Logotipo do repositório
 

Publicação:
A experiência de profissionais da saúde do Centro de Saúde Escola - Vila dos Lavradores na pandemia da covid-19

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello
Golçalves, Marcília Rosana Criveli Bonacordi

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Enfermagem - FMB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Introdução: em 2020, a Atenção Primária à Saúde (APS), do Sistema Único de Saúde (SUS) cumpriu a função de protagonista no combate à covid-19 como o primeiro acesso aos serviços de saúde. A covid-19 foi considerada uma Emergência de Saúde Pública e doença pandêmica, o que exigiu de todos os serviços e profissionais de saúde uma reorganização com fortalecimento do trabalho em equipe para garantir o cuidado integral e de qualidade à população. Objetivo: compreender a experiência de profissionais da saúde de serviço da Atenção Primária na pandemia de covid-19.Métodos: estudo qualitativo na abordagem compreensiva, decorrente de um projeto maior e aprovado com o Parecer Consubstanciado número 4.731.629, de 25 de maio de 2021. A coleta de dados deu-se de agosto de 2021 a fevereiro de 202, por entrevistas individuais, síncronas, pela plataforma Google Meet. Estas foram gravadas pela própria plataforma, transcritas e analisadas de acordo com o referencial metodológico Análise de Conteúdo de Bardin, vertente temática. Das unidades de significação originaram as categorias e os temas propostos. Resultados: cinco categorias: reorganização do processo de trabalho da unidade de saúde; sentimentos demonstrados por profissionais e população; conflito população-profissionais da saúde na adesão à vacinação influenciada pela mídia; Indicadores do processo de trabalho durante a pandemia e (des)conhecimento. Três temas foram identificados: (1) O processo de trabalho da equipe multidisciplinar da unidade de saúde durante a pandemia de 2020 e 2021; (2) O enfrentamento/sentimento dos profissionais e pacientes; (3) Mídia influenciando o comportamento da população. As contribuições do estudo corroboram para desenvolver alternativas para melhorar o cuidado ao paciente; proporcionar condições de apoio aos profissionais. Considerações finais: é necessário que a unidade de saúde forneça o suporte psicológico aos profissionais e que os gestores sempre considerem as vivências dos trabalhadores fortalecendo o trabalho em equipe.

Resumo (português)

Introduction: in 2020, Primary Health Care (PHC) of the Sistema Único de Saúde (SUS) played a leading role in the fight against covid-19 as the first access to health services. covid-19 was considered a Public Health Emergency and a pandemic disease, which required all services and health professionals to reorganize and strengthen teamwork to ensure comprehensive and quality care for the population. Objective: to understand the experience of health professionals working in Primary Care in the covid-19 pandemic. Methods: qualitative study with a comprehensive approach, resulting from a larger project approved with Embodied Opinion number 4,731,629, of May 25, 2021. Data collection took place from August 2021 to February 2020, through individual interviews , synchronous, through the Google Meet platform. These were recorded by the platform itself, transcribed and analyzed according to Bardin's Content Analysis methodological framework, thematic approach. From the units of meaning originated the proposed categories and themes. Results: five categories: reorganization of the health unit's work process; feelings shown by professionals and population; conflict population-health professionals in adherence to vaccination influenced by the media; Indicators of the work process during the pandemic and (lack of) knowledge. Three themes were identified: (1) The work process of the health unit's multidisciplinary team during the 2020 and 2021 pandemic; (2) The coping/feeling of professionals and patients; (3) Media influencing population behavior. The study's contributions support the development of alternatives to improve patient care; provide support conditions for professionals. Final considerations: it is necessary for the health unit to provide psychological support to professionals and for managers to always consider the experiences of workers, strengthening teamwork.

Descrição

Palavras-chave

Pandemias, Covid-19, Pessoal de saúde, Centros de saúde, Atenção primária à saúde, Pandemics, , Health centers, Primary health care

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação