Publication: Formação profissional contínua do professor de matemática: necessidades da prática docente
Loading...
Date
Authors
Advisor
Inforsato, Edson do Carmo
Coadvisor
Romanatto, Mauro Carlos
Graduate program
Educação Escolar - FCLAR
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Doctoral dissertation
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo identificar as necessidades formativas
de um grupo de professores de matemática participantes do Programa de Formação
Continuada Teia do Saber. Para o levantamento de necessidades utilizamos a
aplicação de um questionário junto a um grupo de 224 professores e a análise dos
planos de ação, que são relatórios entregues ao final do curso. Os professores
pesquisados pertencem à região de Taquaritinga, Jaboticabal e Catanduva. Com os
dados organizados em tabelas e gráficos, o procedimento de análise das necessidades
foi de natureza quantitativa e qualitativa do tipo Análise de Conteúdo para
investigação e interpretação de documentos. Os dados apontam como necessidades
principais dos professores a aprendizagem de conteúdos específicos de matemática
com o propósito de ensiná-los e a apropriação de metodologias de ensino adequadas
às clientelas e aos conteúdos. Em relação a demandas originárias da diversidade das
características dos alunos, as necessidades detectadas referem-se ao trato com a
indisciplina, às abordagens sobre as drogas, às doenças sexualmente transmissíveis,
gravidez na adolescência e violência. Esse apontamento de necessidades poderá
contribuir com processos de formação continuada que efetivamente auxiliem o
professor a melhor se situar em sua tarefa profissional.
Abstract (english)
This research work had as objective to identify the formative needs of a group of
mathematics teacher participants of the the Continued Formation Program Teia do
Saber. For the rising of needs we used the application of a questionnaire with a group
of 224 teachers and the analysis of Action Plans, which are reports handed in the end
of the course. The teachers belong to the area of Taquaritinga, Jaboticabal and
Catanduva. With the data organized in tables and graphs, the procedure of analysis
of the needs was of quantitative and qualitative nature, approaching Content
Analysis to investigate and interpret documents. The data show as the teachers' main
needs the learning of specific contents of mathematics with the purpose of teaching
them and the appropriation of teaching methodologies adapted to the clienteles and
the contents. In relation to original demands of the diversity of the students'
characteristics, the detected needs refer to the treatment with indiscipline, to the
approaches on drugs, to sexually-transmitted diseases, pregnancy in the adolescence
and violence. That note of needs can contribute with processes of continuous
formation that indeed aid the teacher to locate in your professional task in a better
way.
Description
Keywords
Saber docente, Formação continuada de professor, Necessidades de formação, Levantamento de necessidades, Análise de necessidades, Teacher’s knowledge, Teacher’s continued formation, Formation needs, Rising of needs, Analysis of needs
Language
Portuguese