Logotipo do repositório
 

Publicação:
A atuação do professor coordenador frente ao currículo oficial do estado de São Paulo

dc.contributor.advisorTorres, Julio Cesar [UNESP]
dc.contributor.authorAparecida Neto, Lucimara [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:18Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:18Z
dc.date.issued2012-02-29
dc.description.abstractInvestigamos o papel desempenhado pelo Professor Coordenador quando da implementação da nova política curricular do estado de São Paulo a partir do ano de 2008. Nosso percurso metodológico pautou-se em pesquisa bibliográfica, documental e de cunho qualitativo. Como fonte de documentação, recorremos à legislação educacional e, mais especificamente, ao documento da Proposta Curricular (2008). Optamos pelo levantamento bibliográficoa partir de uma teoria de base e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto a seis Professores Coordenadores do sistema estadual de ensino do município de Marília (SP).Os resultados da pesquisa apontam que os Professores Coordenadores estão assumindo, no campo da gestão escolar, responsabilidades pela implementação do currículo nas escolas, assim como se engajam na melhoria dos indicadores de desempenho escolar no contexto das políticas de avaliação da educação básica e, ainda, assumem parte importante da formação continuada de professores na escola onde atuam. O estudo indica, ainda, a partir das falas dos entrevistados, uma sobrecarga de tarefas para o Professor Coordenador desempenhar, o que acarreta muitas vezes o não cumprimento destas devido a inúmeros fatores,principalmente o fato do pouco tempo despendido no desempenho das reais atribuições da funçãopt
dc.description.abstractThe purpose of this work was to analyze the role played by CoordinatorTeachers when the implementation of the new São Paulo State Curriculum Policy takes place in 2008. Our methodological routewas designed by documentary and bibliographic researches, and also a qualitative one. As a source of documentation, we turned to educational legislation and, more specifically, to the document of the new Curriculum Proposal (2008). We opted by bibliographic from a basic theory. Semi-structured interviews were held with six Coordinator Teachers from thepublic educational system in the city of Marília (São Paulo State, Brazil).The results indicate that CoordinatorTeachers are assuming in the field of school management responsibilities on curriculum implementation at schools, as well as an engagement in improving school performance indicators in the context of basic education assessment policies, and they have also become an important agent for the continuing education for othe other teachers who work at school. The study pointed out from the interviews with the Coordinator Teachers that they have been increasing their tasks at school and that cannot help them on performing their real roleen
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent93 f.
dc.identifier.aleph000692710
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationAPARECIDA NETO, Lucimara. A atuação do professor coordenador frente ao currículo oficial do estado de São Paulo. 2012. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
dc.identifier.fileneto_la_me_mar.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96395
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnsino - Curriculospt
dc.subjectOrientadores educacionaispt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleA atuação do professor coordenador frente ao currículo oficial do estado de São Paulopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaPoliticas públicas e administração da educação brasileirapt
unesp.researchAreaPolíticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações Educacionaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
neto_la_me_mar.pdf
Tamanho:
284.13 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format