Publicação: Lutas X artes marciais e currículo: combates e debates na BNCC
Carregando...
Data
2021-02-26
Orientador
Azevedo, Maria Antonia Ramos de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O conteúdo de Lutas, Modalidades Esportivas de Combate e Artes Marciais, apesar de fazer parte dos currículos brasileiros há tempos, ainda é considerado tabu entre muitos dos professores de Educação Física Escolar. Deste modo é de suma importância pesquisas que busquem compreender a relação estabelecida entre currículo, escola e a temática, de modo a encontrar ações concretas que contribuam para a prática docente na escola. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar em que medida o conteúdo de Lutas é proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, contrapondo-o com o conceito e prática acerca das Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate. Para a realização desta Pesquisa Documental, será investigada a BNCC, como fonte primária de dados, sendo utilizada para a análise dos dados a metodologia de Análise de Conteúdo, constituindo assim uma pesquisa de caráter qualitativo.
Resumo (inglês)
The content of Combat Sports Modalities and Martial Arts, despite being part of Brazilian curriculum for some time, is still considered taboo among many of the Physical Education Teachers at School. Thus, research that seeks to understand the relationship established between curriculum, school and the theme is extremely important, in order to find concrete actions that contribute to teaching that practice at school. Therefore, the present research aims to analyze what the extent of Combat Sports is proposed by the National Common Curricular Base (BNCC) for Elementary Education, contrasting it with the concept and practice about Martial Arts and Combat Sports Modalities. In order to carry out this Documentary Research, BNCC will be investigated, as the primary source of data, and the Content Analysis methodology will be used for data analysis, thus constituting a qualitative research.
Descrição
Idioma
Português