A pesquisa sobre o ensino da relatividade especial e geral: implicações para a prática docente
dc.contributor.author | Silva, Leandro Londero da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pereira, Johnny Gonçalves | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-04-27T11:56:07Z | |
dc.date.available | 2015-04-27T11:56:07Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Em nosso estudo, investigamos as contribuições das pesquisas sobre o Ensino da Teoria da Relatividade Especial e Geral (TREG) e suas implicações para a prática docente. Para tanto, revisamos atas de 03 congressos científicos realizados no Brasil. Mapeamos 44 estudos, os quais foram categorizados de acordo com seus propósitos. Identificamos uma grande quantidade de produções, com foco na análise de conteúdos em livros, na formação de conceitos e na implementação de propostas didáticas, o que permite-nos inferir que, a procura por alternativas para que o ensino da TREG seja realmente efetivado se faz necessária e o aumento de investigações no ambiente escolar parece o caminho mais acertado. Há, também, uma necessidade de investirmos esforços na formação inicial dos professores, para que eles sintam-se seguros para abordar a TREG, quando estiverem em atividade docente. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 582-597 | |
dc.identifier | http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/index | |
dc.identifier.citation | Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. extra, p. 582-597, 2014. | |
dc.identifier.issn | 0121-3814 | |
dc.identifier.lattes | 5095548579111329 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-2400-1847 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/122888 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia | |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Relatividade Especial e Geral | pt |
dc.subject | Ensino de Física | pt |
dc.subject | Estado do Conhecimento | pt |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt |
dc.title | A pesquisa sobre o ensino da relatividade especial e geral: implicações para a prática docente | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5095548579111329 | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-2400-1847[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.department | Educação - IBILCE | pt |