Logotipo do repositório
 

Publicação:
Leitura em uma criança surda após equivalência de estímulos

dc.contributor.authorSantos, Sandra de Lima Ribeiro dos [UNESP]
dc.contributor.authorVerdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:01Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:01Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the effects of a systematic teaching of relation between printed words and Brazilian Sign Language on the emergence of reading in one child with deafness, user of Brazilian Sign Language, diagnosed with deafness bi-lateral deep user of hearing, with 9 years and 4 months of age, enrolled in 4th year elementary school. Baseline evaluation selected nine words and their signs and figures to compose the teaching steps and tests that consisted of: (a) relationship between a sign and figure teaching, (b) the relationship between sign and printed word, (c) test of relationship between figure and the printed word and its symmetric (d) test signal in front of picture and the printed word. The participant learned the relationship between sign, figure and printed word and demonstrated reading. This procedure was effective for the participant to emit signals, verbally agreed with the community of Libras in front of textual stimuli, which is characterized as reading.en
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo verificar los efectos de la enseñanza sistemática de la relación entre las palabras impresas y los signos de Libras (Lengua Brasileña de Señales) en la aparición de la lectura en un alumno con sordera bilateral profunda, de 9 años y 4 meses, en el cuarto año de la escuela primaria. La evaluación del nivel de referencia seleccionó nueve palabras, signos y figuras correspondientes para componer las fases de la enseñanza y de pruebas que consistieron en (a) la enseñanza de la relación entre señal y figura, (b) la relación entre la señal y la palabra impresa, (c) prueba de las relaciones entre la figura y la palabra impresa y viceversa, (d) prueba de indicación ante la figura y la palabra impresa. El participante aprendió las relaciones entre la señal, la figura y la palabra impresa y demostró lectura. Este procedimiento fue eficaz para que el participante emitiera señales, de acuerdo con la comunidad verbal de Libras, ante estímulos textuales, lo que caracteriza la lectura.es
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo verificar os efeitos do ensino sistemático da relação entre palavras impressas e sinais da Libras (Língua Brasileira de Sinais) sobre a emergência de leitura em um aluno com surdez bilateral profunda, com 9 anos e 4 meses de idade, no 4º ano do ensino fundamental. A avaliação da linha de base selecionou nove palavras, sinais e figuras correspondentes para compor as fases de ensino e testes que consistiram em (a) ensino da relação entre sinal e figura, (b) relação entre sinal e palavra impressa, (c) teste das relações entre figura e palavra impressa e vice-versa, (d) testes de sinalização diante da figura e da palavra impressa. O participante aprendeu as relações entre sinal, figura e palavra impressa e demonstrou leitura. Esse procedimento foi efetivo para que o participante emitisse sinais, convencionados com a comunidade verbal da Libras, diante de estímulos textuais, o que caracteriza a leitura.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Psicologia, Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube s/n, CEP 17033-360, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Psicologia, Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube s/n, CEP 17033-360, Bauru, SP, Brasil
dc.format.extent209-226
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n2p209
dc.identifier.citationPsicologia em Revista, v. 18, n. 2, p. 209-226, 2012.
dc.identifier.doi10.5752/P.1678-9563.2012v18n2p209
dc.identifier.fileISSN1678-9563-2012-18-02-209-226.pdf
dc.identifier.issn1678-9563
dc.identifier.lattes3777028853675653
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134928
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofPsicologia em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectVerbal behavioren
dc.subjectSystematic teachingen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectComportamiento verbales
dc.subjectEnseñanza sistemáticaes
dc.subjectLibrases
dc.subjectSorderaes
dc.subjectComportamento verbalpt
dc.subjectEnsino sistemáticopt
dc.subjectLibraspt
dc.subjectSurdezpt
dc.titleLeitura em uma criança surda após equivalência de estímulospt
dc.title.alternativeReading in a deaf child after stimuli equivalenceen
dc.title.alternativeLectura de un niño sordo tras la equivalencia de estímuloses
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3777028853675653[2]
unesp.author.orcid0000-0001-5202-0263[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1678-9563-2012-18-02-209-226.pdf
Tamanho:
385.57 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format