Logotipo do repositório
 

Publicação:
A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC

dc.contributor.advisorFavaro, Denise Maria Margonari [UNESP]
dc.contributor.authorMacari, Isabel de Almeida Telles
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-11-04T13:30:02Z
dc.date.available2021-11-04T13:30:02Z
dc.date.issued2021-05-28
dc.description.abstractA presente dissertação de Mestrado, a partir de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso, une-se a outros trabalhos que propõem a atividade circense em ambiente escolar como uma prática enriquecedora, tanto para alunos quanto docentes. Pensamos nas atividades circenses como uma contrapartida (ao estimular a criatividade, o autoconhecimento, o movimento, o trabalho em conjunto, etc.) ao ensino tradicional presente na maioria das escolas, visto que a prática circense trabalhada de forma crítica e não tecnicista possibilita um outro olhar sobre o ambiente escolar e do próprio praticante sobre ele mesmo. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma ação transdisciplinar para o Ensino Médio, na qual a atividade circense é utilizada como ferramenta pedagógica. Como resultado, planos de aula de cada disciplina foram elaborados e aprimorados por meio de entrevistas com docentes especializados. Apresentamos o projeto transdisciplinar a partir destes planos de aula, ao passo que utilizamos as habilidades presentes na BNCC, uma vez que, atualmente, este é o documento que dita o currículo das escolas, apesar de nossas críticas. Como uma forma de auxiliar na instrumentalização de docentes das escolas básicas, alguns jogos foram esquematizados e organizados em quadros.pt
dc.description.abstractThis master thesis, through a qualitative research of case study, unites with other studies that propose circus activities at school as an enriching experience, for students as well as for teachers. Reflecting upon the circus activities as a counterpart (by stimulating creativity, self-knowledge, movement, collaborative effort, etc.) to the traditional way of teaching, available in the majority of schools today. If the circus activities are used in a critical and non-technical way, it allows the students a different view upon the school’s environment and a new perception about themselves. This thesis aims to develop the proposition of a transdisciplinar action for High School students, in which the circus activities are the main tool of learning. As a result, lesson plans of each subject were developed and enhanced by interviews with specialized faculty. We present the transdisciplinary project through lesson plans, whereas we use the abilities of BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as, nowadays, this is the document that dictates the school’s curriculum, although we have our critics to BNCC. As a way of assisting in the faculty’s instrumentalisation, some games were schematized and organized in charts.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPQ: 133862/2020-8
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/214980
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCircopt
dc.subjectEducação Escolarpt
dc.subjectProposta Curricularpt
dc.subjectTransdisciplinaridadept
dc.subjectCircuspt
dc.subjectSchool Educationpt
dc.subjectCurriculumpt
dc.subjectTransdisciplinarypt
dc.titleA transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCCpt
dc.title.alternativeThe transdisciplinarity of circus knowledge in High School: a dialogue with BNCCpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaFormação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
macari_iat_me_arafcl.pdf
Tamanho:
3.87 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: