As expressões de gênero e a manifestação docente no contexto escolar: um estudo de caso à luz da teoria crítica
Carregando...
Data
Orientador
Lopes, Rodrigo Barbosa 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação se vincula à linha de pesquisa Desenvolvimento Humano, diferença e valores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Presidente Prudente. O tema abordado se relaciona com conceito de gênero, compreendido como categoria ligada a uma construção histórico-social, atrelada à classe e a status, responsável pela definição de papéis desigualmente atribuídos a homens e mulheres na sociedade. O estudo busca compreender se é possível identificar desigualdades e violências de gênero na educação escolar e a percepção docente sobre estas questões, suas crenças, opiniões e práticas. Trata-se de um estudo de caso em uma escola pública estadual do interior de São Paulo, construído sob a ótica da Teoria Crítica a partir de uma abordagem qualitativa.
Resumo (inglês)
This dissertation is linked to the Human Development, Difference and Values Research line of the Graduate Program in Education of the Faculty of Science and Technology - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Presidente Prudente Campus. The theme of society regarding a gender relationship The study understands whether it is possible to identify gender inequalities and violence in school education and the teachers' perception of these issues, their beliefs, opinions and practices. This is a case study in a state public school in the interior of São Paulo, built from the perspective of Critical Theory from a qualitative approach.
Descrição
Palavras-chave
Gênero, Escola, Percepção docente, Política de educação, Violência de gênero, Violência de gênero na escola, Percepção docente sobre gênero, Gender, School, Teacher perception, Education policy, Gender violen, Gender violence, Gender violence at school, Teaching perception about gender
Idioma
Português

