Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estratégias de comunicação intercultural: estudo de caso do California on Board: promovendo a Califórnia como destino aos brasileiros

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Cabral, Raquel

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Relações Públicas - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Diante do cenário de globalização atual, o encontro de culturas distintas é uma realidade. Este contato permite que ocorra o fenômeno da interculturalidade, que pressupõe a presença de sujeitos em diálogo, e por isso, necessita veementemente da comunicação. Porém, nem sempre apenas o contato é suficiente para que ocorra de fato a interculturalidade, pois vai requerer outras estratégias e variáveis complexas para a efetiva interação e integração entre culturas. Nesse contexto, a comunicação intercultural pode ser um meio para o desenvolvimento do diálogo intercultural, sendo o turismo um dos fenômenos que permite essa interação. Esta pesquisa teve como objetivo compreender as estratégias de comunicação no projeto California On Board, que por meio de uma série televisiva composta por cinco episódios, promoveu a divulgação do estado da Califórnia, localizado nos Estados Unidos, entre os viajantes brasileiros. Os objetivos específicos são: identificar os princípios da comunicação intercultural; compreender os princípios da comunicação intercultural utilizados no projeto California On Board e compreender a identidade construída da Califórnia no projeto California On Board. Para alcançar tais objetivos, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica; estudo de caso e análise de conteúdo da série. Como principais resultados, identificamos que convencer os brasileiros com potencial de ir à Califórnia, por meio de uma parceria com a mídia, segmentação de público e escolha do idioma em português foram as principais estratégias de comunicação encontradas no projeto.

Resumo (inglês)

Given the current scenario of globalization, the meeting of different cultures is a reality. This contact allows the phenomenon of interculturality to occur, which presupposes the presence of subjects in dialogue, and for this reason, strongly needs communication. However, contact alone is not always enough for interculturality to occur, as it will require other strategies and complex variables for effective interaction and integration between cultures. In this context, intercultural communication can be a means for the development of intercultural dialogue, tourism being one of the phenomena that allows this interaction. This research aimed to understand the communication strategies in the California On Board project, which, through a five-episode television series, promoted the dissemination of the state of California, located in the United States, among Brazilian travelers. Specific objectives are: to identify the principles of intercultural communication; understand the principles of intercultural communication used in the California On Board project and understand California's built identity in the California On Board project. To achieve these goals, we use the bibliographic research as methodology; case study and content analysis of the series. As main results, we identified that convincing Brazilians with potential to go to California, through a partnership with the media, audience segmentation and language choice in Portuguese were the main communication strategies found in the project.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação intercultural, Estratégias de comunicação, Projeto California on Board, Comunicação e turismo, Intercultural communication, Communication strategies, California on Board Project, Communication and tourism

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação