Publication: Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita
Loading...
Date
Advisor
Bataliotti, Soellyn Elene
Coadvisor
Graduate program
Educação Inclusiva - FCT
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Master's thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
Com este estudo temos o objetivo de produzir e avaliar a aplicabilidade de um recurso de Tecnologia Assistiva na interface do Atendimento Educacional Especializado e sala de aula regular junto a uma estudante com deficiência física. A pesquisa é de cunho qualitativo e consubstanciada pelo método da pesquisa participante, a qual é definida como atividade integrada que combina investigação social, trabalho educacional e ação. Os procedimentos da pesquisa foram organizados em seis etapas: encaminhamentos éticos, observação, planejamento, produção do recurso, intervenção com observação participante e avaliação. Como dados utilizamos a aplicação de instrumentos de avaliação a partir do modelo conceitual Matching Person and Technology, produção de imagens e vídeos e todo conteúdo registrado em diário de campo. A pesquisa se realizou em uma escola municipal de Ensino Fundamental pertencente à Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo em parceria com a Sala de Recurso Multifuncional. E como resultado pudemos verificar que é possível construir recursos de tecnologia assistiva em parceria com o profissional Laboratório de Informática Educativa, no entanto, é preciso tempo e um trabalho articulado envolvendo vários profissionais, não só da educação, mas da área da saúde também.
Abstract (english)
This present study aims to produce and evaluate the applicability of Assistive Technology in the interface of Specialized Educational Assistance and regular classroom with a student with physical disabilities. The research is qualitative in nature and will be based on the participatory research method, which is defined as an integrated activity that combines social investigation, educational work, and action. The research procedures were organized into six stages: ethical referrals, observation, planning, resource production, intervention with participant observation and evaluation. As methodological tools, interviews, participant observation and field diary will be carried out. As data, we used the application of assessment instruments from the Matching Person and Technology model, production of images and videos and all content was recorded in a field diary. The research will be carried out in a municipal elementary school belonging to the Regional Board of Education of Campo Limpo in partnership with the Multifunctional Resource Room. And as a result, we were able to verify that it is possible build assistive technology resources in partnership with the educational informatics laboratory professional, however it takes times and articulated work involving several professionals, not only from education, but from the health area as well.
Description
Keywords
Tecnologia assistiva, Sala de recurso multifuncional, Atendimento educacional especializado, Assistive technology, Multifunctional resource room, Specialized educational services
Language
Portuguese