Oficina de fantoches: um espaço para a criação
dc.contributor.author | Souza, Iara Morena Oliveira Fagundes e [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fígaro, Lícia Paludetto [UNESP] | |
dc.contributor.author | Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:11:39Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:11:39Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: As oficinas terapêuticas têm sido usadas com relativa freqüência em trabalhos da área da saúde, por propiciar um lugar de escuta e por criar espaço para a expressão da subjetividade do sujeito, através da utilização de atividades diversas de acordo com a finalidade proposta. A oficina de fantoches, é desenvolvida com crianças em situação de risco pessoal e social, que participam do Projeto ABC (aprender, brincar, crescer), da Secretaria de Assistência Social de Assis-SP, em parceria com a Unesp. Objetivos: Nesta oficina a intenção é propor ao grupo, uma atividade que respeite as características de cada criança e do grupo, ressaltando a importância das brincadeiras de faz-de-conta e da representação da figura humana, além de pretender desenvolver o potencial criativo das crianças, buscando construir um ambiente de expressão artística e exercício da cidadania. De acordo com as atividades propostas, a oficina tem dois objetivos principais: proporcionar inúmeras possibilidades de composição (cores, formas, tamanhos e adereços), e uma ação contínua da criança: após a construção do fantoche, a criação e a caracterização do personagem e sua contextualização no espaço. Método: No início do trabalho, foram realizadas algumas atividades livres de biscuit, para que eles pudessem entrar em contato com o material, criando objetos e brinquedos. Após, cada criança moldou a cabeça do boneco que queria construir e montou o corpo com retalhos de tecidos colando uma parte à outra. Por fim, com o fantoche pronto, deveriam criar estórias e fábulas, e representa-las com os bonecos criados por eles mesmos. Resultados: Até este momento, em que as crianças estão na construção do boneco, podemos observar o interesse, o entusiasmo e a criatividade das crianças na confecção dos objetos e do boneco. Os encontros conturbados de início, com brigas corporais e verbais, foram, com a criação artística compartilhada, se modificando criando um clima de respeito mútuo pelo colega e por seu trabalho. Estão podendo compartilhar também, sentimentos, sensações e idéias. Pretende-se, que após o fantoche pronto, as estórias que as crianças criarem sejam reconstruções de suas próprias estórias e que ao representa-las, possam encenar formas de transformar o seu cotidiano. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude89.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148419 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Oficina de fantoches: um espaço para a criação | pt |
dc.type | Resumo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | c3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | c3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis | pt |
unesp.department | Psicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLAS | pt |