Logotipo do repositório
 

Publicação:
Mídia impressa e leitor: uma leitura crítica e polissêmica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Salzedas, Nelyse Apparecida Melro

Coorientador

Pós-graduação

Comunicação - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Como a mídia impressa utiliza-se das linguagens verbal e visual para impor a sua ideologia e conquistar leitores/consumidores, para entender as relações de produção e recepção nos embasaremos nos pressupostos teóricos de Iser, Jauss e Barthes. Diferentes são os jornais e diferentes são os modos de oferecer informações sobre uma dada realidade, por isso selecionamos como corpus desse trabalho os jornais: Agora e Folha de S. Paulo. Pertencentes à mesma empresa, visam aleitores de classes sociais heterogêneas. Disto resulta a seleção de palavras e fotografias. O leitor com seu repertório constrói o sentido, atualizando o texto. Desta forma o referencial teórico da Estética da Recepção nos auxiliara a buscar os vazios deixados pelo texto.

Resumo (inglês)

Since printe media uses verbal and visual language to impose its ideology and conquer readers/consumers, this study takes Iser's theoretical premises in order to understand the relations of production and reception. Newspapers are different from each other as are the ways to offer information about a given reality; thus, this work focuses tso newspapers: Agora and Folha de São Paulo. Both newspapers belong to the same corporation but they aim at readers coming from different social classes. Such condition results into a selection of words and photographs. The reader, making use of his/her repertory, constructs meaning, updating the text. This leads the theoretical referential of the Reception Esthetics to be of help in the search of the gaps left by the text.

Descrição

Palavras-chave

Imprensa, Análise do discurso, Comunicação de massa e linguagem, Leitura, Mídia impressa, Linguagem verbal e fotográfica

Idioma

Português

Como citar

ARANTES, Helena Aparecida Gica. Mídia impressa e leitor: uma leitura crítica e polissêmica. 2005. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação