Logotipo do repositório
 

Publicação:
Primeiros passos para utilização de TIC em educação escolar: um diagnóstico a partir da formação inicial de professores de matemática

dc.contributor.authorOliveira, Raquel Gomes de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:09Z
dc.date.available2016-06-28T17:32:09Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEsta pesquisa tem enquanto objetivo geral investigar a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação escolar. Sua realização é expressa pela necessidade de desenvolvimento e de ampliação de saberes docentes quanto ao uso de TIC e também pela necessidade de apontar referências de ações para órgãos responsáveis, a fim de que a parceria escola-universidade, no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado, seja institucionalizada, considerando-se a relevância social dessas instituições. A primeira fase da pesquisa identifica-se com um diagnóstico quanto a condições e necessidades para utilização de TIC na Educação Escolar. Assim, foram utilizados objetos educacionais (OEs), oriundos do Banco Internacional de Objetos Educacionais, enquanto instrumento de investigação de uso de TIC e o Estágio Curricular Supervisionado, enquanto espaço específico dessa utilização e investigação. Na primeira fase da pesquisa foi utilizada uma metodologia que lidou com dados quantitativos e qualitativos. Os participantes da pesquisa são alunos do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/Unesp e atuais professores de Matemática, da Educação Básica. Os resultados parciais de pesquisa são oriundos da triangulação entre os projetos de Estágio dos licenciandos, as aulas da disciplina de Estágio na Universidade e a comparação entre respostas dos licenciandos para um mesmo questionário aplicado antes do início da realização do Estágio e após o término da mesma. Os resultados parciais apontam ganhos qualitativos para ações docentes no Estágio Supervisionado, apesar das dificuldades encontradas para utilizar TIC nas escolas, além de implicarem necessidade de revisão do conceito de TIC, frente às condições de sua utilização na Educação Escolar.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)
dc.format.extent6856-6867
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6856-6867
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-6856-6867.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.lattes5507035725222959
dc.identifier.orcid0000-0003-4300-0003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139901
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicaçãopt
dc.subjectFormação de Professores de Matemáticapt
dc.subjectEstágio Curricular Supervisionadopt
dc.titlePrimeiros passos para utilização de TIC em educação escolar: um diagnóstico a partir da formação inicial de professores de matemáticapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5507035725222959
unesp.author.orcid0000-0003-4300-0003
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-9708-2011-6856-6867.pdf
Tamanho:
51.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format