Logotipo do repositório
 

Publicação:
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática

dc.contributor.authorOliveira, Raquel Gomes de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:25Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:25Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractRealizou-se uma pesquisa descritiva que objetivou diagnosticar saberes docentes e condições para integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem da Matemática escolar, junto à formação inicial de professores de Matemática. O Estágio Supervisionado foi tomado como espaço para que esta integração ocorresse, do mesmo modo que objetos educacionais do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e planos de aula do Portal do Professor, ambos projetos do Ministério da Educação do Brasil (MEC), foram meios utilizados para a integração de TDIC na escola. Os resultados mostraram que apesar da ausência de estrutura nas escolas para a integração de TDIC e de atitudes negativas, por parte de algumas equipes escolares quanto à essa integração, os futuros professores de Matemática se sentiram mais confiantes na iniciação de uso de TDIC na prática docente, quando utilizaram planos de aula de Matemática do Portal do Professor, contrariamente à utilização de objetos educacionais. Em alguns casos, os planos de aula sofreram adaptações e reelaborações que certamente contribuíram para o desenvolvimento de saberes docentes dos futuros professores de Matemática sobre contribuições de TDIC para efetivos processos de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent2989-2998
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2989-2998
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2989-2998.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes5507035725222959
dc.identifier.orcid0000-0003-4300-0003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141777
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTDIC em educação escolarpt
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt
dc.titleTecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemáticapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5507035725222959
unesp.author.orcid0000-0003-4300-0003
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-2989-2998.pdf
Tamanho:
509.22 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format