Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores

dc.contributor.authorBalsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:19Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:19Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste texto apresenta os resultados da pesquisa, originada de nossa preocupação com a formação leitora dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental,que tinha o objetivo de usar obras literárias mediadas pelo professor, para desenvolver a compreensão leitora dos alunos proporcionando-lhes uma aprendizagem significativa por meio das estratégias de leitura de Isabel Solé (1998). Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Junqueirópolis/SP, no qual fizemos intervenções para analisar a importância da realização de leituras dirigidas como instrumento de desenvolvimento no processo de formação de leitores através do dialogo visando formar uma comunidade de leitores e promovendo o desenvolvimento e a aplicação das estratégias de leitura para ampliar a compreensão leitora dos alunos. A base de sustentação desta pesquisa foram as abordagens denominadas Interacionista (Leffa, 1996; Solé, 1998). Optamos pela pesquisa qualitativa e adotamos procedimentos da Etnografia e selecionamos as técnicas de observação participante, a intervenção, o registro e a análise dos dados, sendo que, a documentação foi realizada por meio da gravação e filmagem dos alunos. É de suma importância a presença de um professor-mediador para desenvolver a formação leitora dos alunos e reafirmarmos nossa concepção sobre a literatura, pois a mesma dá voz e vez ao leitor e se torna um importante instrumento de emancipação do sujeito, porque promove e admite a emissão de opiniões diversas e o diálogo entre e com os sujeitos envolvidos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent3798-3810
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3798-3810
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3798-3810.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141751
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleEstratégias de leitura: um caminho para a formação de leitorespt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-3798-3810.pdf
Tamanho:
584.7 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format