Logotipo do repositório
 

Publicação:
Raciocínio lógico como recurso metodológico e o legado da avaliação do PISA

dc.contributor.authorSilvestrini, Luiz Henrique da Cruz [UNESP]
dc.contributor.authorSoares, Marcelo Reicher [UNESP]
dc.contributor.authorBoato, Luis Felipe Salvador [UNESP]
dc.contributor.authorDua, Alessa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-04T13:34:26Z
dc.date.available2016-08-04T13:34:26Z
dc.date.issued2015-09-18
dc.description.abstractThe results released by the Programme for International Student Assessment (PISA), in the edition of 2012, have culminated in the negative emphasis on the logical reasoning of Brazilian students, who apparently reason linearly, without being able to infer from minimal abstractions. On this environment, we establish research fronts linked to the Extension Project entitled "logical reasoning, analytical and quantitative: a tool for rational inclusion" by the Department of Mathematics, School of Sciences from UNESP, Bauru campus. In this presentation, we show how the acquisition of logical reasoning elements, be it analytical or quantitative, previously acquired, can contribute to the student's ability to solve logical/mathematical problems applied to real life.en
dc.description.abstractOs resultados divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), na edição de 2012, culminaram no destaque negativo para o raciocínio lógico dos estudantes brasileiros, os quais, aparentemente, raciocinam de forma linear, sem ser capazes de inferir a partir de abstrações mínimas. A partir deste panorama, pudemos estabelecer frentes de investigação vinculadas ao Projeto de Extensão “Raciocínio lógico, analítico e quantitativo: uma ferramenta para a inclusão racional” realizado pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru. Nesta apresentação, mostramos como a aquisição de elementos de raciocínio lógico analítico e quantitativo, previamente adquiridos, podem contribuir na capacidade do aluno em resolver problemas lógicos/matemáticos aplicados à vida real.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.format.extent1-4
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/998
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-04-silvestrini.pdf
dc.identifier.issn2176-9761
dc.identifier.lattes2421224753755038
dc.identifier.lattes0125687197033233
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142131
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectLogical reasoningen
dc.subjectMathematical languageen
dc.subjectPISA programmeen
dc.subjectRaciocínio lógicopt
dc.subjectLinguagem matemáticapt
dc.subjectAvaliação PISApt
dc.titleRaciocínio lógico como recurso metodológico e o legado da avaliação do PISApt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2421224753755038
unesp.author.lattes0125687197033233[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentMatemática - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2176-9761-2015-01-04-silvestrini.pdf
Tamanho:
583.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format