Logotipo do repositório
 

Publicação:
Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas

dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorFalco, Karina de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:14:38Z
dc.date.available2015-03-23T15:14:38Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO escotismo é um movimento de educação não formal, que tem como propósito contribuir e completar a educação do jovem, por meio de conceitos e valores baseados na promessa e Lei escoteira. Ajudando esse jovem a descobrir, e desenvolver seus potenciais sociais, físicos e afetivos, os preparando para a cidadania responsável, com um papel construtivo na sociedade, estimulando o contato, respeito e preservação do meio ambiente, a vida em equipe, o aprendizado através da prática e a execução de atividades variadas e atraentes. O movimento escoteiro tem como fundador um ex general inglês chamado Robert Stephnson Baden Powell, que em 1901 verificou a possibilidade de escrever para os jovens suas experiências relacionadas a sua vida e ao exército, com propósitos educacionais, surgindo assim a idéia do escotismo. Em 1907, após anos de estudos referentes a modelos educacionais e atividades para jovens, Powell escreveu um manual de adestramento intitulado “Escotismo para Rapazes”. Dentro deste contexto este estudo busca verificar as possibilidades de aplicação desses conceitos na Educação Física escolar abordando esse compromisso com o meio ambiente como forma de educação ambiental. Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar como o escotismo trata a questão do meio ambiente, em que medida valoriza e quais métodos e abordagens de ensino são utilizados. Para atingir tais objetivos foram ouvidos alguns escoteiros/ex-escoteiros. Metodologia: A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada em duas etapas, sendo a primeira referente a uma pesquisa bibliográfica, e a segunda etapa tratou-se de dar voz a exescoteiros A entrevista foi realizada com 6 escoteiros/ ex-escoteiros pertencentes a diferentes grupos. Resultados e Discussões: Com as respostas obtidas... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent48 f.
dc.identifier.aleph000632372
dc.identifier.citationFALCO, Karina de. Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas. 2010. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
dc.identifier.filefalco_k_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118964
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectEscotismopt
dc.titleEscotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicaspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
falco_k_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
192.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format