Publicação: Orientação profisional na formação de professores para o século XXI
dc.contributor.author | Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:34Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:34Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa em Orientação Profissional na Abordagem Sócio Histórica é demonstrar os resultados acerca da escolha profissional com uma população formada por pré - vestibulandos de Marília, SP, no ano de 2012.Tal pesquisa foi realizada pela autora e alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Objetivos: 1) verificar o lugar e importância da Orientação Profissional (OP) na formação de professores, o papel que o pedagogo pode desempenhar auxiliando na escolha de uma profissão 2) investigar o que significa na vida do aluno vestibulando a sua escolha profissional, 3) identificar qual é a concepção que possuem a respeito do tema trabalho, 4) propiciar atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional, 5) estimulá-los a elaborarem um projeto de vida pessoal e profissional. Método: pesquisa-ação com base em Thiollent (2008). Foram realizados 10 encontros na UNESP onde os 13 sujeitos estabeleceram relações interpessoais por meio de discussões, leituras vídeos, dinâmicas de grupo e refletiram sobre vários aspectos que determinam sua escolha profissional, bem como se dá o processo de construção de uma carreira no século XXI. Os resultados apontaram que a intervenção pedagógica foi eficaz, visto que a maioria dos sujeitos conseguiu fazer a sua escolha profissional, adquiriram o conceito de trabalho de forma mais elaborada e construíram um projeto de vida pessoal e profissional. Os resultados mostram que o pedagogo poderia contribuir com os seus alunos na conscientização dos mesmos sobre o conceito de trabalho, de escolha profissional e da possibilidade do estudo levá-los a alcançar maiores objetivos de vida, estimulando-os na busca do conhecimento para a construção de uma carreira profissional. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | |
dc.format.extent | 10929-10940 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10929-10940 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-10929-10940.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141574 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Orientação profisional na formação de professores para o século XXI | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Psicologia da Educação - FFC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-10929-10940.pdf
- Tamanho:
- 543.27 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format