Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental

dc.contributor.advisorMiller, Stela [UNESP]
dc.contributor.authorSgavioli, Priscila Chaves [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.issued2007-02
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e orientar estudos, reflexões e procedimentos metodológicos, sobre os projetos de leitura e escrita, com um grupo de seis professoras do ciclo I do Ensino Fundamental, de uma escola estadual da cidade de Marília (S.P.). Com isso, buscamos alterar as suas concepções de projetos e do processo de ensino e de aprendizagem. Para alcançar tal objetivo adotamos como metodologia de pesquisa a pesquisa-ação, por entendermos que essa metodologia prioriza os caracteres qualitativos, valorizando esses aspectos no problema estudado e porque todos os envolvidos na pesquisa se tornam agentes participantes do processo de resolução de um problema. Os resultados obtidos indicam que a realização dos projetos de leitura e escrita propiciou a transformação do processo de ensino e de aprendizagem, alterando a qualidade das produções (recepção e produção de textos) dos alunos envolvidos na pesquisa e também a prática pedagógica das docentes responsáveis pelas salas participantes da pesquisa.pt
dc.description.abstractThe present research had as its main purpose to develop and direct studies, reflections and methodological proceedings, about projects of reading and writing, with a group of six teachers that worked with Cycle I of Elementary School, in an official school of Marília city (S.P.). By means of that work, we aimed to alter their conceptions about projects and processes of teaching and learning. In order to reach that aim, we adopted the researchaction as our methodology, because we understand that this kind of methodology emphasizes the qualitative characteristics, giving value to those aspects in the studied problem and because all the persons involved in the research become participant agents of the process of a problem solving. The obtained results indicate that the accomplishment of the projects of reading and writing conducted to the transformation of the process of teaching and learning, changing the quality of the productions (reading and text production) of the students involved in the research and also the pedagogical practice of the teachers responsible for the classrooms that participate in the research.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent163 f. : il.
dc.identifier.aleph000492416
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationSGAVIOLI, Priscila Chaves. Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental. 2007. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
dc.identifier.filesgavioli_pc_me_mar.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91233
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt
dc.subjectLeitura (Ensino de primeiro grau)pt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectFormação de leitores e produtores de textospt
dc.subjectProjetos de leitura e escritapt
dc.subjectPedagogy of projectsen
dc.subjectReading and writing projectsen
dc.subjectReadingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleOs projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamentalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sgavioli_pc_me_mar.pdf
Tamanho:
3.28 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format