Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

As expressões de gênero e a manifestação docente no contexto escolar: um estudo de caso à luz da teoria crítica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Lopes, Rodrigo Barbosa

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta dissertação se vincula à linha de pesquisa Desenvolvimento Humano, diferença e valores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Presidente Prudente. O tema abordado se relaciona com conceito de gênero, compreendido como categoria ligada a uma construção histórico-social, atrelada à classe e a status, responsável pela definição de papéis desigualmente atribuídos a homens e mulheres na sociedade. O estudo busca compreender se é possível identificar desigualdades e violências de gênero na educação escolar e a percepção docente sobre estas questões, suas crenças, opiniões e práticas. Trata-se de um estudo de caso em uma escola pública estadual do interior de São Paulo, construído sob a ótica da Teoria Crítica a partir de uma abordagem qualitativa.

Resumo (inglês)

This dissertation is linked to the Human Development, Difference and Values Research line of the Graduate Program in Education of the Faculty of Science and Technology - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Presidente Prudente Campus. The theme of society regarding a gender relationship The study understands whether it is possible to identify gender inequalities and violence in school education and the teachers' perception of these issues, their beliefs, opinions and practices. This is a case study in a state public school in the interior of São Paulo, built from the perspective of Critical Theory from a qualitative approach.

Descrição

Palavras-chave

Gênero, Escola, Percepção docente, Política de educação, Violência de gênero, Violência de gênero na escola, Percepção docente sobre gênero, Gender, School, Teacher perception, Education policy, Gender violen, Gender violence, Gender violence at school, Teaching perception about gender

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Tecnologia
FCT
Campus: Presidente Prudente


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação