Publicação: O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya
dc.contributor.advisor | Nascimento, José Leonardo do [UNESP] | |
dc.contributor.author | Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-10-17T21:50:41Z | |
dc.date.available | 2022-10-17T21:50:41Z | |
dc.date.issued | 2022-09-16 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe a identificar as circunstâncias em que os seres irreais passam a ser representados nas obras do artista espanhol Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este acontecimento da surdez que o acometeu — ou da loucura que lhe foi atribuída. A partir de uma contextualização entre a vida do artista e os episódios históricos da Europa, busca-se tratar das relações e influências entre Goya e a sociedade de sua época, os movimentos e representações artísticas e como isso se refletiu em seu trabalho. Ainda, examina-se a maneira como se deu a representação de tais criaturas ao longo da história em um cenário de influência da Igreja Católica. A partir de considerações de Starobinski (1988), Hughes (2007) e Nordström (1989) é possível estabelecer, através da leitura de imagens, o momento em que tais figuras ganham espaço nos trabalhos do artista. | pt |
dc.description.abstract | Esta investigación pretende identificar las circunstancias en las que se representan los seres irreales en la obra del artista español Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este hecho de la sordera que le afectaba o de la locura que se le atribuía. A partir de una contextualización entre la vida del artista y los episodios históricos de Europa, se busca abordar las relaciones e influencias entre Goya y la sociedad de su tiempo, los movimientos y representaciones artísticas y cómo esto se reflejó en su obra. Aún así, examina la forma en que tales criaturas fueron representadas a lo largo de la historia en un escenario de influencia de la Iglesia Católica. A partir de consideraciones de Starobinski (1988), Hughes (2007) y Nordström (1989), es posible establecer, a través de la lectura de imágenes, el momento en que tales figuras ganan espacio en la obra del artista. | es |
dc.identifier.capes | 33004013063P4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/237082 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Goya | pt |
dc.subject | Espanha | pt |
dc.subject | Seres irreais | pt |
dc.subject | Pinturas | pt |
dc.subject | Gravuras | pt |
dc.title | O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya | pt |
dc.title.alternative | La aparición y presencia de seres irreales en la obra de Francisco Goya | es |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Artes - IA | pt |
unesp.knowledgeArea | Artes visuais | pt |
unesp.researchArea | Abordagens teóricas, históricas e culturais da arte. | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- lellis_cmbb_me_ia.pdf
- Tamanho:
- 4.36 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.97 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: