Publicação: A rotina intencional e planejada na educação infantil como base para a construção do juízo moral na criança bem pequena
Carregando...
Data
Orientador
Lepre, Rita Melissa Lepre 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e no Brasil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, consolidada em 2018, deve atender bebês (de zero a um ano e oito meses), crianças bem pequenas (um ano e oito meses até três anos e 11 meses) e crianças pequenas (quatro a cinco anos). Dessa forma, a organização do trabalho pedagógico deve estar voltada à formação integral da criança, incluindo suas interações sociais. Portanto o professor, deve organizar e planejar sua rotina também com vistas ao desenvolvimento sociomoral, pautado em uma Educação em Valores cujo princípios como diálogo, respeito mútuo e cooperação devem ser contemplados em todos os momentos, espaços e interações no ambiente escolar, nesse estudo, com foco em crianças bem pequenas. Baseado no caminho psicogenético da moralidade de Jean Piaget, as crianças bem pequenas se encontram no período da anomia, ou de ausência de regras, porém, a presente pesquisa, busca identificar que experiências intencionais na rotina escolar podem ajudar a promoção da construção do juízo moral. Para tanto, o objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar e reorganizar a rotina na Educação Infantil com vistas ao desenvolvimento do juízo moral em crianças de dois e três anos, ou seja, crianças bem pequenas. Dessa forma, por meio da observação participativa, na perspectiva da metodologia da pesquisa-ação, com a organização e estruturação da rotina em uma sala de aula de uma escola municipal de Educação Infantil com 15 crianças de dois e três anos, de forma intencional e planejada, demonstrou que é possível incentivar a promoção da construção do juízo moral, por meio das vivências de cooperação e descentração. Os resultados apontam a ocorrência de episódios positivos em relação à decorrência da estruturação da rotina, ou seja, a rotina planejada e intencional pode ser uma base para a construção do juízo moral, auxiliando assim a criança a percorrer esse caminho psicogenético até a autonomia moral posteriormente. Diante das estratégias bem-sucedidas pela reorganização da rotina, elaborou-se como produto educacional um guia didático com orientações para organização e utilização da rotina como mediadora de construções morais, a partir de diferentes recursos pedagógicos voltados à criança bem pequena.
Resumo (inglês)
Early Childhood Education is the first stage of basic education and in Brazil, according to the National Common Curricular Base, consolidated in 2018, it must serve babies (from zero to one year and eight months), very young children (one year and eight months up to three years and 11 months) and young children (four to years). Therefore, the organization of pedagogical work must be focused on the child's integral education, including their social interactions. Therefore, the teacher must organize and plan his routine also with a view to socio-moral development, based on an Education in Values whose principles such as dialogue, mutual respect and cooperation must be considered at all times, spaces and interactions in the school environment, in this study , focusing on very young children. Based on Jean Piaget's psychogenetic path of morality, very young children are in the period of anomie, or absence of rules, however, this research seeks to identify which intentional experiences in the school routine can help promote the construction of moral judgment , therefore, the general objective of this research was to analyze and reorganize the routine in Early Childhood Education with a view to developing moral judgment in children aged two and three, that is, very young children. In this way, through participatory observation, from the perspective of action research methodology, with the organization and structuring of the routine in a classroom of a municipal early childhood education school with 15 children aged two and three years old, in an intentional and planned, demonstrated that it is possible to encourage the promotion of the construction of moral judgment, through experiences of cooperation and decentering. The results indicate the occurrence of positive episodes in relation to the structuring of the routine, that is, the planned and intentional routine can be a basis for the construction of moral judgment, thus helping the child to follow this psychogenetic path towards moral autonomy later on. . Given the successful strategies for reorganizing the routine, a teaching guide was created as an educational product with guidelines for organizing and using the routine as a mediator of moral constructions, based on different pedagogical resources aimed at very young children
Descrição
Palavras-chave
Educação infantil, Rotina, Juízo moral
Idioma
Português
Como citar
RODRIGUES, M. C. C. S. A rotina intencional e planejada na educação infantil como base para a construção do juízo moral na criança bem pequena. Orientadora: Rita Melissa Lepre. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2024