Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estudo de Zoologia por comparação: criação de guias ilustrados

dc.contributor.advisorGadanucci, José Paulo Leite [UNESP]
dc.contributor.authorPorsani, Luana Nardez [UNESP]
dc.contributor.coadvisorMoraes, Tatiana Schneider Vieira de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2024-12-10T14:00:31Z
dc.date.available2024-12-10T14:00:31Z
dc.date.issued2024-11-13
dc.description.abstractO estudo da zoologia comparada é um método muito empregado dentro das Ciências Biológicas, e as chaves dicotômicas são ferramentas utilizadas neste ramo. Para aplicá-las no ensino de Hexapoda é necessário um conhecimento prévio a respeito de suas estruturas morfológicas, algo que muitas vezes não é realidade para os alunos no início da graduação ou em níveis básicos de ensino. Pensando nisso, e em como o ensino de Ciências e Biologia pode, em algumas situações, ter apenas características teóricas, foram elaborados kits didático compostos por uma coleção entomológica e guias ilustrados, um para cada nível de ensino, baseados em chaves dicotômicas, que vão se tornar mais complexas conforme o nível de ensino que se propõe. A partir da construção dos guias é possível demonstrar que um mesmo assunto pode ser tratado de maneiras diferentes sem que haja a perda de conteúdo ou possíveis erros conceituais.pt
dc.description.abstractThe study of comparative zoology is a method widely used within Biological Sciences, and dichotomous keys are tools used in this field. To apply them in teaching Hexapoda, prior knowledge about their morphological structures is necessary, something that is often not a reality for students at the beginning of their undergraduate studies or at basic levels of education. With this in mind, and how the teaching of Science and Biology can, in some situations, have only theoretical characteristics, a teaching kit was created consisting of an entomological collection and illustrated guides, one for each level of education, based on dichotomous keys, which they will become more complex depending on the level of education proposed. By creating the guide, it is possible to demonstrate that the same subject can be treated in different ways without losing content or possible conceptual errors.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/258773
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectZoologiapt
dc.subjectColeção entomológicapt
dc.subjectGuias ilustradospt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectKit didáticopt
dc.subjectZoologyen
dc.subjectEntomological collectionen
dc.subjectIllustrated guidesen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectTeaching kiten
dc.titleEstudo de Zoologia por comparação: criação de guias ilustradospt
dc.title.alternativeStudy of Zoology by comparison: creating illustrated guidesen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeMeu trabalho não apresentou defesapt
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Ciências Biológicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
porsani_ln_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
2.48 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
porsani_ln_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
245.47 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: