Publicação: O jogo de videogame relacionado ao atletismo e suas possibilidades pedagógicas
dc.contributor.advisor | Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Ginciene, Guy [UNESP] | |
dc.contributor.author | Camuci, Guilherme Correa [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T17:53:21Z | |
dc.date.available | 2016-04-01T17:53:21Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Sabe-se que o atletismo vem sendo pouco ensinado nas aulas de Educação Física das escolas brasileiras, dadas justificativas tais como: falta de materiais e de espaço, falta de interesse dos alunos ou o fato do professor não saber como ensiná-lo. Pensando em formas para motivar o ensino do atletismo na escola, verificamos a possibilidade de utilização de videogames, já que, desde os mais antigos, o atletismo tem aparecido com uma das modalidades esportivas que podem ser jogadas virtualmente. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi identificar os jogos de videogames relacionados ao atletismo, analisando, em um deles, isto é, no Kinect Sports (Xbox 360), as proximidades e distanciamentos em relação à modalidade esportiva oficial, a fim de se verificar suas possibilidades pedagógicas. A análise deste videogame revelou que este possui características que podem ajudar o professor no ensino do atletismo, já que aborda algumas de suas regras e movimentos específicos, particularmente, da corrida de velocidade, lançamento do dardo, salto em distância, lançamento do disco e corrida com barreiras. Entretanto, o videogame apresenta fragilidades em relação as características antes apontadas, as quais merecem ser realçadas pelo professor de Educação Física em suas aulas. Conclui-se, portanto, que são várias as possibilidades pedagógicas deste jogo de videogame para o ensino do atletismo em aulas de Educação Física, desde que haja uma apropriação devida por parte do professor | pt |
dc.format.extent | 38 f. | |
dc.identifier.aleph | 000859929 | |
dc.identifier.citation | CAMUCI, Guilherme Correa. O jogo de videogame relacionado ao atletismo e suas possibilidades pedagógicas. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859929.pdf | |
dc.identifier.lattes | 7067580329376825 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/136518 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Atletismo | pt |
dc.subject | Video games | pt |
dc.subject | Jogos eletronicos | pt |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.title | O jogo de videogame relacionado ao atletismo e suas possibilidades pedagógicas | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7067580329376825 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Educação Física - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1