Publicação: Estados emocionais e educação física escolar: considerações iniciais à luz de uma psicologia bioecológica
dc.contributor.advisor | Machado, Afonso Antônio [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fischer, Franz [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:15:51Z | |
dc.date.available | 2015-03-23T15:15:51Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | A Educação Física Escolar, entre outros objetivos, deve propiciar o desenvolvimento afetivo-social de seus alunos, e dentro desse domínio encontramos os estados emocionais, freqüentemente pouco explorados nessas aulas. Sabemos que a atividade física, em qualquer âmbito, atua sobre o indivíduo, modificando seus componentes físicos, motores, sociais, psicológicos e afetivos. Sendo assim, através desse estudo buscamos analisar qual importância tem sido atribuído ao desenvolvimento afetivo-emocional nas aulas de Educação Física, em que contexto se manifestam as emoções (em particular o medo, ansiedade, autoconfiança, vergonha, motivação, e agressividade) durante as aulas, e como esse trabalho tem sido desenvolvido pelos professores, sugerindo também algumas formas de atuação para os mesmos. Para isso, foram entrevistados alunos e professores de Educação Física de duas escolas públicas de Rio Claro. Após a análise e discussão dos dados, somados à revisão de literatura, ficou evidente que o trabalho das emoções dentro do ambiente escolar tem sido pouco explorado e que há uma grande dificuldade dos professores em incluir o desenvolvimento emocional em seus conteúdos, objetivos e metodologias. Sugerimos então uma maior estruturação nas grades curriculares vigentes, visando um melhor preparo dos profissionais licenciados com relação à parte emocional de seus alunos, tornando-se parte deste currículo a disciplina de psicologia do esporte, já poderíamos observar algumas mudanças no modo de como o profissional encara as emoções e a presença delas em sua aula. Outro importante ponto observado foi a diferença de linguagem de professor e aluno, fato este que distancia o professor de seu aluno, talvez uma reciclagem periódica destes profissionais seria um ponto a ser pensado, para que estes possam cada vez mais se aproximar da linguagem, das manias... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | iv, 50 f. | |
dc.identifier.aleph | 000607533 | |
dc.identifier.citation | FISCHER, Franz. Estados emocionais e educação física escolar: considerações iniciais à luz de uma psicologia bioecológica. 2009. iv, 50 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. | |
dc.identifier.file | fischer_f_tcc_rcla.pdf | |
dc.identifier.lattes | 9998824647536109 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-5669-5425 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119082 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Esportes - Aspectos psicológicos | pt |
dc.subject | Emoções | pt |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt |
dc.subject | Estados emocionais | pt |
dc.title | Estados emocionais e educação física escolar: considerações iniciais à luz de uma psicologia bioecológica | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 9998824647536109[1] | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0002-5669-5425[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Educação Física - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- fischer_f_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 1.17 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format