Práticas da gestão escolar na educação especial na perspectiva inclusiva
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Data
Autores
Orientador
Chaluh, Laura Noemi 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho teve como objetivo compreender de que forma a gestão escolar contribui para atender o público-alvo da Educação Especial, analisando práticas, desafios e possibilidades para
a construção de uma educação inclusiva de qualidade. A pesquisa se desenvolveu por meio de uma revisão bibliográfica, realizada na plataforma Google Acadêmico entre fevereiro e abril de
2025, utilizando descritores como “Gestão escolar and educação especial”, e para assegurar maior especificidade ao tema, recorreu-se à busca avançada, aplicando novos descritores
relacionados à temática da pesquisa, como “Gestão escolar and práticas inclusivas”. Os resultados evidenciaram a centralidade da gestão escolar na promoção da inclusão, destacando
o papel do gestor na mediação de conflitos, na elaboração e execução do Projeto PolíticoPedagógico, na valorização da diversidade e na construção de um ambiente democrático e
participativo. Também se identificaram desafios persistentes, como lacunas na formação inicial e continuada, dificuldades de diálogo entre os profissionais da escola, escassez de recursos e
barreiras estruturais que comprometem a efetivação das políticas inclusivas. Conclui-se que, embora os avanços normativos e acadêmicos reforçam a importância da gestão escolar para a
consolidação de práticas inclusivas, ainda há a necessidade de maior investimento em formação, planejamento e recursos, de modo que todas as crianças tenham assegurado o direito de
aprender com equidade e respeito às suas especificidades
Resumo (inglês)
This study aimed to understand how school management contributes to meeting the needs of students targeted by Special Education, analyzing practices, challenges, and possibilities for
building quality inclusive education. The research was developed through a bibliographic review, carried out on Google Scholar between February and April 2025, using descriptors such
as “School management and special education.” To ensure greater specificity to the theme, the advanced search tool was used by applying new descriptors related to the research topic, such
as “School management and inclusive practices.” The results highlighted the centrality of school management in promoting inclusion, emphasizing the manager’s role in conflict
mediation, in the elaboration and implementation of the Pedagogical Political Project, in valuing diversity, and in building a democratic and participatory environment. Persistent
challenges were also identified, such as gaps in initial and continuing education, difficulties in dialogue among school professionals, lack of resources, and structural barriers that compromise
the effectiveness of inclusive policies. It is concluded that, although normative and academic advances reinforce the importance of school management for the consolidation of inclusive
practices, there is still a need for greater investment in training, planning, and resources so that all children may have their right to learn guaranteed with equity and respect for their
specificities
Descrição
Palavras-chave
Educação especial, Gestão escolar, Inclusão, Práticas inclusivas, Special education, School management, Inclusion, Inclusive practices
Idioma
Português

