Logotipo do repositório
 

Publicação:
O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya

dc.contributor.advisorNascimento, José Leonardo do [UNESP]
dc.contributor.authorLellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-10-17T21:50:41Z
dc.date.available2022-10-17T21:50:41Z
dc.date.issued2022-09-16
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe a identificar as circunstâncias em que os seres irreais passam a ser representados nas obras do artista espanhol Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este acontecimento da surdez que o acometeu — ou da loucura que lhe foi atribuída. A partir de uma contextualização entre a vida do artista e os episódios históricos da Europa, busca-se tratar das relações e influências entre Goya e a sociedade de sua época, os movimentos e representações artísticas e como isso se refletiu em seu trabalho. Ainda, examina-se a maneira como se deu a representação de tais criaturas ao longo da história em um cenário de influência da Igreja Católica. A partir de considerações de Starobinski (1988), Hughes (2007) e Nordström (1989) é possível estabelecer, através da leitura de imagens, o momento em que tais figuras ganham espaço nos trabalhos do artista.pt
dc.description.abstractEsta investigación pretende identificar las circunstancias en las que se representan los seres irreales en la obra del artista español Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este hecho de la sordera que le afectaba o de la locura que se le atribuía. A partir de una contextualización entre la vida del artista y los episodios históricos de Europa, se busca abordar las relaciones e influencias entre Goya y la sociedad de su tiempo, los movimientos y representaciones artísticas y cómo esto se reflejó en su obra. Aún así, examina la forma en que tales criaturas fueron representadas a lo largo de la historia en un escenario de influencia de la Iglesia Católica. A partir de consideraciones de Starobinski (1988), Hughes (2007) y Nordström (1989), es posible establecer, a través de la lectura de imágenes, el momento en que tales figuras ganan espacio en la obra del artista.es
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/237082
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGoyapt
dc.subjectEspanhapt
dc.subjectSeres irreaispt
dc.subjectPinturaspt
dc.subjectGravuraspt
dc.titleO surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goyapt
dc.title.alternativeLa aparición y presencia de seres irreales en la obra de Francisco Goyaes
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes visuaispt
unesp.researchAreaAbordagens teóricas, históricas e culturais da arte.pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lellis_cmbb_me_ia.pdf
Tamanho:
4.36 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: