Publicação:
A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo

dc.contributor.advisorSpiri, Wilza Carla [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Simone Borges da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:19Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:19Z
dc.date.issued2012-02-29
dc.description.abstractO contexto de trabalho dos profissionais de enfermagem é bastante complexo e permeado por práticas que se fundamentam na história da profissão e pela constante necessidade de atualização em função dos avanços científicos e tecnológicos do mundo globalizado e do contexto social em que as práticas de saúde emergem. O objetivo deste estudo é: Compreender o significado do subprocesso educar/ensinar em enfermagem para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. O estudo foi realizado no município de Bauru, Estado de São Paulo no ano de 2011. A abordagem utilizada foi qualitativa, na vertente da fenomenologia, buscando a essência da realidade vivenciada por treze profissionais da equipe de enfermagem, sendo sete enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e dois auxiliares de enfermagem de uma instituição hospitalar privada que por meio de entrevistas áudio gravadas revelaram o significado do processo educativo no cotidiano de seu trabalho. Os temas desvelados foram: O Significado de Educação no trabalho, A Atualização Profissional, A Educação no trabalho e os Custos, A Educação no Cotidiano de Trabalho, O Papel do Enfermeiro na Educação no trabalho e A Educação no trabalho e Trabalho em Equipe. Os trabalhadores de enfermagem participantes deste estudo referem à necessidade e a importância de se manterem atualizados na profissão garantindo assim uma assistência de qualidade e livre de iatrogenias. Ressaltam a importância do investimento na educação da equipe, sendo ela dentro ou fora da instituição hospitalar. Acreditamos que a educação no contexto do trabalho é um caminho fundamental para, além do conhecimento técnico e científico necessário para a realização de protocolos e procedimentos, a percepção de forma crítica, competente...pt
dc.description.abstractThe work context of nursing is quite complex and influenced by practices that are grounded in the history of the profession and the constant need of updating in the light of scientific and technological advances of the globalized world and the social context in which health practices emerge. The objective of this study is to: Understand the subprocess to educate / teach nursing for the nursing staff of a private hospital within the State of Sao Paulo. The study was conducted in the city of Bauru, São Paulo State in 2011. The approach used was qualitative, on phenomenology, seeking the essence of the reality experienced by thirteen professional nursing staff, seven nurses, four nursing technicians and two nursing assistants in a private hospital that through audio taped interviews revealed the significance of the educational process in their daily work. The themes were unveiled: The Meaning of Work in Education, Training Update, at work and Education Costs, Education in the Everyday Work, The Role of the Nurse Education Education at work and at work and teamwork. The nursing staff participating in this study relate to the need and importance of keeping up to date in the profession ensuring quality care and iatrogenic free. They emphasized the importance of investment in education of the team, she is inside or outside the hospital. We believe that education in the context of the work is a fundamental way, beyond the technical and scientific knowledge necessary for the performance of protocols and procedures, awareness of a critical, competent and autonomous in discussions with those involved. We note that the concepts of continuing education are increasingly present in our everyday hospital, even though the team still does not differentiate between the terms presented and refer the same similarity is important to understand... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent83 f.
dc.identifier.aleph000708181
dc.identifier.capes33004064081P0
dc.identifier.citationSILVA, Simone Borges da. A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012.
dc.identifier.filesilva_sb_me_botfm.pdf
dc.identifier.lattes7945918805559032
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96408
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnfermagempt
dc.subjectEducação permanentept
dc.subjectEquipe de enfermagem - Hospitaispt
dc.subjectPesquisa qualitativapt
dc.subjectNursingpt
dc.subjectTeam nursingpt
dc.titleA compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7945918805559032
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.graduateProgramEnfermagem (mestrado profissional) - FMBpt
unesp.knowledgeAreaPrática de enfermagempt
unesp.researchAreaGerenciamento de serviços de saúde e de enfermagempt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_sb_me_botfm.pdf
Tamanho:
509.61 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format