Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

A educação para o lazer nas aulas de Educação Física e as abordagens educacionais críticas

dc.contributor.advisorSilva, Luciene Ferreira da [UNESP]
dc.contributor.authorHora, Jaime Ferreira Linhares [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-07-29T12:24:12Z
dc.date.issued2025-06-13
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar a abordagem da educação para o lazer nas aulas de Educação Física da rede municipal de ensino da cidade de Diadema, com foco nos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A investigação partiu da constatação de que, em função de políticas públicas neoliberais, o ensino de Educação Física nas escolas públicas tende a priorizar o desenvolvimento de competências e habilidades de forma técnico-instrumental, o que limita a compreensão crítica da cultura corporal e do lazer no contexto social. A pesquisa foi orientada pela Pedagogia Histórico-Crítica e pela Abordagem Crítico-Superadora, e fundamentada nas categorias trabalho, hegemonia, totalidade, práxis e contradição, conforme os princípios do materialismo histórico-dialético. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas entrevistas com quatro professores da rede municipal do município supramencionado, além de atividades práticas desenvolvidas com os alunos. Os resultados revelaram que os docentes apresentavam conhecimentos limitados acerca da Educação Física e da função social da escola, o que dificulta a construção de uma abordagem crítica voltada à educação para o lazer. A intervenção com os alunos, por meio da metodologia de jogo de papéis, resultou na elaboração de um e-book como objeto de ensino, contribuindo para uma proposta pedagógica comprometida com uma formação integral e com a qualidade da educação pública.pt
dc.description.abstractEl presente estudio tuvo como objetivo analizar el abordaje de la educación para el ocio en las clases de Educación Física de la red municipal de enseñanza de la ciudad de Diadema, con énfasis en los alumnos del 5º año de la Enseñanza Fundamental. La investigación partió de la constatación de que, como resultado de políticas públicas neoliberales, la enseñanza de la Educación Física en las escuelas públicas tiende a priorizar el desarrollo de competencias y habilidades desde una perspectiva técnico-instrumental, lo que limita la comprensión crítica de la cultura corporal y del ocio en el contexto social. La investigación se orientó por la Pedagogía Histórico-Crítica y el Enfoque Crítico-Superador, y se fundamentó en las categorías trabajo, hegemonía, totalidad, praxis y contradicción, conforme a los principios del materialismo histórico-dialéctico. Como procedimientos metodológicos, se realizaron entrevistas con cuatro docentes de la red municipal mencionada, además de actividades prácticas desarrolladas con los estudiantes. Los resultados revelaron que los profesores presentaban conocimientos limitados acerca de la Educación Física y del papel social de la escuela, lo que dificulta la construcción de un enfoque crítico orientado a la educación para el ocio. La intervención con los alumnos, mediante la metodología del juego de roles, resultó en la elaboración de un libro digital como objeto de enseñanza, contribuyendo así a una propuesta pedagógica comprometida con una formación integral y con la calidad de la educación pública.es
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the approach to leisure education within Physical Education classes in the municipal school system of the city of Diadema, focusing on 5th-grade students in elementary education. The investigation stemmed from the observation that, due to neoliberal public policies, Physical Education teaching in public schools tends to prioritize the development of competencies and skills in a technical-instrumental manner, which limits a critical understanding of body culture and leisure in the social context. The research was guided by Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Supererogatory Approach, grounded in the categories of labor, hegemony, totality, praxis, and contradiction, in accordance with the principles of historical-dialectical materialism. As methodological procedures, interviews were conducted with four teachers from the municipal network of the aforementioned city, in addition to practical activities developed with the students. The results revealed that the teachers demonstrated limited knowledge regarding Physical Education and the social function of the school, which hinders the development of a critical approach to leisure education. The intervention with students, through the role-playing methodology, resulted in the creation of an e-book as a teaching tool, contributing to a pedagogical proposal committed to comprehensive education and to the quality of public education.en
dc.identifier.capes33004137068P8
dc.identifier.citationHORA, Jaime Ferreira Linhares. A educação para o lazer nas aulas de educação física e as abordagens educacionais críticas. Orientadora: Luciene Ferreira da Silva. 2025. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/312510
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducação para o lazerpt
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.subjectPedagogia histórico-criticapt
dc.subjectAbordagem crítico-superadorapt
dc.subjectEnsino Fundamentalpt
dc.subjectEducación para el ocioes
dc.subjectEducación Física escolares
dc.subjectEnfoque Crítico-Superadores
dc.subjectEducación Primariaes
dc.titleA educação para o lazer nas aulas de Educação Física e as abordagens educacionais críticaspt
dc.title.alternativeLa educación para el ocio en las clases de Educación Física y los enfoques educativos críticoses
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationa48520ed-7132-4698-be21-2d50573e5326
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya48520ed-7132-4698-be21-2d50573e5326
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Física - FC/FCT/IBpt
unesp.knowledgeAreaEducação física escolarpt
unesp.researchAreaFormação, intervenção e profissionalidade docentept

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
hora_jfl_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.83 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: