Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Pedagogia do cinema: autoetnografia de uma professora de ciências

dc.contributor.advisorGonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Carla Araujo de [UNESP]
dc.contributor.institutionFaculdade de Ciências
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-11-11T14:57:46Z
dc.date.issued2025-09-12
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo desenvolver uma autoetnografia sobre o uso da linguagem cinematográfica no ensino de ciências, propondo diretrizes para a integração do cinema em todas as etapas de sua produção — desde a concepção do roteiro até a edição final do filme — como possibilidade pedagógica no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa nasce da prática de uma professora de Biologia em uma escola pública paulista, atravessada por vivências pessoais e profissionais com o cinema, e se sustenta na escrita de um caderno de campo mantido durante seis meses de aulas. Esses registros foram posteriormente transformados em roteiros cinematográficos, acionando memórias e afetos que, articulados à revisão bibliográfica e à análise de teses e dissertações sobre o tema, compõem a base empírica e teórica da investigação. A tese reconhece os atravessamentos da colonialidade nas formas hegemônicas de ensinar, produzir e consumir cinema, e propõe a valorização da linguagem audiovisual como campo legítimo de conhecimento, expressão e formação docente. Ao assumir o cinema como linguagem viva — estética, política e sensível —, a pesquisa defende que o processo de formação docente pode (e deve) acontecer também na prática, no improviso, na escuta e na criação compartilhada.pt
dc.description.abstractThis dissertation aims to develop an autoethnography on the use of cinematographic language in science education, proposing guidelines for integrating cinema into all stages of its production — from script conception to final film editing — as a pedagogical possibility within the context of Youth and Adult Education (EJA). The research emerges from the practice of a Biology teacher in a public school in São Paulo, shaped by personal and professional experiences with cinema, and is grounded in the writing of a field journal kept over six months of classes. These records were later transformed into film scripts, activating memories and affections that, when articulated with the literature review and the analysis of theses and dissertations on the subject, compose the empirical and theoretical foundation of the investigation. The dissertation acknowledges the influences of coloniality in the hegemonic ways of teaching, producing, and consuming cinema, and advocates for the appreciation of audiovisual language as a legitimate field of knowledge, expression, and teacher education. By embracing cinema as a living language — aesthetic, political, and sensitive — the research argues that teacher education can (and should) also take place through practice, improvisation, listening, and shared creation.en
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationSOUZA, Carla Araujo de. Pedagogia do cinema: autoetnografia de uma professora de ciências. 2025. 133 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
dc.identifier.lattes1731842361170509
dc.identifier.orcid0000-0002-8167-2102
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/315005
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectAntropologiapt
dc.subjectEtnografiapt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAutoethnographyen
dc.subjectCinema and educationen
dc.subjectScience teachingen
dc.titlePedagogia do cinema: autoetnografia de uma professora de ciênciaspt
dc.title.alternativePedagogy of cinema: an autoethnography of a science teacheren
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication26c48e30-fe20-4884-8a65-af55fb1cdb48
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery26c48e30-fe20-4884-8a65-af55fb1cdb48
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargo12 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.researchAreaFundamentos e modelos psico-pedagógicos no Ensino de Ciências e Matemáticapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_ca_dr_bauru_int.pdf
Tamanho:
3.1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_ca_dr_bauru_par.pdf
Tamanho:
3.15 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: