Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Professora em formação na relação com as crianças: quais saberes apreendidos?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Chaluh, Laura Noemi

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O presente trabalho socializa minhas experiências enquanto bolsista do Projeto de Núcleo de Ensino “Práticas culturais no contexto escolar: literatura e contação de histórias”, realizado no período de março a novembro do ano de 2019 numa escola de ensino fundamental da rede municipal de Rio Claro/SP. Nesse projeto eu acompanhava semanalmente uma turma de 1º ano construindo um trabalho em parceria com a professora titular da classe tendo como horizonte a prática da leitura e contação de histórias. A partir dessa vivência e dos aprendizados tidos nesse percurso me propus desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo analisar as perspectivas teóricas que abordam os saberes da experiência para compreender o processo formativo de uma futura professora. Para atingir os objetivos desenvolvi uma pesquisa narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) que toma como objeto de estudo a própria prática. Para compor o trabalho apresento os meus registros reflexivos e fotografias que dizem do trabalho realizado na escola. Nessa composição apresento também um memorial que aborda a minha relação com a escrita isto, porque a partir do próprio percurso da pesquisa ficou evidente a relevância dessa prática para a minha constituição docente. Além disso, realizei uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) a partir do levantamento de trabalhos completos localizados nos anais do Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) nos anos de 2014, 2016 e 2018, utilizando as palavras-chave: Saberes Docentes e Saberes Docentes na Formação Inicial. A partir do levantamento evidenciou-se uma diminuição dos trabalhos que abordam a temática dos saberes docentes ao longo das edições do evento e em relação aos artigos lidos, grande parte dos trabalhos trouxeram como problemática central a dicotomia entre a teoria e a prática nos cursos de formação inicial. Por fim, compartilho os saberes experienciais apreendidos por mim, sendo eles: a possibilidade de tirar lições das situações de conflitos; a importância de dialogar e discutir com as crianças sobre as temáticas que são silenciadas na sociedade; educar o olhar e estar atenta às singularidades dos alunos; dar autonomia e acreditar na potencialidade das crianças; ser coerente nas palavras e nas atitudes.

Descrição

Palavras-chave

Saberes docentes, Formação inicial, Escrita docente, Pesquisa narrativa

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação