Logotipo do repositório

A sobrecarga do cuidado: percepção de suporte social e saúde emocional de cuidadoras familiares de pessoas com deficiência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Coorientador

Pós-graduação

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

O cuidado familiar de pessoas com deficiência é complexo, pois envolve muitos fatores que acabam por gerar sobrecarga naquele que assume essa tarefa. Assim, o suporte social é vital para a saúde emocional do cuidador. Este estudo avaliou a percepção de suporte social e sua relação com a saúde emocional de dez cuidadoras familiares de pessoas com deficiência. Para tanto, foi realizada uma intervenção terapêutica com essas cuidadoras, que contou com 13 encontros presenciais, nas dependências do Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS, em um município de pequeno porte do interior de São Paulo. Para a coleta de dados, foram utilizados os instrumentos: questionário sobre histórico de cuidados e dados sociodemográficos e a Escala de Percepção de Suporte Social – Versão Adulto (EPSUS-A). Os dados obtidos com a aplicação dos instrumentos foram analisados quantitativamente. Cada encontro contou com um tema e três perguntas norteadoras. Para a análise dos encontros, foi realizada análise de conteúdo. Os resultados obtidos com as aplicações dos instrumentos evidenciaram que a maior parte das participantes apresentou baixa percepção de suporte social, e a variável “receber ajuda” apresentou maior força de associação com essa percepção (V = 0,535), indicando que o apoio concreto está fortemente relacionado ao sentimento de amparo/desamparo. A análise de conteúdo, extraída dos relatos das participantes, obtidos durante as gravações dos encontros da intervenção, destacou quatro eixos temáticos: 1. Enfrentamento das implicações da deficiência; 2. Impactos na vida pessoal; 3. Questões sociais; e 4. Implicações na identidade feminina. Conclui-se que a sobrecarga das cuidadoras está ligada à falta de redes de apoio efetivas. Logo, destaca-se a importância dessas redes como estratégias para entender melhor o seu lugar, funcionando como alívio para a sobrecarga e de tensionarem sobre a importância dos momentos de autocuidado. Ademais, a análise dos dados indica ser necessária a implementação de políticas e estratégias que ampliem o suporte social a serem disponibilizadas no sistema público de saúde para promover a saúde emocional do cuidador familiar.

Descrição

Idioma

Português

Citação

ALMEIDA, B. S. A sobrecarga do cuidado: percepção de suporte social e saúde emocional de cuidadoras familiares de pessoas com deficiência. 2026. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2026.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Tipo de item:Unidade,
Bauru, Faculdade de Ciências - FC
FC
Campus: Bauru

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Tipo de item:Programa de pós-graduação,