Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Aproximações e distanciamentos entre o jornalismo digital e o marketing de conteúdo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Carvalho, Juliano Maurício de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Jornalismo - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta monografia tem como objetivo agrupar, resumir e atualizar conceitos acerca de duas áreas da comunicação no âmbito digital: Jornalismo Digital e o Marketing de Conteúdo. Para isso, é feita uma revisão narrativa de caráter exploratório dos conteúdos acadêmicos publicados nos últimos dez anos no repositório de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além disso, foi feita a interpretação e análise dos dados encontrados na revisão bibliográfica e, por meio deles, as descrições e resumos dos materiais foram categorizados em: distanciamento ou aproximação entre as áreas da comunicação aqui estudadas. Para essa categorização, foram desenvolvidos quadros com explicações sobre as características principais do Jornalismo Digital e do Marketing de Conteúdo. Dentro delas, três tipos principais de categorias foram definidos e, com eles, agrupados os principais conceitos das áreas chamados neste trabalho de: características, técnica e finalidade. Após a realização da revisão narrativa e exploratória, os dados foram compilados e, assim, definidos como uma convergência ou uma congruência. A análise dos resultados agrupados contribuíram para a reunião e resumo dos principais conceitos das áreas, assim como para responder à questão problema da pesquisa: quais as aproximações e os distanciamentos entre o Jornalismo Digital e o Marketing de Conteúdo dentro da web, um ambiente em constante mutação? Por fim, reflexões a respeito dos resultados foram levantadas.

Resumo (inglês)

This term paper aims to group, summarize and update concepts within two areas of digital communication: Digital Journalism and Content Marketing. Thereunto, an exploratory narrative review was done on academic papers published in the last ten years within the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) research repository. In addition, the data found in the literature review was interpreted and analyzed, through that, the material’s description and abstracts were catalogued as: detachment or approach among the areas here studied. To catalogue, tables with explanations of the main characteristics of Digital Journalism and Content Marketing were developed. Within them, three main types of categories were defined and, with them, the main concepts of the areas, here named as: characteristics, technique, and finality. After doing the exploratory narrative review, the data was compiled and, thus, defined as a convergence or congruence. The analysis of the grouped results contributed to reunite and summarize the main concepts of the areas, also to answer the research’s problem question: which are the approaches and the detachments between Digital Journalism and Content Marketing on the web, an environment that is constantly changing? Ultimately, reflections about the results were raised.

Descrição

Palavras-chave

Jornalismo e marketing, Marketing de conteúdo, Jornalismo digital, Branded content, Journalism and digital marketing, Digital journalism, Content marketing

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
FAAC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação