Publicação: Concepções de professores e professoras sobre o planejamento didático-pedagógico: elaboração de um instrumento de pesquisa
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Data
2025-02-11
Orientador
Bego, Amadeu Moura 

Coorientador
Buzolin, Prescila Glaucia Christianini 

Pós-graduação
Química - IQAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação apresenta uma investigação sobre a relação entre as concepções dos professores sobre o planejamento didático-pedagógico e os modelos de racionalidade docente (técnica, prática e crítica). O estudo teve como objetivo, desenvolver e validar um instrumento de pesquisa quantitativo para avaliar essas concepções, utilizando uma escala Likert e adotando os rigorosos critérios psicométricos de Pasquali (1999). A fundamentação teórica se baseou nos modelos de racionalidade docente propostos por Contreras (2012) e nas categorias analíticas de Morais (2019) que estruturam a análise em cinco dimensões: temporalidade, funcionalidade, pessoalidade, situacionalidade e criticidade. O desenvolvimento do instrumento envolveu um processo iterativo de construção e refinamento dos itens, com validação de conteúdo por juízes especialistas. A versão piloto foi submetida a uma análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC) para avaliar sua estrutura interna e validade. Embora a AFE indicasse uma estrutura factível, a AFC não confirmou totalmente o modelo teórico proposto, revelando algumas inconsistências entre os agrupamentos de itens e a estrutura teórica subjacente. Isso apontou para a complexidade em capturar as nuances das concepções de planejamento docente por meio de um instrumento puramente quantitativo, sugerindo a necessidade de revisão do instrumento ou de sua fundamentação teórica. Para complementar a análise fatorial, foram empregadas análises alternativas: a análise por “gabaritos”, comparando os perfis de resposta dos professores participantes aos modelos de racionalidade, e a análise de clusters, que permitiu identificar grupos de professores com características de racionalidade predominante. Os resultados, obtidos a partir de uma amostra de 110 professores da educação básica, indicaram uma mescla entre os modelos de racionalidade, sem adesão pura a qualquer um deles. A análise de clusters sugeriu a influência de fatores como a rede de ensino e o tempo de experiência docente na prevalência de um modelo específico. A dissertação conclui que a pesquisa, apesar de apresentar algumas limitações metodológicas, contribui para o avanço do conhecimento na área de planejamento de ensino e formação docente. A complexidade em mensurar as concepções pedagógicas por meio de instrumentos quantitativos e a necessidade de abordagens mais completas e integradas, combinando métodos quantitativos e qualitativos, foram destacados como direcionamentos para pesquisas futuras. Os resultados obtidos fornecem informações valiosas sobre as concepções de planejamento dos professores e suas relações com os modelos de racionalidade, mas reforçam a necessidade de aprimoramento metodológico para pesquisas futuras na área.
Resumo (inglês)
This dissertation presents an investigation into the relationship between teachers' conceptions of didactic-pedagogical planning and the models of pedagogical rationality (technical, practical, and critical). The study aimed to develop and validate a quantitative research instrument to assess these conceptions, utilizing a Likert scale and adopting the rigorous psychometric criteria set forth by Pasquali (1999). The theoretical foundation was based on the models of pedagogical rationality proposed by Contreras (2012) and the analytical categories of Morais (2019), which structure the analysis into five dimensions: temporality, functionality, personality, situationality, and criticality. The development of the instrument involved an iterative process of item construction and refinement, with content validation by expert judges. The pilot version was subjected to exploratory factor analysis (EFA) and confirmatory factor analysis (CFA) to evaluate its internal structure and validity. While EFA indicated a feasible structure, CFA did not fully confirm the proposed theoretical model, revealing some inconsistencies between item groupings and the underlying theoretical structure. This highlighted the complexity of capturing the nuances of teachers' planning conceptions through a purely quantitative instrument, suggesting the need for either a revision of the instrument or its theoretical foundation. To complement the factor analysis, alternative analyses were employed: the analysis by “gabaritos”, which compared response profiles to the models of rationality, and cluster analysis, which allowed for the identification of groups of teachers with predominant rationality characteristics. The results, obtained from a sample of 110 basic education teachers from a specific region, indicated a mix of rationality models, with no pure adherence to any single model. The cluster analysis suggested that factors such as the type of educational institution and teaching experience influenced the prevalence of specific models. The dissertation concludes that the research, despite presenting some methodological limitations, contributes to the advancement of knowledge in the area of teaching planning and teacher training. The complexity of measuring pedagogical conceptions through quantitative instruments and the need for more comprehensive and integrated approaches—combining both quantitative and qualitative methods—were highlighted as directions for future research. The results provide valuable insights into teachers' planning conceptions and their relations to the models of rationality while emphasizing the need for methodological enhancement in future studies in the field.
Descrição
Idioma
Português