Logotipo do repositório
 

Publicação:
Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa

dc.contributor.authorChakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:15:15Z
dc.date.available2014-05-20T15:15:15Z
dc.date.issued1995-08-01
dc.description.abstractO artigo pretende mostrar como a questão dos fundamentos da prática docente é prioritária numa discussão sobre as falhas, incoerências e insatisfações do professor em sua tarefa diária, constituindo-se em ponto de partida para uma análise do ensino atual. São apontadas confusões e ambigüidades da prática docente, bem como a permanência de características da pedagogia tradicional, com suas suposições e implicações para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Ao final, são apresentados princípios psicológicos e epistemológicos da teoria piagetiana passíveis de fundamentar uma pedagogia ativa, e sugestões para sua efetivação na prática, visando atender à finalidade educacional de desenvolvimento das potencialidades do educando em novas bases.pt
dc.description.abstractThe paper intends to show how the question of the teaching practice groundworks is a top priority in a discussion about the teacher's failures, incoherences and dissatisfactions in his daily work. Such groundworks are considered as the starting point for an analysis of the present teaching. Misunderstandings and ambiguities of the teaching practice and the persistence of characteristics of traditional pedagogy are pointed out, together with its assumptions and implications for the students' development and learning as well. At the end, Piagetian psychological and epistemological principles on which an active pedagogy may be founded are presented along with some cues for its effectiveness in practice, intending to serve the educational aim of development of the learner's potentialities according to new basis.en
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da Educação
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da Educação
dc.format.extent37-52
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1995000100004
dc.identifier.citationPaidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, n. 8-9, p. 37-52, 1995.
dc.identifier.doi10.1590/S0103-863X1995000100004
dc.identifier.fileS0103-863X1995000100004.pdf
dc.identifier.issn0103-863X
dc.identifier.scieloS0103-863X1995000100004
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29521
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.relation.ispartofPaidéia (Ribeirão Preto)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectpedagogia ativapt
dc.subjectensino tradicionalpt
dc.subjectfundamentos da prática docentept
dc.subjectprincípios da teoria piagelianapt
dc.subjectactive pedagogyen
dc.subjecttraditional teachingen
dc.subjectteaching practice groundworksen
dc.subjectprinciples of Piagetian theoryen
dc.titleFundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativapt
dc.title.alternativeTeaching practice groundworks: towards an active pedagogyen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-863X1995000100004.pdf
Tamanho:
2.17 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: