Logotipo do repositório
 

Publicação:
Modelagem matemática e o material didático do Estado de São Paulo: diálogos em um trabalho com licenciandos

dc.contributor.advisorMalheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
dc.contributor.authorHonorato, Alex Henrique Alves [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-16T18:49:46Z
dc.date.available2017-01-16T18:49:46Z
dc.date.issued2016-12-06
dc.description.abstractEste trabalho investiga o que licenciandos em Matemática podem expressar, por meio do diálogo, sobre o trabalho com atividades de Modelagem articuladas com o material didático do Estado de São Paulo, no contexto de uma disciplina de Estágio Supervisionado. A pergunta que norteia o desenrolar deste estudo é: O que licenciandos de Matemática comunicam quando vivenciam o desenvolvimento de atividades de Modelagem articuladas com o material didático do estado de São Paulo? Para tanto, a produção dos dados é realizada durante a disciplina “Metodologias de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado I”, a qual está vinculada à matriz curricular do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto. Com isso, os sujeitos são os próprios licenciandos da referida disciplina. A abordagem metodológica que fundamenta a investigação é a de cunho qualitativo e são utilizados como instrumentos metodológicos os diálogos, a vídeogravação, a entrevista semiestrutura e os documentos (compostos pelas atividades desenvolvidas pelos licenciandos). Como resultados, tem-se algumas possibilidades de condução de atividades de Modelagem a partir do material didático, tanto na escolha do tema, no início da atividade, quanto no decorrer dela; algumas alternativas de elaboração de atividades de Modelagem articuladas com Situações de Aprendizagem, presentes em tal material didático; e alguns aspectos favoráveis e justificativas para a utilização de atividades de Modelagem na Educação Básica, bem como alguns obstáculos e algumas resistências e inseguranças para a mesma, a partir das vivências dos licenciandos durante as aulas.pt
dc.description.abstractThis study investigates what pre-service Mathematics teachers can express, through dialogue, on the working with modeling activities articulated with Sao Paulo State textbooks, in a supervised training course context. The question that guides this study is: What Mathematics is communicate by pre-service Mathematics teachers when they experience the development of modeling activities articulated with the Sao Paulo State textbooks? Therefore, the data production was performed during the course "Mathematics Teaching methodologies and Supervised Training", which is linked to the curriculum of the Mathematics Undergraduation, of Sao Paulo State University, Sao Jose do Rio Preto. Thereby, the research subjects are the graduates in this discipline. The methodological approach used in this research is qualitative following the dialogues, video recording, semi structured interviews and documents (made up of the activities undertaken by the undergraduates). The results show some possibilities of modeling activities through the official textbooks, whether choosing the subject in the beginning of the activity, as during it; some alternatives of elaboration of modeling activities articulated with learning situations, following this educational material; and some favorable aspects and justifications for the use of modeling activities in the Basic Education, as well as some obstacles, resistance and insecurities to this use, according to graduates experiences during class.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 130609/2015-3
dc.identifier.aleph000878331
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148011
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAtividades de modelagempt
dc.subjectCaderno do professorpt
dc.subjectCaderno do alunopt
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectModeling activitiesen
dc.subjectTeacher's textbooken
dc.subjectStudent textbooken
dc.subjectPre-service teacher educationen
dc.subjectMathematics educationen
dc.titleModelagem matemática e o material didático do Estado de São Paulo: diálogos em um trabalho com licenciandospt
dc.title.alternativeMathematics modelling and São Paulo State textbook: dialogs within a pre-service worken
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5362508392947986[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-6814-6714[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaNovas Tecnologias e Educação Matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
honorato_aha_me_rcla.pdf
Tamanho:
2.47 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: