Logotipo do repositório
 

Publicação:
A amizade na filosofia de Aristóteles: contribuições para o vínculo professor-aluno na sala de aula

dc.contributor.advisorCarvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
dc.contributor.authorBarreiro, Mateus de Freitas [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-04-17T13:28:29Z
dc.date.available2017-04-17T13:28:29Z
dc.date.issued2017-02-24
dc.description.abstractEste estudo objetivou trazer contribuições filosóficas de Aristóteles para a educação contemporânea. A pesquisa analisou o conceito de amizade na filosofia de Aristóteles como possibilidade de formação ética. Em seguida, se propôs a investigar a hipótese das noções de rivalidade (philotimia) como a cólera (orgê) e a emulação (zêlos) estarem imbricadas no conceito de amizade. Ao repensar a formação ética que Aristóteles atribui à função do cidadão na pólis, por meio da elucidação da amizade, buscou-se levantar contribuições que trabalhassem a dimensão ética em conjunto com a dimensão epistêmica, preparando o sujeito para o trabalho e para o exercício da cidadania. Por fim, após a argumentação filosófica realizada ao longo da dissertação, concluiu-se que a ideia de ética é proveniente de um legado histórico da Grécia Antiga, e que está sendo retomado atualmente por alguns intérpretes do aristotelismo nas duas últimas décadas, o que auxiliará no repensar a formação de professores e nas práticas pedagógicas na sala de aula.pt
dc.description.abstractThis study aimed to bring Aristotle's philosophical contributions to a contemporary education. The research analyzed the concept of friendship in the philosophy of Aristotle as a possibility of ethical formation. He then proposed to investigate the hypothesis of notions of rivalry emotions (philotimia) such as cholera (orgê) and emulation (zêlos) that are embedded in the concept of friendship. By rethinking the ethical formation that Aristotle attaches to the role of the citizen in pólis, through the elucidation of friendship, we sought to raise contributions that work the ethical dimension in conjunction with the dimention epistemic, preparing the subject for the work and for the exercise of citizenship. Finally, after a philosophical discussion conducted throughout the dissertation, it was concluded that an idea of ethics comes from a historical legacy of Ancient Greece, which is being taken up by some interpreters of Aristotelianism in the last two decades and help to rethink A Teacher training and pedagogical practices in the classroom.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 134347/2015-3
dc.identifier.aleph000884134
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/150192
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAristótelespt
dc.subjectAmizadept
dc.subjectÉtica e filosofia da educaçãopt
dc.titleA amizade na filosofia de Aristóteles: contribuições para o vínculo professor-aluno na sala de aulapt
dc.title.alternativeThe friendship in the philosophy of Aristóteles: contributions to the teacher-student link in the classroomen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes4091021554181403
unesp.advisor.orcid0000-0001-5106-2517
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaHistória e Filosofia da Educação

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
barreiro_mf_me_mar.pdf
Tamanho:
960.16 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: