Publicação: Ensino básico de sociologia e podcast “Uma ciência na rede”: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos jovens no ensino médio paulista
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Barbosa, Maria Valéria 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Sociais - FFC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As reformas empreendidas no campo da educação durante a segunda metade da década de 2010 buscaram incentivar o processo de formação de trabalhadores para o regime de acumulação flexível, a atualização da teoria do capital humano e o atendimento a critérios de avaliações educacionais internacionais no cenário de mundialização do capital, entre outros. Os novos currículos, organizados em torno de competências, alteraram o modo como as disciplinas são oferecidas, sobretudo no ensino médio. Consequentemente, o ensino de Sociologia, que possui histórico de intermitências nos currículos nacionais, também é impactado pelas novas determinações, o que influencia na forma como é estruturada, visando atingir aos objetivos da reforma. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidade da produção do podcast “Uma Ciência na Rede”, desenvolvido por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Baltazar de Godoy Moreira, em Marília – SP, professores da rede de ensino, discentes e docentes da Unesp (Campus Marília) e Universidade de Marília, para o processo de ensino e aprendizagem de Sociologia. Para tanto, este trabalho se estrutura como estudo de caso, por meio do qual são apresentados, descritos e discutidos alguns episódios do podcast “Uma Ciência na Rede”. Além disso, o estudo também envolve pesquisa bibliográfica, para levantamento do referencial teórico e para reconhecimento das pesquisas que envolvem a mesma temática do trabalho, e pesquisa documental, para coleta e análise de documentos oficiais que fundamentam as alterações curriculares e educacionais. As discussões apresentadas almejam contribuir com o ensino de Sociologia e referendar a possibilidade de inserção das TIC e dos podcasts como forma de ampliação dos processos de ensino e aprendizagem. As reflexões apresentadas podem auxiliar gestores, professores e pesquisadores interessados em compreender e aprimorar o ensino de Sociologia no contexto do ensino médio.
Resumo (inglês)
This research aims to think about the potential of the podcast "Uma Ciência na Rede", produced
by high school students from the Baltazar de Godoy Moreira State School, in Marília - SP,
teachers from the State Department of Education, students and professors from São Paulo State
University (Campus Marília) and Marilia University (Unimar), for the teaching-learning
process of Sociology. This work is a case study, from which some episodes of the podcast “Uma
Ciência na Rede” are presented, described, and discussed. In addition, the study also involves
bibliographical research, to survey the theoretical framework and to recognize research that
covers the same theme, and documentary research, to collect and analyze official documents
that support curricular and educational changes. The discussion aims to contribute to the
teaching of Sociology and endorse the possibility of inserting ICT and podcasts as a way of
expanding the teaching and learning processes. The reflections presented can help managers,
teachers and researchers interested in understanding and improving the teaching of Sociology
in the context of high school.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de sociologia, Podcast, Juventudes, Ensino médio, TIC, Sociology teaching, Youths, High school, ICT
Idioma
Português
Como citar
LOPES, Gabriel Henrique de Oliveira. Ensino básico de sociologia e podcast “Uma ciência na rede”: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos jovens no ensino médio paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.