Logotipo do repositório
 

Publicação:
Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990

dc.contributor.authorSouza, Rosa Fátima de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:09:37Z
dc.date.available2014-05-20T15:09:37Z
dc.date.issued2006-04-01
dc.description.abstractEste texto apresenta um estudo sobre a política curricular implementada no Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 para as primeiras séries do ensino fundamental. Examina o currículo prescrito cotejando-o com os contextos práticos de desenvolvimento do currículo. A pesquisa revela que a política curricular desse período articulou-se fortemente com a produção acadêmica em educação. Ressalta ainda a continuidade na política de produção de materiais de orientação curricular nos últimos 20 anos, buscando difundir e tornar hegemônico um pensamento pedagógico inovador. Também verifica que esses materiais circularam de diferentes formas na rede de ensino e foram apropriados de maneira seletiva pelos professores que adotaram, sobretudo, as indicações práticas.pt
dc.description.abstractStudy on the curricular policy for the first grades of elementary school implemented in the State of São Paulo in the eighties and nineties. It examines the prescribed curriculum by comparing it to the practical contexts of curricular development. The research reveals that the curricular policy of that period was very much connected with academic production on education. It further emphasizes continuity in the policy of producting curricular orientation materials in the last 20 years, in order to advertise and make hegemonic an innovative pedagogical thought. It was also verified that these materials circulated in many different ways within the education system and were selectively appropriated by the teachers who particularly adopted the practical indications.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
dc.format.extent203-221
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000100009
dc.identifier.citationCadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 36, n. 127, p. 203-221, 2006.
dc.identifier.doi10.1590/S0100-15742006000100009
dc.identifier.fileS0100-15742006000100009.pdf
dc.identifier.issn0100-1574
dc.identifier.scieloS0100-15742006000100009
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27300
dc.language.isopor
dc.publisherFundação Carlos Chagas
dc.relation.ispartofCadernos de Pesquisa
dc.relation.ispartofsjr0,183
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectESCOLA PÚBLICApt
dc.subjectQUALIDADE DE ENSINOpt
dc.subjectSÃO PAULOpt
dc.subjectCURRÍCULOSpt
dc.subjectPUBLIC SCHOOLSen
dc.subjectTEACHING QUALITYen
dc.subjectSÃO PAULOen
dc.subjectCURRICULUMen
dc.titlePolítica curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990pt
dc.title.alternativeCurricular policy in the State of São Paulo in the eighties and ninetiesen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.orcid0000-0002-3905-7317[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0100-15742006000100009.pdf
Tamanho:
152.6 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: