes variações ou abordando elementos de forma isolada. Como consequência, o encaminhamento ao projeto de reforço demonstrou não possuir critérios claramente definidos, recebendo influência direta da concepção das professoras sobre o processo de ensino-aprendizagem e avaliação. As observações das práticas didático-pedagógicas desenvolvidas nesse contexto aludem tanto a trabalhos pautados nos métodos sintéticos, como propostas fundamentadas em abordagens construtivistas e ainda aquelas que se mostraram mistas, pois abordavam elementos ancorados em diferentes concepções, manifestando um evidente ecletismo teórico. Por fim, considera-se que o projeto de reforço pode se constituir como uma importante política educacional municipal que privilegia o respeito à diversidade e ritmos de aprendizagem, com práticas de alfabetização contextualizadas e inclusivas, desde que haja clareza quanto à sua função, aliada ao delineamento de metas e objetivos consistentes, com progressão e articulação entre o que é ensinado e o que é avaliado. Caso contrário, corre-se o risco de que esse espaço incida na reprodução das desigualdades educacionais e perpetuação de formas de exclusão intraescolar.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação de novos sanitizantes de ação antimicrobiana
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-14) Mendes, Carolina Rosai ; Montagnolli, Renato Nallin ; Bidoia, Ederio Dino ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Alimentos frescos são frequentemente vetores para surtos de doenças como intoxicação alimentar com vômitos, diarreias e desidratação. Essa categoria de alimentos não usa processamento convencional de esterilização. Portanto, a sanitização desses alimentos são constantemente uma preocupação de saúde publica. Atualmente, novas categorias de sanitizantes são aplicadas em alimentos de consumo humano, cujos compostos são moléculas alternativas ao cloro. Esses sanitizantes livre de cloro foram estabelecidos após a organização mundial da saúde (OMS) divulgar os efeitos negativos da molécula de cloro no organismo, como problemas endócrinos. As nanopartículas de óxido de zinco (NPsZnO) é um sanitizante versátil com aplicações promissoras na categoria de sanitizantes alternativos. As NPsZnO é um antimicrobiano ativo contra um amplo espectro de microrganismos patogênicos. Outra categoria é a sanitização eletrolitica, cuja produção de cloro residual depende exclusivamente do tipo de sais adicionado à solução para produção de uma água eletrolítica com atividade bactericida. Se os parâmetros do processo forem adequadamente controlados, o tratamento elimina as principais bactérias patogênicas. Compostos sanitizantes extraídos de extratos naturais são estudados em destaque para os óleos essenciais. Essa categoria, apresenta atividade bactericida, fungicida; Além de alguns óleos essenciais apresentarem ação antioxidante na superfície do alimento, sendo vantajoso para o desenvolvimento de compostos de ação antimicrobiana para uso como sanitizante. Portanto, nesse estudo foram avaliados diferentes sanitizantes alternativos com potencial antimicrobiano contra cepas patogênicas de interesse.
  • ItemTese de doutorado
    Estrutura da comunidade, estoque, produção e deposição de serapilheira e macronutrientes em fragmentos remanescentes de floresta estacional semidecidual restaurados e degradados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-11) Abe, Natália ; Rossatto, Davi Rodrigo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O desmatamento global levou à perda de mais de um terço das florestas mundiais. Esse processo também resultou na criação de fragmentos florestais menores, isolados e sujeitos a impactos de borda. Na Mata Atlântica, o desmatamento associado à agricultura, especialmente à cana-de-açúcar, causou grande fragmentação, com florestas remanescentes dominadas por pequenos fragmentos. Esses fragmentos podem ser divididos em restaurados e degradados. Os restaurados são áreas de proteção permanentes e os degradados são áreas de reserva legal, em sucessão ecológica. Essas transformações afetam a estrutura e funcionamento dessas áreas, diminuindo o recrutamento de espécies arbóreas e favorecendo a invasão por espécies exóticas e lianas. Além disso, ocorrem alterações na disponibilidade de nutrientes, como nitrogênio e fósforo. Neste estudo, comparamos padrões de riqueza de espécies arbóreas e de indivíduos juvenis, assim como o estoque e produção de serapilheira e deposição de nitrogênio (N) e fósforo (P) entre áreas degradadas e restauradas de florestas estacionais semideciduais. Encontramos maior riqueza de espécies arbóreas e de indivíduos juvenis nas áreas restauradas, assim como maior estoque e produção de serapilheira. No estoque de serapilheira não encontramos diferenças de N. Nas demais coletas, a diferença ocorreu na estação seca, com maiores picos nas áreas restauradas. Na estação chuvosa, a deposição não se diferenciou. Quanto ao P, houve diferença no estoque e produção, cujas maiores deposições ocorreram nas áreas restauradas. Essas diferenças se dão pelo histórico de uso dos diferentes fragmentos.
  • ItemTese de doutorado
    Coral virtual: as atividades do canto coral no Brasil durante a pandemia da COVID-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Amato, Daniel Chris ; Hiraga, Cynthia Yukiko ; Fornari, José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pandemia da COVID-19 limitou muitas atividades humanas ao ambiente virtual da Internet, com o propósito de não disseminar o vírus. Diversas atividades só foram possíveis de se manter com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Dentre estas atividades, o Coral Virtual se estabeleceu como alternativa de manutenção do Coral Presencial. Esta pesquisa ampliou o entendimento do uso das TDIC para as atividades de corais no Brasil, a partir do seguinte problema: Como se deram as atividades dos corais brasileiros durante a pandemia da COVID-19? Ela também se investigou as atividades do Canto Coral brasileiro, cujo distanciamento social foi imposto pelos governos devido à pandemia, em específico: (i) descrever o perfil dos participantes dos corais brasileiros durante a pandemia; (ii) identificar as estratégias utilizadas para a atividade do Coral Virtual durante as restrições em função desta pandemia; (iii) refletir, a partir das percepções dos participantes, sobre as estratégias adotadas para o Coral Virtual em relação ao Coral Presencial. Esta pesquisa empregou um método de pesquisa transversal online, de natureza qualitativa de levantamento (i.e., do tipo survey). Como instrumento de pesquisa, um questionário contendo 53 questões, entre múltipla escolha e de respostas abertas foi aplicado online, com 53 questões, de múltipla escolha e questões abertas, foi aplicado online. Um total de 880 participantes de todo território nacional, entre cantores e regentes, responderam ao questionário. Estatísticas descritivas foram realizadas para caracterização da amostra e para caracterizar as estratégias utilizadas para as atividades do Coral Virtual. Os dados referentes às respostas textuais dos participantes foram analisados qualitativamente pelo software Atlas.ti. Os resultados da pesquisa indicaram a participação dos corais brasileiros mediados pelas TDIC. Em particular, os resultados indicaram que o Coral Virtual mediado pelas TDIC influenciou a percepção dos participantes, promovendo um aumento em sentimentos positivos, como bem-estar individual e senso de pertencimento ao grupo. Em suma, o Coral Virtual demonstrou ser uma atividade benéfica e eficaz para atender aos requisitos musicais e emocionais tradicionalmente cumpridos pelo Coral Presencial, ao mesmo tempo em que se afirma como uma nova e distinta linguagem artística.
  • ItemTese de doutorado
    Interação entre comportamento e fisiologia em morcegos frugívoros
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-10) Miguel, Pedro Henrique ; Cruz-Neto, Ariovaldo P. ; Batisteli, Augusto Florisvaldo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A perda e fragmentação de habitat, resultantes de mudanças no uso e cobertura da terra por ações humanas, estão entre as principais causas da perda de biodiversidade em todo o mundo. Os morcegos frugívoros, sendo importantes dispersores de sementes, podem ser particularmente afetados por essas mudanças ambientais, inclusive quanto a seu comportamento, fisiologia e sua relação com patógenos. A personalidade reflete a estabilidade nas respostas comportamentais individuais ao longo do tempo (ou seja, o padrão de repetibilidade), e diferentes traços de personalidade podem estar associados, formando síndromes comportamentais. No entanto, poucos estudos analisaram a existência de traços de personalidade e síndromes comportamentais em morcegos frugívoros, o impacto da perda de habitat e a infecção viral. Neste contexto, esta tese aborda três assuntos principais, estruturada em três capítulos: (1) a existência de personalidade e síndromes comportamentais em morcegos frugívoros, (2) os efeitos da perda de habitat no comportamento e fisiologia desses morcegos, e (3) a influência da degradação do habitat e do comportamento na ocorrência de vírus em morcegos. O primeiro capítulo destacou a presença de padrão de alta repetibilidade individual em comportamentos de docilidade, atividade e ousadia em Artibeus lituratus e Carollia perspicillata, mas com síndromes comportamentais diferentes para cada espécie. Em C. perspicillata, os três comportamentos estavam correlacionados, enquanto em A. lituratus, apenas docilidade e ousadia estavam correlacionadas. Esses resultados sugerem variações nas pressões seletivas específicas de cada espécie. O segundo capítulo investigou os efeitos da perda de habitat no comportamento de docilidade e na fisiologia dos morcegos, utilizando a região Cantareira-Mantiqueira como área de estudo. Os resultados mostraram que a cobertura florestal influencia significativamente os níveis de estresse fisiológico, indicados pelo proxy da análise de células brancas feitos através da razão neutrófilo/linfócito, e a condição corporal dos morcegos. Maior cobertura florestal foi associada a menores níveis de estresse fisiológico, indicados pela razão neutrófilo/linfócito. Também houve uma relação positiva entre a razão neutrófilo/linfócito e a docilidade. No entanto não houve uma relação direta significativa entre a cobertura florestal e o comportamento de docilidade. Isso sugere que a influência do ambiente sobre o comportamento pode ser mediada por efeitos fisiológicos, como o estresse. O terceiro capítulo analisou a influência da perda de habitat e da docilidade na ocorrência de vírus da família Coronaviridae em morcegos na Mata Atlântica, com amostras coletadas da saliva e de material retal para detecção viral. Foi observado que a ocorrência de vírus aumenta com a porcentagem de cobertura florestal e com a docilidade dos morcegos. Áreas com maior cobertura florestal podem suportar populações mais densas de morcegos, facilitando a transmissão viral, enquanto morcegos mais dóceis são mais propensos a infecções devido ao aumento das interações sociais. Esses achados ressaltam a importância de integrar análises comportamentais, ecológicas e imunológicas nas estratégias de conservação e monitoramento de zoonoses, contribuindo para a compreensão dos impactos das mudanças ambientais na biodiversidade e na saúde dos ecossistemas. A compreensão detalhada dos comportamentos individuais e suas correlações com o ambiente e a fisiologia é essencial para entender melhor as respostas dos morcegos às mudanças ambientais e os potenciais riscos de zoonoses.
  • ItemTese de doutorado
    Mistura de agrotóxicos pode prejudicar a saúde, comportamento e reprodução de abelhas solitárias nativas?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-19) Tadei, Rafaela ; Malaspina, Osmar ; Silva-Zacarin, Elaine Cristina Mathias da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O uso de agrotóxicos se destaca entre um dos fatores que intensificam o declínio mundial de populações de abelhas. Dentre as espécies de abelhas descritas no mundo, mais de 70% possuem hábitos solitários. Contudo, a regulamentação de agrotóxicos e maior parte dos estudos são realizados em laboratório e tem como foco a abelha social Apis mellifera. Sabendo-se que a sensibilidade e rotas de exposição aos agrotóxicos de abelhas solitárias diferem da espécie modelo A. mellifera, essas diferenças precisam ser levadas em consideração para conservação de espécies nativas. Contudo, os efeitos dos agrotóxicos em espécies solitárias brasileiras não são conhecidos pela falta de metodologias existentes para manejo das espécies e realização dos testes. Dessa forma, esse trabalho objetivou avaliar os efeitos da exposição aos agrotóxicos em uma espécie de abelha solitária neotropical, Centris analis, e na abelha solitária europeia Osmia bicornis. Para isso, foi desenvolvido um método de manutenção de adultos de C. analis em condições laboratoriais e em condições de semi-campo. Em condições laboratoriais, a caracterização da sensibilidade aos agrotóxicos de machos e fêmeas de C. analis foi realizada pela exposição oral ao inseticida de referência dimetoato. Após a padronização da metodologia, adultos de C. analis foram expostas oralmente por 48 horas ao inseticida acetamiprido (7 ng/µL) e ao fungicida azoxistrobina (10 ng/µL), isolados e combinados, para avaliação de efeitos letais e subletais por parâmetros histológicos e comportamentais. Em O. bicornis, a sensibilidade de machos e fêmeas foi comparada pela exposição oral aguda ao flupiradifurona. Em seguida, avaliou-se o efeito da combinação da exposição oral crônica ao flupiradifurona e infecção ao patógeno Vairimorpha (Nosema) ceranae em O. bicornis. Nos ensaios com C. analis observou-se que machos e fêmeas se adaptaram as metodologias laboratoriais e de semi-campo, sobrevivendo por mais de 30 dias nessas condições. A comparação da dose letal média do dimetoato obtida para C. analis com a reportada na literatura para Apis mellifera, mostrou que C. analis pode ser mais sensível à exposição aos agrotóxicos. Ademais, nos testes de exposição oral ao dimetoato e nos ensaios com acetamiprido foram observadas diferenças de sensibilidade entre machos e fêmeas, sendo que machos de C. analis foram mais sensíveis que fêmeas. Mesmo em uma concentração considerada subletal, o inseticida acetamiprido reduziu a sobrevivência, promoveu danos histológicos no intestino e corpo gorduroso e reduziu a mobilidade das abelhas. Em O. bicornis, fêmeas foram mais sensíveis ao flupiradifurona que machos. O ensaio de combinação de agrotóxico com patógenos revelou que essa combinação pode apresentar um grande risco às populações de abelhas solitárias devido ao seu efeito letal. Portanto, os experimentos em condições controladas mostraram a viabilidade do uso de C. analis em estudos ecotoxicológicos. Os resultados da exposição aos agrotóxicos evidenciaram que essas substâncias podem prejudicar a saúde, comportamento e reprodução de abelhas solitárias. Assim, futuros estudos devem ser desenvolvidos em regiões neotropicais para entender esses efeitos nas populações naturais e em combinação com outros estressores, como patógenos e mudanças climáticas.
  • ItemTese de doutorado
    Educação especial no ensino superior: potencialidades e desafios na construção de uma educação inclusiva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-17) Rosalen, Patrícia Cristina ; Azevedo, Maria Antonia Ramos de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Vivemos um tempo de valorização da diversidade humana e isso requer, emergencialmente, outras formas de ensinar; inclusive de ensinar a ensinar. Apesar da consciência das dificuldades que se impõem, acreditamos que a educação inclusiva é um grande desafio possível mediante a (re)organização dos espaços, formação de pessoal e compreensão dos processos de aprendizagem na diferença, além do trabalho em parceria onde os conhecimentos são respeitados e somados para o alcance de um objetivo maior. Nossa concepção de educação inclusiva parte dos princípios que constam na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, em que educação é um dos direitos de todo homem. Com o intuito de facilitar o trabalho educativo no espaço onde a diversidade está presente defendemos as ideias de trabalho colaborativo e/ou em parceria numa proposta de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e inserção de Tecnologia Assistiva (TA) no contexto da sala de aula. A sala de aula na Universidade é uma possibilidade de enfrentarmos tantas barreiras, rotulações e tratamentos desiguais; mas, para que seja efetivamente inclusiva, a Universidade deve prever em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) formas de atuação para que os alunos público-alvo da educação especial (PAEE) tenham acesso, apoios e condições de permanência, bem como sucesso em suas trajetórias acadêmicas. Nesse sentido, a tese que se apresenta objetivou analisar a implementação da política institucional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sob os pressupostos da educação inclusiva para alunos público-alvo da educação especial (PAEE), destacando potencialidades e desafios que essa implementação permite através do olhar dos gestores, docentes que de alguma forma estiveram envolvidos com a temática da inclusão dos referidos alunos na universidade e discentes indicados pelos demais participantes. Dele – o objetivo principal – derivaram outros objetivos mais específicos, dentre os quais destacamos: refletir sobre as propostas de inclusão de alunos público-alvo da educação especial pelas Universidades indicadas através da análise do PDI, PPI e PPP; conceituar Educação Inclusiva e suas implicações no contexto universitário, bem como trabalho colaborativo e/ou em parceria (Coensino), Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e Tecnologia Assistiva. Para o alcance dos objetivos foram realizados diálogos e entrevistas semiestruturadas com 04 gestores das referidas universidades, de forma virtual, ao longo do ano de 2022 e início de 2023. Da mesma forma, foram realizados encontros virtuais com 05 docentes e 07 discentes indicados pelos gestores. Como resultado da pesquisa, podemos indicar que as Universidades se pretendem inclusivas disponibilizando vagas através de Políticas Afirmativas, bem como oferecem suporte para docentes e discentes por intermédio de seus Núcleos de Acessibilidade e Inclusão. Todavia, ainda há diversos aspectos que se constituem como desafios para garantir a permanência dos alunos PAEE com sucesso em seus percursos formativos. Apontamos, de forma audaciosa, algumas propostas para o Ensino Superior que se pretende inclusivo, a saber: manutenção das Políticas de Ações Afirmativas; Núcleo e/ou Secretaria e/ou Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão vinculados diretamente à Reitoria; Formação continuada de docentes vinculada ao Plano de Carreira; Atendimento Educacional Especializado.
  • ItemTese de doutorado
    Diário de uma professora: implicações estéticas da docência na formação do leitor/autor
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-07) Lazo, Lara Jatkoske ; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Trata-se esta pesquisa de reflexões e análises da estética de produções escritas em prosa e de um método literário criado em aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública de ensino fundamental I e II, tempo integral e de ambiente e propostas agropecuárias. Observar como se desenvolve o processo de leitura e escrita com foco na estética do discurso em sala de aula possibilita novas formas de abertura dos sentidos e aprendizagens, tanto para o docente como para o discente. Objetivou-se compreender a relação estética de ensino/aprendizagem de leitura e escrita e analisar, mostrar e compreender o impacto dos textos literários na metodologia de ensino, na sua influência na relação do professor com a leitura e a escrita discentes e na busca por um embrião estilístico na escrita adolescente. A metodologia utilizada é quantiqualitativa e se triparte em etapas que se misturam: a) observações do método literário utilizado nas aulas e uso do método narrativo e autobiográfico; b) procedimento de análise reflexiva na escrita da tese, a partir de uma paráfrase formal da obra literária Diário de um escritor (1873): meia carta de um sujeito (2016) de Dostoiévski, direcionada por palavras dela; c) análise de dados e análise linguística rítmica de discursos de esquizofrênicos para reflexão de elementos da linguagem; análise de conteúdo e momentos de análise do discurso de redações de 2021 e 2022; procedimento de “escansão do comprimento rítmico” de 140 redações e de oito (8) discursos de pessoas com esquizofrenia. Como resultado, a hipótese da existência de um estilo individual na escrita de cada adolescente não se corroborou, mas, sim, a de tendências rítmicas e sintáticas para alguns e para os três grupos analisados. Conclui-se que o método literário utilizado na sala de aula abriu a percepção a elementos estéticos influentes no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa e possibilitou mudanças e movimentos no método e nas propostas didáticas envolvidas com leitura e escrita, além de outras novas formas de olhar, abordar e entender a prática de leitura e o ensino/aprendizagem da escrita no Ensino Fundamental II.
  • ItemTese de doutorado
    Efeitos da estocasticidade demográfica sobre a dinâmica de comunidades e metacomunidades
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Jacobi, Cristina Mariana ; Barros, Tadeu de Siqueira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Compreender os processos e mecanismos ecológicos que moldam a variação biológica em diferentes níveis, desde genes até a biosfera, é um dos maiores e mais persistentes desafios da Ecologia. Embora grande parte das pesquisas se concentre em compreender como a composição de espécies é moldada por relações determinísticas (ex. tolerância aos ambientes poluídos), também é crucial considerar o papel do acaso na dinâmica das comunidades. Nesta tese, investigo como uma faceta do acaso – a estocasticidade demográfica – influencia a variação espacial e temporal de comunidades e metacomunidades. Eu analisei extensas bases de dados sobre variáveis ambientais e abundância de peixes em riachos ao longo do tempo, utilizando duas abordagens: modelagem matemática baseada em princípios que regem a montagem de comunidades e informada por dados observados; e modelagem estatística baseada em modelos lineares generalizados e informada por modelos matemáticos. No primeiro capítulo, testei a hipótese de que a composição de espécies em comunidades formadas por populações pequenas é mais afetada pela deriva ecológica e menos influenciada pela seleção ambiental do que comunidades compostas por populações grandes. Relacionei uma medida de diversidade beta com o tamanho de 541 comunidades distribuídas entre 32 metacomunidades. Depois, eu medi a força da relação entre a composição de espécies e o ambiente dentro dessas metacomunidades. Encontrei que a composição de espécies variava mais entre as comunidades conforme reduziam em tamanho e que a relação comunidade-ambiente enfraquecia com a diminuição do tamanho. No segundo capítulo, investiguei como a estocasticidade demográfica se propaga para níveis mais altos de organização biológica no tempo. Selecionei 39 metacomunidades compostas no total por 468 comunidades, amostradas entre 1981 e 2019. Medi a variabilidade temporal da composição de espécies em escala local e regional e relacionei com o tamanho das comunidades, a extensão e o número de amostras das séries temporais, a riqueza de espécies e com a variação temporal de variáveis ambientais. O tamanho das comunidades foi o principal fator determinante da variabilidade temporal da composição de espécies em escala local, com comunidades menores exibindo maior variação ao longo do tempo. Em escala regional, não encontrei relação estatística entre a variabilidade temporal na composição de espécies e o tamanho das comunidades. Entretanto, os dados exibiram uma tendência negativa podendo indicar que uma relação poderia surgir com mais amostras. Em suma, os resultados corroboram a hipótese de que a composição de espécies em comunidades menores é mais variável no espaço e tempo e avançam em relação a estudos anteriores demonstrando que além de variar mais, a composição de espécies em comunidades menores é menos relacionada ao ambiente (mais imprevisível). Além disso, os resultados indicam que a influência da estocasticidade demográfica sobre a dinâmica temporal de comunidades e metacomunidades depende da escala, sendo mais forte na escala local. É possível inferir que o tamanho da comunidade influencia a importância dos processos de deriva e seleção e que medidas de conservação que visem o aumento do tamanho das comunidades podem evitar variações imprevisíveis na abundância das espécies e reduzir o risco de extinções locais.
  • ItemTese de doutorado
    Produção de enzima cutinase fúngica e avaliação na hidrólise do polietileno tereftalato
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-16) Bucioli, Elaine Cristina ; Angelis, Derlene Attili de ; Brienzo, Michel ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O polietileno tereftalato (PET) é um plástico com características que favorecem seu uso em embalagens de produtos alimentícios, como garrafas de refrigerantes e água, tornando rápido seu uso e descarte no meio ambiente. Diante dessa problemática, esse estudo buscou avaliar a produção da enzima cutinase por 13 linhagens de fungos, em ensaios de biodegradação em meio líquido utilizando o PET presente comercialmente em garrafas de água como principal fonte de carbono, e em meios contendo indutores. Dentre as hidrolases capazes de romper ligações ésteres, as lipases e cutinases são eficazes na despolimerização de polímeros. As cutinases, em particular, têm sido estudadas por suas características semelhantes à PETase. Bioensaios com fragmentos do polímero ocorreram em caldo de batata-dextrose (BDC) contendo três cubos (plugs de + 0,5 cm2) de micélios fúngicos com 7 dias de crescimento em BDA a 28 °C. Os frascos foram incubados com agitação a 100 rpm durante 14 dias a 28 °C. A atividade da cutinase foi determinada utilizando uma adaptação do método espectrofotométrico da hidrólise do p-nitrofenilbutirato (p-NPB) a 405 nm. O isolado Fusarium sp CBMAI 2266 foi o que apresentou a maior atividade enzimática (0,20 U/mL) em meio utilizando fragmento de PET. A avaliação do melhor tempo de fermentação também foi realizada evidenciando 18 dias como o período de melhor produção de cutinase. Foram realizados ensaios buscando avaliar a eficiência de indutores e alguns fatores que poderiam influenciar na obtenção da enzima, sendo identificado como agentes favoráveis sendo, o farelo de trigo e palmitato de cetila, além da agitação. Os resultados encontrados nesse trabalho pelas análises de MEV, DSC, FTIR e CG-MS, após a exposição do polímero por 14 dias ao extrato enzimático bruto, sugerem que a cutinase tem ação de hidrólise química sobre sua superfície, indicando a possibilidade do uso dessa enzima na reciclagem do PET.
  • ItemTese de doutorado
    Selecionando estratégias ecofisiológicas em espécies do Cerrado: uma abordagem utilizando ausência e presença de distúrbio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-28) Antonio, Ariadne Cristina de ; Rossatto, Davi Rodrigo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Cerrado, uma das savanas mais biodiversas do mundo, enfrenta frequentemente distúrbios naturais como o fogo, que são cruciais na modelagem da composição e das estratégias ecofisiológicas de sua flora. Esses eventos não apenas influenciam a diversidade de espécies, mas também promovem a seleção de adaptações específicas que permitem às plantas sobreviver e prosperar em condições ambientais adversas. Compreender essas adaptações é essencial para prever como essas comunidades responderão às mudanças climáticas e aos métodos de gestão do fogo. Esta tese investiga as respostas fenológicas, anatômicas e fisiológicas das espécies do Cerrado em face ao regime de fogo anual e à ausência de fogo, explorando como essas respostas afetam a capacidade de recuperação e adaptação das plantas. Os objetivos específicos incluem avaliar as respostas fenológicas das comunidades vegetais à exposição ao fogo frequente, examinar as adaptações na morfologia e anatomia foliar, e investigar as adaptações fisiológicas e nutricionais das espécies em resposta à presença e ausência de fogo. As hipóteses testadas foram que: (1) espécies em áreas frequentemente queimadas apresentariam fenofases antecipadas devido a alterações no microclima e na disponibilidade de recursos após o fogo; (2) a exposição contínua ao fogo levaria ao desenvolvimento de características foliares mesomórficas, refletindo uma estratégia de mais aquisitiva de recursos; (3) espécies em áreas queimadas mostrariam maior eficiência fotossintética e concentração de nutrientes foliares, demonstrando adaptações das plantas para maximizar a captação de luz e nutrientes em ambientes perturbados. No Capítulo I, verificou-se que o fogo não alterou a fenologia das espécies expostas ao fogo frequente. No Capítulo II, constatou-se que, apesar de não haver diferenças significativas na maioria dos atributos foliares examinados entre as parcelas queimadas e não queimadas, a exposição anual ao fogo parece induzir o desenvolvimento de características mesomórficas, como uma maior área foliar específica. No Capítulo III, as áreas queimadas apresentaram maior concentração de fósforo no solo, enquanto as folhas apresentaram maior concentração de potássio. Além disso, houve um aumento significativo das taxas de troca gasosa, refletindo adaptações das plantas para maximizar a absorção de recursos em ambientes com alta disponibilidade de nutrientes pós-distúrbio. Os resultados desta pesquisa destacam a resiliência e a capacidade de adaptação das espécies do Cerrado a distúrbios recorrentes, como o fogo, mostrando poucas mudanças nos atributos foliares em regimes de fogo anuais e pouco intensos.
  • ItemTese de doutorado
    A docência instrucional da caserna: características do contexto de produção e reprodução do habitus profissional de instrutores de educação física de uma academia militar do interior do estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Teche-de-Farias, Tamara Aretta Mauerberg ; Souza Neto, Samuel de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese teve como objetivo investigar as características do contexto de produção e reprodução do habitus profissional, os saberes profissionais e o processo de socialização dos Instrutores de Educação Física de uma Academia Militar. Optamos pela pesquisa qualitativa, estudo de caso, utilizando como técnica para coleta de dados as observações in-natura (naturalista – não participante), entrevistas (semiestruturadas) e análise das práticas (autoetnografia). No que se refere a organização e análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Bardin (2010), constitui-se de cinco etapas: a pré-análise; a exploração do material; o tratamento dos resultados, inferência e a interpretação. Os participantes da pesquisa foram seis instrutores militares formados em Educação Física em instituições de ensino civis pertencentes à Seção de Educação Física da Academia da Força Aérea em Pirassununga -SP. A pesquisa teve como principal aporte teórico as ideais de habitus e o processo de socialização ancoradas nos aportes advindos de Pierre Bourdieu. Apresentamos três disposições que emergiram dos dados codificados sendo: o “Modo de Ser Instrutor", "Modos de Ensinar", e “O habitus profissional na constituição das práticas dos instrutores de Educação Física de uma Academia Militar”, essas categorias de análises resultaram em várias outras subdisposições. Ousamos utilizar a inflexão do conceito de habitus (BOURDIEU, 1983) para habitus instrucional, retratando a estruturação de um modo de ser e agir dos Instrutores de Educação Física na situação de ensino específica de uma Academia Militar. Temos como considerações, uma educação verticalizada, altamente controlada pelo repertório técnico de ações especificas (comandos, fraseologias, movimentos adequados, postura - prevista em normativas). Temos vestígios de uma educação com características de fé na missão executada, que realiza juramento de fidelidade contando inclusive com o "sacrifício da própria vida", se necessário, e que cultiva o amor à profissão, a fidelidade e o espírito de servir à pátria (instituição conservadora - nomos militar), retratando o sacerdócio do oficialato militar, investida de caráter sacramental que semeia valores morais institucionalizados (ethos militar), de outro lado, temos características do ofício associadas às habilidades técnicas específicas (educação operacionalizada aplicacionista e tecnicista) sendo caracterizado por uma ocupação tradicional/artesanal que possui suas próprias normas (código de honra). Observamos elementos essenciais para a profissionalização docente almejada, tais como: salários atrativos, estágio de adaptação à carreira, prestígio e status social, atratividade profissional, aspectos que envolvem o capital cultural, gerando encantamento e formação contínua com dispensas para estudos. Vale destacar que observamos também uma dominação carismática do contexto. Vemos elementos da desprofissionalização, com ênfase em três aspectos sendo o caráter temporário dos Instrutores, a falta de autonomia, devido às barreiras e à culturalização. Em terceiro, a desconfiança do próprio trabalho e da competência profissional, resultando no sentimento de obsolescência em relação ao próprio conhecimento do Instrutor. Vale destacar as múltiplas funções desempenhadas, acumulando em ações administrativas, questões jurídicas, que extrapolam os conhecimentos e formações desses Instrutores. Defendemos a necessidade de romper com essa estrutura arcaica de ensino baseada na modelagem, bem como com uma pedagogia que prioriza a visibilidade, a codificação das práticas e a imitação/reprodução de modelos. Em vez disso, buscamos promover contribuições para o desenvolvimento profissional dos instrutores, abrangendo os processos de socialização profissional docente e outros aspectos que favoreçam a profissionalização do ensino e a consolidação da docência. As transcrições revelam que tanto a formação inicial (licenciatura em Educação Física) quanto a formação continuada (pós-graduação) desempenham um papel crucial na construção dos saberes docentes, especialmente no que se refere aos saberes didático-pedagógicos, disciplinares e curriculares (TARDIF, 2014). Estes saberes são mobilizados, (re) configurados e incorporados ao exercício docente e às práticas pedagógicas, emergindo em um movimento que articula os saberes experienciais com outros conhecimentos, na composição que sustentamos ser o saber da tradição militar, que englobam os conhecimentos acumulados ao longo do tempo nas Forças Armadas. Quanto à socialização dos instrutores, é evidente a presença de relações intergeracionais.
  • ItemTese de doutorado
    Educação Ambiental e a relação animais humanos e não-humanos: um estudo a partir de periódicos internacionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-23) Simão, Felipe Pinto ; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Por meio de uma pesquisa do tipo “Estado da Arte”, objetivamos mapear a produção acadêmica veiculada em periódicos internacionais para investigar as relações estabelecidas entre animais humanos e não humanos e a pesquisa em Educação Ambiental. Para tanto, foram elaboradas as seguintes questões norteadoras: as relações estabelecidas entre animais humanos e não-humanos tem sido discutida no campo da pesquisa em Educação Ambiental? Que posicionamentos epistemológicos fundamentam essas pesquisas? Que autores são referenciados? Que metodologias são adotadas? Que críticas relativas à temática dos animais humanos e não humanos são elaboradas nos materiais analisados? As questões de natureza ética são tematizadas nesses materiais? Para tanto, recorremos à “Análise Textual Discursiva” para analisar um corpus documental composto por 32 artigos. Como resultado, identificamos a predominância de pesquisas com abordagens que se enquadram na chamada “Era Pós” ou “Pós-crítica”, em especial, as que se identificam com o “Pós-Humanismo”, o que pode ser explicado pelo fato desta tentar desfazer binários à medida que estabelece críticas ao Antropocentrismo. Dentre os principais autores referenciados pelos artigos, destacam-se as contribuições de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Paulo Freire e Donna Haraway. Em relação às metodologias, é possível afirmar que a "etnografia multiespécie” está em evidência devido a maior flexibilidade e sensibilidade nas abordagens de coleta e análise de dados. Também, identificamos artigos que se propõem a discutir essas relações por meio de “novas” perspectivas éticas, contudo, não corroboramos esse entendimento por compreendermos que os autores não criam ou utilizam novas perspectivas, mas sim, utilizam de diferentes referenciais para ampliar a moral humana de maneira que os animais não-humanos possam ser estudados e incluídos em pesquisas enquanto sujeitos, e não mais como objetos. A partir das análises realizadas consideramos que, apesar de ser um tema debatido por meio de diferentes perspectivas, é possível encontrar um padrão: a preocupação para que as aproximações teóricas e conceituais, não reproduzam modelos hierárquicos e antropocêntricos de se fazer pesquisa. Essa é uma semelhança que merece destaque por desafiar visões tradicionais ao mesmo tempo em que estabelece novos paradigmas educacionais e científicos, que podem contribuir para o desenvolvimento do campo de pesquisa em Educação Ambiental.
  • ItemTese de doutorado
    Práticas discursivas na pesquisa em educação ambiental e interculturalidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-27) Rédua, Laís de Souza ; Kato, Danilo Seithi ; Universidade do Estado de Minas Gerais
    Esta tese se concentrou na Interculturalidade como movimento discursivo para a Educação Ambiental nas práticas discursivas das pesquisas nesse campo de conhecimento. Os objetivos concentram-se em analisar práticas discursivas que mobilizam a Interculturalidade e a Educação Ambiental em um relato de pesquisa do campo da Educação Ambiental; compreender possíveis significados sobre a relação entre Educação Ambiental e Interculturalidade; e construir seus possíveis sentidos em funcionamento em uma tese que enuncia esses dois marcadores como centralidade. É uma pesquisa de Estado da Arte dos relatos de pesquisa stricto sensu reunidos na Plataforma Fracalanza. A sistematização contou com 26 dissertações e 2 teses, de recorte temporal entre 2003 e 2020. Na construção dos critérios da fase analítica, uma tese foi selecionada como corpus de pesquisa e submetida à análise discursiva, orientada principalmente pela perspectiva bakhtiniana. Os resultados apresentam 2 momentos de análises dos excertos da tese: significados e sentidos atribuídos à Educação Ambiental e à Interculturalidade; e características do funcionamento discursivo da estética, do conteúdo discursivo e do estilo de escrita da produção. A desaceleração das menções à Educação Ambiental e à Interculturalidade e os movimentos de hiperconceituação como possíveis táticas de valoração e pertencimento aos discursos do campo de conhecimento se destacaram. Interpelar para outros significados e sentidos que não estejam apenas subordinados a reforçar aqueles previamente aceitos é estratégia discursiva possível que a Interculturalidade apresenta para a Educação Ambiental. Esse encaminhamento reflete sobre a construção de aparatos interculturais como movimento discursivo mais presente no modo de fazer pesquisa do que nas escolhas conceituais e nos modos de orientar propriamente a escrita, que podem mobilizar da experiência vivida da pesquisa à escrita de um gênero de pesquisa.
  • ItemTese de doutorado
    A presença, a ausência e a presença-ausente da Filosofia como disciplina escolar no Ensino Secundário brasileiro (1890-1982)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-11) Almeida, Francis Silva de ; Pezzato, João Pedro
    O trabalho de pesquisa que apresentamos a seguir encontra-se circunstanciado pela linha de pesquisa Linguagem, Experiência, Memória, Formação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' – UNESP, campus de Rio Claro. Trata-se de uma pesquisa historiográfica focada na história das disciplinas escolares, que incorpora os procedimentos da análise documental aos pressupostos do paradigma indiciário, com o objetivo de compreender as razões subjacentes à inclusão ou exclusão da Filosofia como disciplina do currículo do Ensino Secundário brasileiro. O período analisado se estende da primeira reforma educacional, efetuada por Benjamin Constant em 1890, até a Lei nº 7.044, de 18 de Outubro de 1982. O corpus documental da pesquisa é composto pelos seguintes decretos e leis: Decreto nº 981/1890; Constituição Federal de 1891; Decreto nº 3.890/1901; Decreto nº 8.659/1911; Decreto nº 11.530/1915; Decreto nº 16.782-A/1925; Decreto nº 19.890/1931; Constituição Federal de 1934; Constituição Federal de 1937; Decreto nº 4.244/1942; LDBEN nº 4.024/1961; Portaria nº 614/1951; Lei nº 5.692/1971; Lei nº 7.044/1982. As análises propostas ao longo do texto questionam por que a escola ensina o que ensina, quem decide se a Filosofia será ensinada e por quê. Essas análises recuperam as narrativas e processos de circulação, interação e empréstimos sociais e culturais presentes nos contextos de cada uma das reformas investigadas, enquanto questionam as forças políticas e econômicas envolvidas no desenvolvimento, implementação e normalização das políticas educacionais no período histórico em questão. Nesse sentido, indiciam um território de litígio marcado pela relação de implicação e influência mútua entre a macropolítica e a micropolítica, razão pela qual defendemos a tese de que a presença, a ausência e a presença-ausente da Filosofia no currículo da escola secundária republicana entre 1890 e 1982 reflete um arranjamento maior de princípios e sentidos outros que não se encerram nos limites da epistemologia ou do método filosófico, mas que albergam tanto as questões econômicas imbricadas na e pela política pragmática do currículo, quanto a retórica hegemônica de legitimação dos saberes escolares.
  • ItemTese de doutorado
    Estrutura da paisagem como preditor da diversidade taxonômica e funcional de anfíbios na Mata Atlântica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-05) Vancine, Maurício Humberto ; Ribeiro, Milton Cezar
    A perda e fragmentação de habitat devido a mudanças no uso e cobertura da terra por ações antrópicas são uma das principais causas da perda de biodiversidade em todo o mundo. Essas modificações envolvem perda, fragmentação e degradação do habitat. A atuação conjunta desses processos altera as características da paisagem, impactando múltiplos componentes da biodiversidade, como a diversidade taxonômica, genética, filogenética e funcional nas comunidades. Os anfíbios estão entre os organismos mais influenciados pelas características do ambiente, principalmente devido aos seus atributos morfológicos, fisiológicos e ecológicos intrínsecas. A Mata Atlântica contém mais de 720 espécies de anfíbios, das quais mais de 500 espécies (cerca de 70%) são endêmicas, sendo que 46 espécies se encontram em algum grau de ameaça de extinção, principalmente devido à agricultura e expansão urbana. Porém, apesar das intensas mudanças na cobertura e uso da terra na Mata Atlântica nos últimos 50 anos, poucos estudos analisaram a estrutura da paisagem num contexto espaço-temporal para grandes escalas de tempo para esse bioma. Tendo em vista essas questões, nesta tese, respondemos a duas questões principais, estruturada em quatro capítulos: (1) uma envolvendo a dinâmica espaço-temporal da estrutura da paisagem de todo o bioma da Mata Atlântica, e outra (2) em como estrutura da paisagem afeta as dimensões taxonômicas e funcionais de comunidades de anuros neste mesmo bioma. Relacionado a cada uma dessas questões, nós organizamos parte dos dados reunidos e tornamos os mesmos disponíveis para a toda a comunidade científica, por meio de dois data papers: (3) o primeiro com 500 rasters das informações de métricas de paisagem, topografia, hidrografia e antrópicas (ATLANTIC SPATIAL); e (4) o segundo com atributos funcionais morfológicos e ecológicos de parte da diversidade de anfíbios ao longo de toda a Mata Atlântica (ATLANTIC AMPHIBIAN TRAITS). O primeiro capítulo destacou a importância da legislação e da análise da dinâmica da paisagem para auxiliar nos futuros programas de conservação e restauração da biodiversidade na Mata Atlântica. O segundo capítulo gerou dados que permitem a integração eficiente de dados ambientais e de biodiversidade, assim como planejamento da paisagem, conservação da biodiversidade e programas de restauração florestal na Mata Atlântica. O terceiro capítulo demonstrou que a quantidade de habitat florestal, assim como a quantidade de habitat aquático e a conexão entre ambos são fundamentais para a manter múltiplos aspectos da diversidade de anuros na Mata Atlântica. E por fim, o quarto capítulo disponibiliza um valioso conjunto de dados para o avanço de pesquisas sobre os impactos antrópicos e das alterações climáticas na diversidade funcional dos anfíbios na Mata Atlântica.
  • ItemTese de doutorado
    Polimorfismo de cor no gênero Brachycephalus (Anura: Brachycephalidae): abordagens genéticas e evolução
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-31) Monteiro, Juliane Petry de Carli ; Haddad, Célio Fernando Baptista ; Lyra, Mariana Lúcio ; Condez, Thais Helena ; University of Veterinary Medicine Hanover
    Animal color signals play crucial roles in diverse communication systems influenced by natural and sexual selection. From integumentary color production to the visual color perception, a complex interplay of biotic and abiotic mechanisms contributes to the evolutionary dynamics between signal senders and receivers. Aposematic species employ warning bright colors to signal the presence of chemical defences, while cryptic colors aid in environmental blending. Aposematism in amphibians has independently evolved across unrelated taxa, often associated with diurnal activity, and resulting in color polymorphism within a species. The miniaturized and aposematic pumpkin toadlets of the genus Brachycephalus, endemic of the Brazilian Atlantic Forest, also display bright colors (orange/yellow), chemical defences, and diurnal activity. However, color differences have been used as evolutionary divergence to describe new species. In this study, we focused for the first time to understand the genotype-phenotype relationships in Brachycephalus. In the first chapter, we recovered the homoplasy of pumpkin toadlet phenotype (aposematic coloration, likely presence of chemical defences, and body shape morphology) in the genus throughout phylotranscriptomic analysis. Also, we provided evidence of color polymorphism in B. actaeus by inclusion of different morphs. The second chapter explores the genetic basis of color variation in B. actaeus through skin transcription. Morph coloration, assessed from a non-human perspective, demonstrated cryptic green to conspicuous orange perception. Skin histology characterized melanophores and xanthophores, which were proportional related with the color i.e. a higher density of melanophores in the green morph. Our results shown that melanin-related genes were predominately associated with color variation in B. actaeus underlining the role of polygenic and diversity regulation of color in frogs. In the third chapter, we investigated intraspecific variation in B. actaeus using genomic, phenotypic, and acoustic data across its geographic distribution. The results strongly support high intraspecific variation, likely influenced by aposematism and miniaturization. Altogether, these findings establish a comprehensive foundation for exploring color signal diversity in Brachycephalus. The research carries challenging implications understanding the color function and evolution within this genus.