Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG

dc.contributor.advisorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Tatiane Taís Pereira da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.issued2013-04-25
dc.description.abstractEsse trabalho tem a intenção de apresentar um olhar para o Movimento Matemática Moderna a partir da análise da obra didática Matemática: Curso Ginasial, publicada pelo School Mathematics Study Group (SMSG), em 1967. Ao concebermos os livros didáticos como formas simbólicas, mobilizamos o referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade para interpretá-los. Dessa forma, foram considerados seus aspectos formais e o contexto sócio-histórico em que a obra que focamos em nosso estudo foi produzida. Assim, buscamos compreender e tecer considerações sobre como o contexto pode ter influenciado a elaboração da obra e vice-versa; sobre algumas das influências que os livros do SMSG tiveram na educação brasileira; sobre as relações entre os conteúdos e metodologias de ensino apresentados; e sobre os vários significados que podem ser atribuídos à expressão “Matemática Moderna”pt
dc.description.abstractThe main intention of this work is to sketch some remarks on the Modern Mathematics Movement based on one of the textbooks – Mathematics for Junior High School (Brazilian version) – published, according to the ideals of that Movement, by the School Mathematics Study Group (SMSG), in 1967. In order to do that, we choose to apply Hermeneutic of the Depth (HP) as the main methodology, which implies to conceive textbooks as symbolic forms. So, in this interpretative approach, we consider the formal aspects of the symbolic form and the social and historical context in which the book was published and, perhaps, used in Junior High Schools classrooms. This hermeneutical approach also implies some efforts to understand the global and local contexts and how they probably influenced the elaboration of the book; the influences of that book for the Brazilian education; and the relations between the content and the teaching methodologies. Finally, we also tried to understand some of the meanings given to the expression “Modern Mathematics”en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent148 f. : il., fots.
dc.identifier.aleph000716612
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationSILVA, Tatiane Taís Pereira da. Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG. 2013. 148 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.
dc.identifier.filesilva_ttp_me_rcla.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91045
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMathematicspt
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectMovimento Matemática Moderna - 1960pt
dc.subjectLivros didaticospt
dc.subjectCritica textualpt
dc.titleOs movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSGpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5089072868644414[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-0750-8483[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos e científicospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_ttp_me_rcla.pdf
Tamanho:
3.38 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format