Publicação: A formação inicial para o ensino de Ciências e aEducação Inclusiva: o currículo das licenciaturas
dc.contributor.author | Basso, Sabrina Soares | |
dc.contributor.author | Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T13:03:16Z | |
dc.date.available | 2016-03-02T13:03:16Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O objetivo do trabalho foi analisar a inserção da temática Educação Inclusiva (EI) em cursos de licenciatura da área de Ciências (Biologia, Física e Química), das universidades públicas estaduais do estado de São Paulo. Analisou-se o projeto políticos pedagógicos (PPP) e planos de ensino das disciplinas da área pedagógica, através da análise documental. Dos PPPs das licenciaturas em Ciências, apenas um curso de Física (FIS 4), um de Química (QUIM 6) e Ciências Biológicas (BIO 13) tratam da EI. Em relação às disciplinas que abordam a EI, dos 13 cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, apenas três apresentam disciplinas que abordam a temática. Dos nove cursos de licenciatura em Física, quatro possuem disciplina que abordam a temática. Dos oito cursos de licenciatura em Química, dois contam com disciplinas que abordam a temática “Educação Inclusiva”. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Departamento de Educação Distrito de Rubião Jr., Distrito de Rubião Jr., CEP 18618-000, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Departamento de Educação Distrito de Rubião Jr., Distrito de Rubião Jr., CEP 18618-000, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 268-277 | |
dc.identifier | http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3216 | |
dc.identifier.citation | Revista Tecné, Episteme y Didaxis, Edição especial, p. 268-277, 2014. | |
dc.identifier.issn | 2323-0126 | |
dc.identifier.lattes | 2431034310174335 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/135552 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Revista Tecné, Episteme y Didaxis | |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Formação inicial | pt |
dc.subject | Ensino de ciências | pt |
dc.subject | Educação inclusiva | pt |
dc.title | A formação inicial para o ensino de Ciências e aEducação Inclusiva: o currículo das licenciaturas | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 2431034310174335 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Educação - IBB | pt |