Aproximações e distanciamentos entre o jornalismo digital e o marketing de conteúdo
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Data
Autores
Orientador
Carvalho, Juliano Maurício de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Jornalismo - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta monografia tem como objetivo agrupar, resumir e atualizar conceitos acerca de
duas áreas da comunicação no âmbito digital: Jornalismo Digital e o Marketing de
Conteúdo. Para isso, é feita uma revisão narrativa de caráter exploratório dos
conteúdos acadêmicos publicados nos últimos dez anos no repositório de pesquisa
da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além
disso, foi feita a interpretação e análise dos dados encontrados na revisão
bibliográfica e, por meio deles, as descrições e resumos dos materiais foram
categorizados em: distanciamento ou aproximação entre as áreas da comunicação
aqui estudadas. Para essa categorização, foram desenvolvidos quadros com
explicações sobre as características principais do Jornalismo Digital e do Marketing
de Conteúdo. Dentro delas, três tipos principais de categorias foram definidos e, com
eles, agrupados os principais conceitos das áreas chamados neste trabalho de:
características, técnica e finalidade. Após a realização da revisão narrativa e
exploratória, os dados foram compilados e, assim, definidos como uma convergência
ou uma congruência. A análise dos resultados agrupados contribuíram para a
reunião e resumo dos principais conceitos das áreas, assim como para responder à
questão problema da pesquisa: quais as aproximações e os distanciamentos entre o
Jornalismo Digital e o Marketing de Conteúdo dentro da web, um ambiente em
constante mutação? Por fim, reflexões a respeito dos resultados foram levantadas.
Resumo (inglês)
This term paper aims to group, summarize and update concepts within two areas of
digital communication: Digital Journalism and Content Marketing. Thereunto, an
exploratory narrative review was done on academic papers published in the last ten
years within the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES) research repository. In addition, the data found in the literature review was
interpreted and analyzed, through that, the material’s description and abstracts were
catalogued as: detachment or approach among the areas here studied. To catalogue,
tables with explanations of the main characteristics of Digital Journalism and Content
Marketing were developed. Within them, three main types of categories were defined
and, with them, the main concepts of the areas, here named as: characteristics,
technique, and finality. After doing the exploratory narrative review, the data was
compiled and, thus, defined as a convergence or congruence. The analysis of the
grouped results contributed to reunite and summarize the main concepts of the
areas, also to answer the research’s problem question: which are the approaches
and the detachments between Digital Journalism and Content Marketing on the web,
an environment that is constantly changing? Ultimately, reflections about the results
were raised.
Descrição
Palavras-chave
Jornalismo e marketing, Marketing de conteúdo, Jornalismo digital, Branded content, Journalism and digital marketing, Digital journalism, Content marketing
Idioma
Português

